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Metodologias d a Qualidade Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bcalhau.

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Apresentação em tema: "Metodologias d a Qualidade Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bcalhau."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias d a Qualidade Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bcalhau

2 Just in Time Just in time é um sistema de Administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes Administração da produção

3 Nas empresas onde está implantado o Just-in- time o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na freqüência desejada. A ferramenta principal necessária para o funcionamento do sistema Just In Time é o Kanban que consiste um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção em uma indústria. O cartão pode ser substituido por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados. Kanban

4 Quality Function Deployment(QFD) QFD - Quality Function Deployment ou "QFD" é uma metodologia proposta e desenvolvida por volta de 1966 no Japão por Yogi Akao. Podemos dizer que a originalidade do método desenvolvido por Akao e seus colaboradores foi o encadeamento e o desdobramento das matrizes, que partindo de variáveis associadas à voz do cliente, permitem, ao fim do processo, chegar-se à fabricação do produto, destacando-se aí as características de elevada qualidade segundo os desejos do cliente.

5 O QFD pode ser considerado uma ferramenta apropriada para auxiliar na tomada de decisões para desenvolver produtos novos ou aperfeiçoar produtos existentes, sendo também aplicável a serviços. A metodologia está estruturada de forma a levar em consideração pontos de vista dos clientes, da organização, das áreas de produção e de setores de desenvolvimento segundo as necessidades tecnológicas. A técnica apresenta resultados através de gráficos facilmente compreensíveis, além de várias matrizes que podem ser reutilizadas no futuro.

6 Controles Controle de Qualidade – um tipo específico de controle, refere-se às atividades que avaliam, monitoram ou regulamentam os serviços prestados aos consumidores. O objetivo do cuidado com a qualidade é assegurar qualidade e, ao mesmo tempo, atender as metas planejadas.

7 Controles O controle não deve ser visto, assim como um meio para determinar o sucesso ou o fracasso, mas como uma forma de aprender e crescer, tanto pessoal quanto profissionalmente.

8 Funções Administrativas de Controle, incluem: Avaliação periódica da filosofia; Avaliação periódica da missão; Avaliação periódica da metas e objetivos; Medida do desempenho individual e grupal em relação aos padrões preestabelecidos; Monitoramento das despesas e do uso de material; Auditoria das metas e resultados relativos aos clientes.

9 SISTEMA 5 S “O Programa 5 S é um pré-requesito para qualquer programa de Gestão da Qualidade Total”. Seu foco principal é voltado à Organização, Higiene e Produtividade no ambiente de trabalho. Benefícios: como os 5 S é um processo educacional, fica difícil delimitar seu benefícios, mas podemos destacar como avanços decorrentes dessa técnica, eliminação do desperdício,otimização do espaço, racionalização do tempo, redução de “stess” das pessoas. Melhoria contínua da Qualidade.

10 De origem Japonesa, provém de 5 letras iniciais que são: Seiri (Descartar) Seiton (Organizar) Seiso (Limpar) Seiketsu (Saudável e seguro) Shitsuke (Autodisciplina)


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