A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ricos vs Pobres. Pobreza A Pobreza pode ser caracterizada por diversos aspectos, principalmente: –Carência de bens e serviços essenciais (necessidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ricos vs Pobres. Pobreza A Pobreza pode ser caracterizada por diversos aspectos, principalmente: –Carência de bens e serviços essenciais (necessidades."— Transcrição da apresentação:

1 Ricos vs Pobres

2 Pobreza A Pobreza pode ser caracterizada por diversos aspectos, principalmente: –Carência de bens e serviços essenciais (necessidades da vida quotidiana – alimentação, alojamento, cuidados de saúde, vestuário); –Falta de recursos económicos; –Carência Social ; –Carência energética;

3 Riqueza O conceito de Riqueza é o oposto de Pobreza. Uma pessoa é considerada rica quando acumulou substancial riqueza em relação à sociedade em que vive. A Riqueza é: –a abundância na posse de dinheiro e propriedades móveis e imóveis; –condição de alguém ter em abundância um determinado bem de valor; –acesso aos serviços básicos, como saúde, alimentação, alojamento, vestuário, etc.

4 Contrastes entre Ricos e Pobres Na Alimentação

5

6 Na Habitação

7

8

9 Cuidados de saúde

10 No Vestuário

11 No Transporte

12 Situações de pobreza Considera-se que um grupo, família ou indivíduo está numa situação de pobreza absoluta quando as suas condições de vida estão a baixo do limiar mínimo de sobrevivência, o que pode indicar uma situação de miséria. Considera-se que está numa situação de pobreza relativa quando o seu nível de vida é inferior ao padrão médio estabelecido para determinada sociedade, o que é indicativo de situações de exclusão social. A detecção de situações de pobreza passa pela avaliação de várias dimensões de existência, como a habitação, a situação na profissão, o nível de habilitações e as próprias condições de saúde.

13 As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo atingiram actualmente proporções verdadeiramente chocantes. O número de pobres não pára de crescer e já chega a 307 milhões de pessoas no mundo. As ajudas dos países mais ricos aos mais pobres são uma gota de água no Oceano. Calcula-se que 815 milhões, em todo o mundo sejam vítimas crónica ou grave subnutrição, a maior parte das quais são mulheres e crianças dos países em vias de desenvolvimento.

14 Devastada por secas e cheias, mas sobretudo por guerras civis, todo o continente africano parece ter mergulhado no abismo. Terminados os conflitos o terror não termina nas zonas rurais, onde a presença de minas e de munições não explodidas constitui uma ameaça permanente à reconstrução das comunidades rurais.

15 A subnutrição, quando não conduz à morte, implica frequentemente uma mutilação grave, nomeadamente a falta de desenvolvimento das células cerebrais nos bebés, e cegueira por falta de vitamina A. Todos os anos, dezenas de milhões de mães gravemente subnutridas dão à luz dezenas de milhões de bebés igualmente ameaçados.

16 Caso os produtos alimentares produzidos actualmente no mundo fossem bem distribuídos, poderiam numa década aniquilar a fome no planeta. Por exemplo só a comida que se recolhe num dia nas lixeiras dos Estados Unidos de América é mais de que suficiente para alimentar todo o continente africano durante dois dias. Já em 1999 a soma da riqueza dos três homens mais ricos deste planeta (Bill Gates, Warren Buffet e Paul Allen) era superior a soma total da riqueza de 600 milhões de habitantes dos 48 países mais pobres do mundo.

17 Melhorar as condições da educação. A reinserção da educação moral, civismo, religião e sociologia da família no programa escolar é muito decisiva. Reforçar o papel da Organização Mundial da Saúde, OMS e aumentar a sua influências perante governos. Combater e eliminar deste planeta diversas epidemias e doenças. Oferecer e colocar ao alcance do povo água potável e electricidade nas cidades como no campo. Este será um bom factor para aumentar a esperança da vida do homem e diminuir a mortalidade de crianças. Arranjar condições favoráveis para manter a população rural nas zonas de produção. Equilibrar as condições de vida entre as cidades e o campo; criando escolas, hospitais etc. Normalizar as leis do mercado comum de forma a dar possibilidades aos pobres de comercializar os seus produtos livremente.

18 Trabalho realizado por: Ana Filipa Henriques Simão nº1 9ºC


Carregar ppt "Ricos vs Pobres. Pobreza A Pobreza pode ser caracterizada por diversos aspectos, principalmente: –Carência de bens e serviços essenciais (necessidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google