A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antonio de Lima Ribeiro 2ª edição |2009| Teorias da Administração Capa da Obra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antonio de Lima Ribeiro 2ª edição |2009| Teorias da Administração Capa da Obra."— Transcrição da apresentação:

1 Antonio de Lima Ribeiro 2ª edição |2009| Teorias da Administração Capa da Obra

2 Mestre em Educação e MBA em Marketing estratégico pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Trabalhou como executivo em empresas de grande porte, como Petrobras, BNDES e Fleischmann Royal/Nabisco (atual Kraft Foods). Recebeu, nos Estados Unidos, o prêmio Richard Thoman/Nabisco por qualidade de gestão e foi destaque em Administração e Consultoria pelo CRA-RJ. Possui mais de 20 anos de experiência como conferencista e professor de graduação e pós-graduação em diversas instituições. Atualmente, dirige uma consultoria de Melhoria de Gestão. Contato com o autor: antoniolima@editorasaraiva.com.br Antonio de Lima Ribeiro Teorias da Administração Capa da Obra

3 O livro chega à segunda edição ainda mais completo e atualizado. A abordagem didática e moderna dos principais tópicos da matéria facilita a compreensão e torna o aprendizado ainda mais prazeroso. Da mesma forma que assuntos da atualidade são tratados, como globalização, planejamento estratégico e gestão estratégica de recursos, temas essenciais para o entendimento da evolução da administração não foram esquecidos, como a Administração Científica e as principais escolas de pensamento. Além disso, os capítulos são permeados por exemplos práticos, questões para estudo e dicas de sites para melhor entendimento do assunto. Tudo isso faz da obra instrumento essencial de consulta para estudantes de graduação e pós-graduação em administração, além de docentes e administradores. Este livro pode ser utilizado na disciplina Teoria Geral de Administração. Teorias da Administração Capa da Obra

4 Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

5 Globalização Capa da Obra Processo social que promove mudança na estrutura política e econômica das sociedades. Economicamente significa a integração dos mercados em âmbito mundial. Podemos considerar como um avanço do processo de internacionalização econômica, social, cultural e política que está ocorrendo no mundo, principalmente no capitalismo, ao longo dos anos 1980. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

6 Significado de Globalização para o consumidor Capa da Obra Inicialmente apresenta conforto e interesse econômico, na medida em que permite acesso a produtos de qualidade e a preços diferenciados. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

7 Globalização do ponto de vista social Capa da Obra Apresenta sinais de ser cada vez menos inclusiva, ou seja, aumenta a polarização entre países e classes quanto à distribuição de riqueza, renda e emprego. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

8 Algumas situações típicas da Globalização Capa da Obra Adoção de novas tecnologias, formas de organizar a produção e a gestão nas empresas; Formação de blocos regionais para fortalecer o comércio regional (Mercosul, o NAFTA e a União Européia); Aprofundamento do processo de formação de oligopólios; Fatores de produção mais baratos ( produção em escala, maior oferta de produtos etc ); Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

9 Cont... Algumas situações típicas da Globalização Capa da Obra Preços mais competitivos; Mais benefícios para o consumidor; Maior oferta de produtos; Exposição das empresas não competitivas; Criação de situações de desemprego; e Maior discussão sobre ética e valores. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

10 Surgimento da Globalização Capa da Obra Não é um fenômeno novo. Iniciou-se com o Tratado Geral de Tarifas e Comércio (GATT) em 1947, amparando-se na maior velocidade dos transportes e das comunicações. Atualmente, as relações comerciais são reguladas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que substitui o Tratado. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

11 Empresa global Capa da Obra Fica caracterizada a dissolução da nacionalidade da empresa e de sua própria personalidade. A empresa vê-se articulada segundo a necessidade e a racionalidade econômica. Fundamenta-se na automação e na robótica, sua organização é flexível, com grande mobilidade dos seus quadros. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

12 Exemplo de empresa global Capa da Obra Uma empresa francesa com características da globalização: capital suíço; maquinário coreano; fabricação chinesa; marketing italiano; sócios capitalistas na Polônia, no Marrocos e no México; e vendas realizadas nos Estados Unidos. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

13 Tomada de decisões na Globalização Capa da Obra Antes, quem tomava as grandes decisões econômicos eram os governos, agora esse papel é desempenhado pelas empresas - são elas que decidem o que, como, quando e onde produzir os bens e serviços que serão consumidos pelo mundo. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

14 As empresas globais estão distribuídas nos continentes Capa da Obra América do norte  Europa Ocidental  Ásia/Pacífico Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

15 Concentração geográfica das empresas globais Capa da Obra Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

16 Classe assalariada na Globalização Capa da Obra Se o lema é “produzir onde a mão de obra é barata e vender onde ela é cara”, os salários mais baixos e menos protegidos podem obter trabalho. Os sindicatos não se adaptaram e perderam grande parte de seu poder de influência política e econômica, e hoje não conseguem garantir os interesses de seus filiados. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

17 Sistema financeiro global Capa da Obra Baseia-se na produtividade e no lucro máximos. O mercado financeiro é representado pelos gestores dos fundos de pensão e de investimentos. O deslocamento desse capital pode causar pânico no mercado financeiro, com sérios reflexos na saúde da economia dos demais países. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

18 Fatos da Globalização Capa da Obra A globalização é naturalmente invasiva e poderosa, e seu poder, abrangente, escapa ao controle das Nações, entrando em conflito com os valores que regem cada uma delas. Para alguns economistas, o futuro da economia globalizada deste início de século só tem duas alternativas: ou se regulariza imediatamente, ou sofrerá um crash, pois os governos não conseguem deter o movimento do capital internacional. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

19 Promessa da Globalização ainda não alcançada Capa da Obra A transformação do mundo em uma grande aldeia global, sem fronteiras, em que todos possam compartilhar interesses pessoais, inovações tecnológicas e científicas, num desenvolvimento equilibrado de todas as nações. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

20 Conseqüências da Globalização Capa da Obra Desemprego; A perda do poder do Estado perante o mercado; O fortalecimento do domínio de alguns países em relação aos demais; Concentração de renda; Exclusão social entre outros. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos

21 Solução para a Globalização Capa da Obra Algumas das possíveis soluções para esses problemas dependem de propostas como a regulamentação da economia nacional, a adoção de códigos de trabalhos atualizados, bem como programas efetivos de seguridade social, além do incentivo a programas de valorização da cidadania. Capítulo 1 A Globalização e seus Efeitos


Carregar ppt "Antonio de Lima Ribeiro 2ª edição |2009| Teorias da Administração Capa da Obra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google