A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. 2 3 Importância do uso do calcário na agricultura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. 2 3 Importância do uso do calcário na agricultura."— Transcrição da apresentação:

1 1

2 2

3 3 Importância do uso do calcário na agricultura

4 4 A calagem é uma das práticas que mais contribui para o aumento da eficiência dos adubos e por consequência da produtividade e da renda na agropecuária. Porém, ainda é pouco utilizada pelos agricultores.

5 5 -Eleva o Ph -Fornece Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg) -Elimina os efeitos tóxicos do Alumínio (Al), Manganês (Mn) e Ferro (Fe) -Diminui a fixação de Fósforo (P) -Aumenta a eficiência dos adubos -Melhora as propriedades físicas e químicas do solo -Aumenta a produtividade das culturas

6 6 A implantação de uma lavoura produtiva começa com um prévio planejamento. O que plantar? Ex: milho, soja, trigo... Área a ser plantada por cultura? Ex: 100Ha de milho, 200Ha de soja... Coleta de terra para análise do solo

7 7 Para o uso correto e racional dos insumos o primeiro passo importante é ter uma análise de solo. Em Santa Catarina, das 186.000 propriedades rurais, apenas 40.000 fazem análise de solo; Fazem uma análise por propriedade, apenas para cumprir exigências de financiamentos bancários. Isso representa apenas 21,5%.

8 8 -Correção do solo (quantidade de calcário a ser usada por ha); -Quantidade de fertilizante a ser usado na base; -Quantidade de fertilizante a ser usado em cobertura; -Através da análise podemos planejar a compra do calcário e dos fertilizantes na quantidade correta.

9 9 -Correção de solo deficiente -Pouco aproveitamento dos nutrientes -Baixa produtividade -Menor renda -Desperdício de fertilizante -Baixo aproveitamento do potencial genético das plantas

10 10 Fonte: PNFCA, 1974, EMBRAPA, 1980

11 11 Um possível incentivo ao uso da calagem pelos agricultores deverá contemplar dois tipos de calcários: -Calcário Dolomítico (menos de 5% de MgO) -Calcário Calcítico (acima de 12% de MgO) Com esses dois tipos de calcário o técnico através da análise de solo consegue manter a relação cálcio magnésio (ideal 3:1) para melhor desenvolvimento das plantas e absorção de nutrientes

12 12 A Fecoagro e o Governo do Estado de Santa Catarina mantém parceria há 12 anos. Renovação anual com participação das agroindústrias. O Programa Terra Boa, mais conhecido como “Troca-Troca”, oferece subsídios aos produtores, é operacionalizado pela Fecoagro em duas modalidades: Via Cooperativas Credenciadas e Direto ao Produtor.

13 13 Pela modalidade via Cooperativas credenciadas, o produtor devolve duas sacas de milho consumo tipo II, ao preço mínimo oficial, para cada tonelada de calcário a granel que retirar na cooperativa ou 3,5 sc por ton., se for ensacado. A diferença do custo (calcário + frete + margem + encargos financeiros) menos o valor a ser devolvido pelo produtor, é pago pelo Governo do Estado. Subsídio aproximado de 2/3 do custo final do calcário.

14 14 Pela modalidade Direto ao Produtor, implantado nas regiões onde não há atuação das cooperativas, o valor da tonelada de calcário a granel é 100% subsidiado pelo Governo do Estado O agricultor deve retirar nas mineradoras e arcar com o custo do frete. Essa modalidade é mais vantajosa para agricultores que estão mais próximos das mineradoras, ou seja, cujo frete custe menos de 2 sacos de milho a base do preço mínimo.

15 15

16 16

17 17

18 18

19 19

20 20 Nessas duas modalidades nos últimos 10 anos o Governo do Estado investiu recursos em forma de subsídios na ordem de R$ 60 milhões. Nesse período foram distribuídas cerca de 2 milhões de toneladas de calcário e atendidos 128.559 produtores. Para este ano de 2011, foi renovado convênio com a previsão de recursos orçamentários na ordem de R$ 12,2 milhões de reais.

21 21

22 22

23 23

24 24 Fonte: CONAB

25 25

26 26


Carregar ppt "1. 2 3 Importância do uso do calcário na agricultura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google