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PublicouLuiz Gustavo Arruda Neves Alterado mais de 8 anos atrás
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Disciplina: Formação de Preços de Venda Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações Brasileiras: cinco aspectos sobre a competitividade- preço do produto brasileiro no exterior” Ex-Coordenador do Curso de Administração – Ênfase Finanças, no Campus Paulista Disciplinas “Gestão Estratégica de Negócios”; “Finanças”; “Finanças Internacionais”; “Negócios Internacionais”; “Consultoria Empresarial”; “Tópicos Especiais de Administração – Controladoria”; “Responsabilidade Social das Organizações”; “Formação de Preços de Venda”; ”Economia da Empresa”; “Economia de Mercado”; ”Análise das Demonstrações Financeiras”; “Administração Financeira”; ”Trade Finance”; ”Evolução do Pensamento Estratégico”; “Economia e Gestão do Setor Público”; “Ambiente Econômico Global”, ”Macroeconomia”. “Economia Brasileira”, “Marketing Internacional”, “Economia Brasileira Contemporânea” e “Teoria dos Jogos aplicada às Relações Internacionais”. Líder das disciplinas “Economia da Empresa” e “Formação de Preços de Venda” no Curso de Administração
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Dados pessoais: Casado (Rachel), 1 filha (Camila) e 1 filho (Tiago), 1 neto (Matheus) e 2 netas (Marcela e Paula) 5561-7100 9234-0321 fauzi@novosolhos.com.br
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“PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA.” Juramento do Administrador (Resolução CFA n o. 201, de 19.12.1997)
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I- EMENTA Formação de preços de venda baseada em custos. As diferentes modalidades de custeio. A formação de preços de venda e a consideração do tipo de cliente. O apreçamento e a percepção de valor. Preços de venda e estrutura de mercado. Os diferentes tratamentos da concorrência e a vantagem competitiva.
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II – OBJETIVOS GERAIS A disciplina Formação de Preços de Venda contribui para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades requeridas dos Administradores formados pela UNIP: Senso crítico e capacidade de contextualização Pensamento estratégico Orientação para processos Orientação para as necessidades dos Clientes Orientação para resultados Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas Trabalho em equipe Comunicação e expressão Desenvolvimento pessoal
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Estas competências e habilidades serão desenvolvidas em todos os processos de aprendizagem, a partir dos conhecimentos específicos adquiridos no decorrer do estudo dos diversos conceitos da disciplina, bem como nas sistemáticas integradas de avaliação ― que se processam em todos os momentos da vivência acadêmica ― e nas estratégias de aula, mediante apresentação de seminários avançados, trabalhos em grupo e estudos de caso versando sobre os diversos temas focalizados pela disciplina. A execução e apresentação de trabalhos, elaborados em grupo ou individualmente, além de respostas a questões para revisão do conteúdo ministrado versando sobre os diversos temas focalizados pela disciplina serão instrumentos e oportunidade para o “aprender-a- aprender”, fonte primeira do conhecimento.
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Consideradas as premissas que norteiam a razão de ser da disciplina, são seus objetivos, ainda: Contribuir para que o objetivo maior dos cursos de administração da UNIP, que é o de formar melhores profissionais e melhores cidadãos, seja atingido; Contribuir para que os alunos possam desenvolver o conjunto de habilidades que deles será exigido, enquanto administradores; Facilitar a compreensão das ameaças e oportunidades para as organizações no particular aspecto da competitividade-preço do produto e/ou serviço comercializado.
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III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS A disciplina Formação de Preços de Venda se propõe a capacitar os alunos quanto à formação do preço sob diferentes estruturas de mercado, situações competitivas e considerações de custeio do produto e/ou serviço comercializado. A disciplina se insere na formação do Administrador como uma importante ferramenta para uma visão integrada, prática e realista dos aspectos que levam à competitividade-preço em mercados concorrenciais. Contribui, ainda, para a formulação de estratégias adequadas à lucratividade e à consequente perpetuidade do empreendimento, como pressupostos fundamentais da sobrevivência das organizações.
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IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Cap. 1 - PREÇOS E CUSTOS Premissas da análise e maximização dos lucros A natureza dos custos de produção A precificação e as receitas da firma Break-even point, ou ponto de equilíbrio ou, ainda, ponto de nivelamento Calculando a quantidade de equilíbrio Q* A maximização do lucro Custo de produção a)Sistema de custeio por absorção b)Sistema de custeio direto ou variável c)Sistema de custeio por atividades ou ABC – Activity-based Costing d)Sistema de custo-alvo e custo kaizen e)Sistema de custo-padrão f)Sistema de unidade esforço de produção (UEP) ou unidade esforço de trabalho (UET) O mark-up A formação de preços de venda com base no custo do produto
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IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (continuação) Cap. 2 - PREÇOS E COMPOSTO DE MARKETING O composto de marketing A mensuração e análise do resultado a)Análise Vertical e Análise Horizontal b)o Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RsPL) A influência da precificação no RsPL
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IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (continuação) Cap. 3 - PREÇOS E CONCORRÊNCIA O macroambiente e o ambiente setorial A estrutura de mercado como determinante da capacidade de competição de uma empresa Preços, quantidade ofertada e quantidade demandada A elasticidade e sua importância na formação de preços de venda a)a elasticidade-preço da demanda b)a elasticidade-preço cruzada da demanda c)a elasticidade-renda da demanda As cinco forças competitivas básicas Cinco condições para uma adequada precificação Uma breve explicação da Teoria dos Jogos Uma reação pensada a respeito da competição de preço
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IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (continuação) Cap. 4 - PREÇOS E CLIENTES O conceito de valor econômico O que é que influencia a percepção de valor? 1.O efeito preço de referência 2.O efeito comparação difícil 3.O efeito custo de mudança 4.O efeito preço-qualidade 5.O efeito gasto 6.O efeito benefício final 7.O efeito custo compartilhado 8.O efeito justiça 9.O efeito moldura Segmentação de clientes pela percepção de valor
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V – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Para o alcance dos propósitos da disciplina, serão desenvolvidas aulas expositivas dialogadas, com ampla discussão dos diversos aspectos que conformam os custos e a formação de preços de venda e sua inserção no ambiente mercadológico. Serão privilegiados, ainda, os debates, trabalhos intra e extra-classe individuais e em equipe, seminários, leitura dirigida de textos e artigos selecionados, elaboração e apresentação de resumos de matérias publicadas em revistas e jornais especializados sobre o conteúdo programático e outras atividades que busquem desenvolver as competências e habilidades do Administrador apontadas no item II – Objetivos Gerais, além de uma visão articulada das diversas áreas/funções de uma organização.
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VI – AVALIAÇÃO O processo formal de avaliação do aprendizado compreende duas avaliações bimestrais, sendo que as notas destas avaliações poderão ser compostas por notas de provas, trabalhos intra e extraclasse, participação em sala de aula, elaboração dirigida de exercícios e outros meios semelhantes. A avaliação de seminários deverá ser realizada individual e explicitamente – com ampla comunicação ao avaliado –, focando sua fluência verbal, argumentação na exposição dos assuntos, respostas às perguntas eventualmente formuladas durante ou após a apresentação, postura diante das dificuldades encontradas e liderança individual no processo de execução do seminário. De fundamental importância para o desenvolvimento das competências e habilidades, a avaliação do aprendizado deve ser executada em todos os momentos, em cada atividade intra e extraclasse, privilegiando a formação integral do aluno.
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VII – BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica: MORANTE, Antonio Salvador. JORGE, Fauzi Timaco Formação de Preços de Venda. Preços e Custos. Preços e Composto de Marketing. Preços e Concorrência. Preços e Clientes. São Paulo: Atlas, 2009.
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VII – BIBLIOGRAFIA (continuação) Bibliografia Complementar: ASSEF, Roberto. Gerência de Preços: como ferramenta de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de formação de preços: política, estratégias e fundamentos. 3a. ed. São Paulo: Atlas, 2004. BRUNI, Adriano Leal Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel. / Adriano Leal Bruni, Rubens Fama – 3a. ed. – São Paulo: Atlas, 2004 NAGLE, Thomas T. Estratégia e táticas de preços: um guia para decisões lucrativas. 3a. ed. Thomas T. Nagle, Reed K. Holden; tradução Eliane Pereira Zamith; revisão técnica André Torres Urdan. São Paulo: Prentice Hall, 2003
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Aprendizagem Competência Motivação Competência Motivação Professor Fatos e Teorias Aplicação e Resolução de Problemas Capacidade de Comunicação Objetivos Organização Curso Estudante Tipos de Aprendizagem
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As funções básicas do Professor Facilitar o processo de aprendizado; Conduzir este processo; Estimular os participantes do processo.
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As funções básicas do Aprendiz/Administrador em potencial Participar de forma pró-ativa do processo de aprendizado; Definir os seus próprios limites na apreensão deste processo; Estimular os demais participantes do processo.
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“Aja ou sofra a ação de outros”. “No lugar de se concentrar em coisas e tempo, concentre-se em preservar e fortalecer relacionamentos e em atingir resultados”. STEPHEN R. COVEY, autor de “REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PESSOAS MUITO EFICAZES” e “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES”. “Aula dada, aula estudada. Hoje”. Prof. PIERLUIGI PIAZZI, autor de “APRENDENDO INTELIGÊNCIA” e “ESTIMULANDO INTELIGÊNCIA”. As funções básicas do Aprendiz/Administrador em potencial
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Goethe 1 ensinava: “Trate um homem como ele é, e ele permanecerá como é. Trate um homem como ele pode e deve ser, e ele se tornará o que pode e deve ser”. STEPHEN R. COVEY, autor de “REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PESSOAS MUITO EFICAZES” e “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES”. 1 WOLFGANG von GOETHE, poeta alemão (1749-1832) Nosso desafio
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Ao futuro!!
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