A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FERIDAS E COBERTURAS Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FERIDAS E COBERTURAS Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini"— Transcrição da apresentação:

1 FERIDAS E COBERTURAS Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini
Profª Lauren Pedrozo Gonçalves Profª Patricia Grippe Profª Rafaeli Fracasso Caetano

2 FISIOLOGIA DA CICATRIZAÇÃO
Fases da cicatrização: Exsudativa ou inflamatória (1º etapa); Proliferativa (2º etapa); Maturação (3º etapa).

3 Fase exsudativa ou inflamatória:
Tem as funções de ativar o sistema de coagulação; Promove o desbridamento da ferida e a defesa contra microorganismos; A inflamação leva às conhecidas manifestações clínicas de calor, dor, edema e perda da função, sinais que podem ser mínimos, transitórios ou duradouros.

4 Fase proliferativa: Três etapas:
GRANULAÇÃO: onde ocorre a formação de uma tecido novo (tecido de granulação) composto por capilares. EPITELIZAÇÃO: caracteriza-se pela redução da capilarização e aumento de colágeno. CONTRAÇÃO: redução do tamanho da lesão pela ação especializada dos fibrobsatos. Processo que evolui durante 2 ou 3 semanas.

5 Fase de maturação: Nesta fase ocorre a remodelação do colágeno;
Redução da capilarização; A cicatriz torna-se mais clara e plana.

6 TIPOS DE CICATRIZAÇÃO POR PRIMEIRA INTENCÃO:
Incisão limpa e que as bordas estão aproximadas; Existe pouca perda de tecido; Pouco ou nenhum exsudato.

7 POR SEGUNDA INTENCÃO: Permanece aberta; Existe perda significante de tecido e onde as fases de cicatrização são bem marcadas; Resposta inflamatória evidente, com necessidade de maior tecido de granulação, com epitelização visível;

8 POR TERCEIRA INTENÇÃO:
Ferida que fica aberta por um tempo determinado; Após período de recuperação ela é fechada por primeira ou segunda intenção;

9 Fatores que interferem na cicatrização
Psico-social; Perfusão e oxigenação; Nutrição e hidratação; Presença de infecções; Uso de medicamentos; Idade; Obesidade; Tabagismo; Extensão e localização da ferida; Mobilidade do paciente; etc.

10 TIPOS DE CURATIVOS ABERTOS: para feridas agudas;
SEMI-OCLUIDOS: para feridas cirúrgicas; OCLUIDOS: vedação da ferida é realizada por gazes, faixas ou espumas; COMPRESSIVOS: ajudam a reduzir o fluxo sanguíneo promove a hemostasia , auxilia a aproximação das bordas.

11 Finalidade do curativo
Limpar a ferida; Proteger a ferida contra contaminação e infecções; Fazer desbridamento mecânico e remover tecido necrótico; Absorver e facilitar a frenagem de exsudatos; Promover e proteger a cicatrização da ferida; Oferecer conforto psicológico.

12 PRINCÍPIOS PARA O CURATIVO IDEAL
Manter elevada umidade entre a ferida e o curativo; Remover excesso de exsudação; Permitir troca gasosa; Fornecer isolamento térmico; Ser impermeável à bactérias; Ser asséptico; Permitir a remoção sem traumas;

13 NORMAS TÉCNICAS PARA REALIZAÇÃO DO CURATIVO
TÉCNICA ASSÉPTICA OU ESTÉRIL: TÉCNICA LIMPA: Uso: SF0,9%; PVPI: Povidine Tópico ou Degermante; Álcool etílico a 70%; Clorexidina; Sabões; Solução de papaína.

14 Ferida Cirúrgica: limpa e fechada
O curativo deve ser realizado com SF0,9% e mantido fechado por h após a cirurgia, passando este período, manter a ferida exposta; Se houver exsudato (sangue ou seroma) manter curativo semi-oclusivo.

15 Materiais necessários
Pacote de curativo (se disponível); Gazes estéreis; Esparadrapo ou micropore; Soro fisiológico 0,9%; Luva estéril e de procedimento; EPI - máscara.


Carregar ppt "FERIDAS E COBERTURAS Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google