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Características, Possibilidades, Dificuldades e Como Construir

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Apresentação em tema: "Características, Possibilidades, Dificuldades e Como Construir"— Transcrição da apresentação:

1 Características, Possibilidades, Dificuldades e Como Construir
AGENDA 21 Histórico da Agenda 21 Agenda 21 Global: Rio 92 Agenda 21 Brasileira Agenda 21 Local Agenda 21 e a Educação Agenda 21 e Juventude Características, Possibilidades, Dificuldades e Como Construir

2 RIO-92 / AGENDA 21 Compromisso Ético e Político.
Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD ), realizada no Rio de Janeiro, também conhecida por “Cúpula da Terra” e “Rio 92”. Compromisso Ético e Político.

3 O QUE É AGENDA 21 A Agenda 21 é um programa de ação para o meio ambiente e o desenvolvimento, composto de 40 capítulos, que constitui uma abrangente tentativa de promover, em escala planetária, um novo padrão de consumo e de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Trata-se de um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países num processo preparatório que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência da Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro.

4 AGENDA 21 BRASILEIRA O que é Agenda 21 Brasileira?
A Agenda 21 Brasileira é resultado de um compromisso assumido pelo Brasil durante a RIO-92. O documento foi elaborado por meio de uma parceria entre governo e sociedade. Ela expressa o processo de consulta realizado durante quatro anos. Condução do Processo Realizada pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Brasileira – CPDS, criada em 1997, formada por membros do governo e da sociedade civil.

5 Áreas Temáticas da Agenda 21 Brasileira
Para a metodologia de elaboração da Agenda 21 Brasileira a CPDS definiu seis temas básicos da consulta nacional: Agricultura Sustentável Cidades Sustentáveis Infraestrutura e Integração Regional Gestão dos Recursos Naturais Redução das Desigualdades Sociais Ciência e tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável

6 PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA
AGENDA 21 BRASILEIRA 1a Fase: Consulta à sociedade sobre os 06 temas prioritários definidos pela CPDS. 2ª Fase: Ampliação do debate nos estados e regiões brasileiras. . 3ª Fase: Seminário Nacional onde a CPDS se reuniu com lideranças dos três grandes setores - governo, mercado e sociedade para apresentar sua plataforma de ação e definir os meios e compromissos de implementação. O documento final da Agenda 21 Brasileira foi entregue ao Presidente da República na semana do meio ambiente, em junho de 2002.

7 Agenda 21 Brasileira Ações Prioritárias
É composta por dois documentos e os resultados finais de todo o processo de elaboração estão nessas edições: Agenda 21 Brasileira Resultados da Consulta Nacional Agenda 21 Brasileira Ações Prioritárias

8 AGENDA 21 BRASILEIRA Documento Final - Plataforma das 21 Ações Prioritárias I - A economia da poupança na sociedade do conhecimento Objetivo 1: Produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. Objetivo 2: Ecoeficiência e responsabilidade social das empresas. Objetivo 3: Retomada do planejamento estratégico, infraestrutura e integração regional. Objetivo 4: Energia renovável. Objetivo 5: Formação e conhecimento para o desenvolvimento sustentável.

9 AGENDA 21 BRASILEIRA Plataforma das 21 Ações Prioritárias
II - Inclusão social para uma sociedade solidária Objetivo 6: Educação permanente para o trabalho e a vida. Objetivo 7: Promover a saúde e evitar a doença, democratizando o SUS. Objetivo 8: Inclusão social e distribuição de renda. Objetivo 9: Universalizar o saneamento ambiental protegendo o ambiente e a saúde.

10 AGENDA 21 BRASILEIRA Plataforma das 21 Ações Prioritárias
III - Estratégia para a sustentabilidade urbana e rural Objetivo 10: Gestão do espaço urbano e a autoridade metropolitana. Objetivo 11: Desenvolvimento sustentável do Brasil rural. Objetivo 12: Promoção da agricultura sustentável. Objetivo 13: Promover a Agenda 21 Local e o desenvolvimento integrado e sustentável. Objetivo 14: Implantar o transporte de massa e a mobilidade sustentável.

11 AGENDA 21 BRASILEIRA Plataforma das 21 Ações Prioritárias
IV - Recursos naturais estratégicos: água, biodiversidade e florestas Objetivo 15: Preservar a quantidade e melhorar a qualidade da água nas bacias hidrográficas. Objetivo 16: Política florestal, controle do desmatamento e corredores de biodiversidade.

12 AGENDA 21 BRASILEIRA Plataforma das 21 Ações Prioritárias
V - Governança e ética para a promoção da sustentabilidade Objetivo 17: Descentralização e o pacto federativo: parcerias, consórcios e o poder local. Objetivo 18: Modernização do Estado: gestão ambiental e instrumentos econômicos. Objetivo 19: Relações internacionais e governança global para o desenvolvimento sustentável. Objetivo 20: Cultura cívica e novas identidades na sociedade da comunicação. Objetivo 21: Pedagogia da sustentabilidade: ética e solidariedade.

13 REFERÊNCIAS CONCEITUAIS
DA AGENDA 21 A Agenda 21 adota os princípios da Carta da Terra e busca contribuir com os Objetivos e Metas do Milênio e tem como referências conceituais: Sociedade Sustentável Justiça Ambiental Cidadania Ativa Democracia Participativa

14 CARTA DA TERRA “A Carta da Terra parte de uma visão integradora e holística. Considera a pobreza, a degradação ambiental, a injustiça social, os conflitos étnicos, a paz, a democracia, a ética e a crise espiritual como problemas interdependentes que demandam soluções includentes. Ela representa um grito de urgência face as ameaças que pesam, sobre a biosfera e o projeto planetário humano. Significa também um libelo em favor da esperança de um futuro comum da Terra e Humanidade.” Leonardo Boff Teólogo e Presidente de Honra do CDDH

15 AGENDA 21 LOCAL O que é Agenda 21 Local?
Agenda 21 Local é um instrumento de planejamento integrado de políticas públicas que envolve a sociedade civil e o governo em um processo amplo e participativo de consulta e análise dos problemas sociais, ambientais, culturais, políticos, institucionais e econômicos da localidade. Como se implanta? Por meio de Planos Locais de Desenvolvimento Sustentável.

16 AGENDA 21 LOCAL Dificuldades para Implantação
Ausência de informações sobre o desenvolvimento local e suas conseqüências econômicas, sociais e ambientais. Ausência de uma “cultura de participação” Tradição de elaborar o planejamento e definir ações para cada uma das áreas, de forma separada. Dificuldades em se mudar a postura das pessoas e em fazer com que sejam incorporados hábitos que levem à construção de sociedades justas e sustentáveis.

17 AGENDA 21 LOCAL Como construir a Agenda 21 Local
O processo de construção deve ser ampliado para as diferentes instituições locais, governamentais e da sociedade civil organizada, em seus diferentes setores. Não significa obedecer uma receita, pois não há fórmula pré-determinada. Agenda 21 é um plano estratégico para o desenvolvimento justo e sustentável, e não apenas um plano ambiental.

18 AGENDA 21 LOCAL E AGENDA 21 NA ESCOLA
Metodologia de Implementação 1) Mobilizar para sensibilizar governo e sociedade AGENDA 21 NA ESCOLA: Mobilizar para sensibilizar professores, alunos e comunidade. 2) Criar o Fórum da Agenda 21 AGENDA 21 NA ESCOLA : Criar a COM-VIDA. 3) Elaborar o diagnóstico participativo AGENDA 21 NA ESCOLA : Jornal Mural: Para conhecer a história da escola da comunidade (passado e presente). 4)Com base nos resultados do diagnóstico Construir a Agenda 21.

19 AGENDA 21 LOCAL E AGENDA 21 NA ESCOLA
Possibilidades Planejamento participativo voltado para a ação; Propostas que permitem construir uma visão de futuro entre os diferentes atores envolvidos; Ações fazem parte de um pacto coletivo; Processo contínuo que possui na SED e no Governo, apenas um de seus atores. Isto é: A Agenda 21 Escolar é um plano da comunidade local; Possui uma visão multidisciplinar em todas as etapas do processo; Descentralização faz parte de todo o processo;

20 AGENDA 21 E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Pontos em Comum São instrumentos de planejamento; Frutos de investigações e diagnósticos; Aglutinadores de conhecimentos, convicções, crenças, ações e pessoas em torno de um objetivo comum; Compromisso Coletivo; Processos Participativos; Produtos específicos que refletem a realidade, local e da escola; Reforçam a autonomia local; São construídos e transformados e implementados coletivamente.

21 AGENDA 21 E A COM-ViDA NA ESCOLA
PASSO A PASSO PARA CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 E DA COM-ViDA NA ESCOLA

22 AGENDA 21 E A COM-ViDA NA ESCOLA
1º PASSO: MOBILIZAR PARA SENSIBILIZAR Quem? Corpo Docente e Discente. Grupo de pessoas sob a liderança de qualquer segmento da comunidade,visando criar a COM-ViDA. O quê? Difundir amplamente a proposta da COM-ViDA e da Agenda 21, seus conceitos e pressupostos, estimulando a participação nos processos decisórios e de gestão. Para quê? Produzir unidade, constância, perseverança fortalecendo a vontade de transformar a realidade local e da Escola.

23 AGENDA 21 E A COM-ViDA NA ESCOLA
Recomenda-se que a COM-ViDA realize as seguintes ações: Estabelecer a sua forma de atuação; Como, quando e onde irá atuar; Sempre considerar o tempo e a disponibilidade dos participantes; Procurar apoio local; - Iniciar debate sobre como fortalecer institucionalmente a COM-ViDA; - Reunir e/ou elaborar material informativo e/ou didático; - Obter apoio dos meios de comunicação local; - Realizar oficinas, seminários, palestras sobre temas que contribuam para a transformação da Escola e da Comunidade em Espaços Educadores Sustentáveis;

24 AGENDA 21 E A COM-ViDA NA ESCOLA
2º PASSO: ELABORAR O DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO - É feito para conhecer e compreender a realidade local e da Escola; - É participativo por levar em conta os saberes populares e os estudos técnicos; - É necessário: - Definir como será elaborado o diagnóstico participativo; - Elaborar apresentação dos dados e informações levantados de forma permitir a comparação entre a situação atual e o futuro desejável; - Elaborar a apresentação do Diagnóstico Participativo para submeter à aprovação do Corpo Docente e Discente e Comunidade Escolar; - Sistematizar as informações coletadas e divulgar os resultados.

25 AGENDA 21 E A COM-ViDA NA ESCOLA
3º PASSO: ELABORAR O PLANO DE AÇÃO Identificar, entre as questões apontadas no diagnóstico, quais são as ações prioritárias para resolver os problemas emergenciais, a curto prazo, e as ações estruturantes, a médio e longo prazos. Um bom plano deve ser claro e conciso. O Plano deve definir: Ações, Prazos, Materiais, Custos e Responsáveis; Estratégias de acompanhamento e monitoramento da implementação do Plano.

26 AGENDA 21 E A COM-ViDA NA ESCOLA
A COM-ViDA deve: Preparar material informativo para ampla divulgação do Plano; - Divulgar as ações e Estratégias para a implementação da Agenda 21 na Escola; -Realizar registros sistemáticos para produzir uma série histórica das ações realizadas; - Realizar análises da série histórica que apontam tendências, mudanças dos indicadores, êxitos, divergências, incoerências e inconsistências que possam indicar a necessidade de revisão do plano de ação; -Analisar a influência, aplicação e efetividade do Plano de Ação da Agenda 21 na Escola, no Projeto Político Pedagógico; Avaliar periodicamente os resultados; - Divulgar os resultados de forma a envolver o conjunto da Escola e da Comunidade;

27 Referências Bibliograficas
: Alfabetização Ecológica”, 2006, Ed. Cultrix Autores: Fritjof Capra e outros; Org. Michael K. Stone e Zenobia Barlow “Escola: Espaço do Projeto Político Pedagógico”, 2003, Papirus Editora Autores: Org. Ilma Passos Alencastro Veiga e Lúcia Maria Gonçalves de Resende “ Educação Ambiental. A formação do sujeito ecológico”, 2004, Ed. Cortez Autora: Isabel Cristina de Moura Carvalho “Pais brilhantes, Professores fascinantes”, 2003, Ed. Sextante Autor: Augusto Cury “Pedagogia da Terra” , 2000, Ed. Peirópolis Autor: Moacir Gadotti. “JACOBI, P. Meio ambiente urbano e sustentabilidade”: alguns elementos para a reflexão. In. CAVALCANTI, C. (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo : Cortez, P


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