A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO Tecnologias Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia Grupo 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO Tecnologias Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia Grupo 3."— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO Tecnologias Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia Grupo 3

2 O leite é produzido nos alvéolos, que se agrupam em cachos, e quem da forma a mama. Depois de produzido é conduzido por numerosos canais ate os seios lactíferos, local onde fica armazenado. Os seios lactíferos localizam- se abaixo da aréola.

3 A prolactina é um dos hormônios produtores de leite. Ao contato com o bebê, o nível do hormônio aumenta, no sangue da mãe, de 4 a 6 vezes.

4 A ocitocina e o hormônio responsável pela descida e ejeção do leite, este hormônio contrai as células ao redor dos alvéolos e faz o leite descer pelos ductos até os seios lactíferos, onde ficará armazenado.

5 A mama cheia de leite emite sinais ao cérebro para não produzir mais leite. Então quanto mais leite for retirado mais será produzido.

6 Variações do leite materno ocorrem em três fases: Primeira fase: o leite materno é chamado de colostro, este é secretado nos dois ou três primeiros dias após o parto. Tem aparência ligeiramente transparente e consistência mais líquida, o que leva muitas mães a pensarem que o seu leite está “fraco”, quando na verdade não há nada de errado com ele. Este leite contém os mesmos nutrientes que o leite maduro, porém com mais proteínas e menos gordura, sem deixar de atender às necessidades nutricionais do bebe neste período. Confere ao bebê a primeira protecção imunitária. Segunda fase: o leite é chamado de leite de transição, ele apresenta maior volume por mamada quando comparado ao colostro. Nessa fase o leite sofre alterações nutricionais graduais entre as características do colostro para o leite maduro, como a diminuição dos índices de proteína e aumento de gorduras e carboidratos. Terceira fase: o leite é chamado de leite maduro, se inicia por volta do 25° dia, tem aparência mais esbranquiçada e é mais consistente que o colostro. O leite materno contém nutrientes em proporções que acompanham a maturidade do sistema digestivo e as necessidades nutricionais do bebê para que ele possa crescer e se desenvolver.

7 Benefícios imunológicos do leite materno

8

9 Composição do leite materno e informações nutricionais. Para cada 100 mL de leite: Proteínas: 1g Gorduras: 3.9g Ácido linoleico: 580mg Carboidrato: 7.2g Cobre: 25µg Zinco: 0.25mg Cálcio: 26 mg Fósforo: 12µg Selênio: 1.8µg Vitamina A: 50µg Vitamina C: 5 mg As mesmas quantidades não são encontradas no leite de vaca natural e no leite de vaca adaptado (em pó), sendo a amamentação recomendada exclusiva até 6 meses.

10 Autor (a): Daiane Rosália de Castro Silva


Carregar ppt "PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO Tecnologias Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia Grupo 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google