A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Econômica da Rochagem no Sistema de Plantio Direto (Soja-Milho-Braquiaria) no Sudoeste Goiano. Eduardo Hack Administrador de Agronegócios Cadeia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Econômica da Rochagem no Sistema de Plantio Direto (Soja-Milho-Braquiaria) no Sudoeste Goiano. Eduardo Hack Administrador de Agronegócios Cadeia."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Econômica da Rochagem no Sistema de Plantio Direto (Soja-Milho-Braquiaria) no Sudoeste Goiano. Eduardo Hack Administrador de Agronegócios Cadeia Produtiva: Agrominerais Temática: II - Cooperativismo/Associativismo/Cooperação Laboratorial/Economia Solidária

2 Utilização de pó de rocha em lavoura comercial de culturas anuais em sistema de plantio direto, Jataí - Goiás. Lavoura comercial com cultivo intensivo (safra e safrinha); Solo de formação Bauru transição de Serra Geral; Sete tratamentos utilizando pó de rocha e duas testemunhas; A área do projeto corresponde a 22 ha.

3

4 Distribuição do Pó de Rocha Plantio de soja

5 Desenvolvimento da cultura da soja

6 Análise química do solo - Amostra na profundidade de cm; - Trado tipo fenda; - Total de 36 amostras.

7 Estudo de Nodulação - Coleta de cinco plantas na sexta e vigésima primeira linha de cada parcela; - Coleta de solo em 15 cm de cada lado da linha de plantio;

8 - Presença de nódulos no excesso de solo (A) - Corte das raízes abaixo do colo da planta (B) A B

9 - Altura das plantas medidas do colo até a ultima gema apical (A) - Retirada e contagem dos nódulos(B) A B

10 Análise Química Foliar - Coleta de 30 trifólios por parcela; - Foi retirado o terceiro trifólio a partir da gema apical; - Amostras acondicionadas em sacos de papel; - Total de 36 amostras de folha.

11 Análise microbiológica do solo Coleta de quatro amostras em cada tratamento Coleta em cinco pontos aleatórios dentro de cada parcela. Coleta com cavadeira em uma profundidade de cm com largura de 10 cm. Total de 36 amostras.

12 Colheita da safra - Foram colhidas quatro linhas centrais em 6m de comprimento de cada parcela (Manual);

13 - Trilhagem e peneiramento da soja (A) - Peso total dos grãos (B) A B

14 - Peso de cem grãos (A) - Teor de umidade (B) A B As amostras foram enviadas para análise de proteína dos grãos e teor de óleo.

15 Cultivo do milho em consórcio com braquiária

16 Avaliações  Coleta de solo para análise química, mineralógica e microbiológica:

17 Avaliações  Coleta para Análise Foliar de Nutrientes

18 Colheita Safrinha 2012 – Fazenda Marília - Avaliações Milho

19 Colheita Mecanizada Safrinha 2012 – Fazenda Marília - Milho

20 Colheita Safrinha Milho- UFG

21 Municípios Alvo Demanda de fósforo e potássio para a cultura da soja nos municípios (aptidão agropecuária, fonte de subprodutos e alocação de experimentos): - Rio Verde - Jataí - Santa Helena - Montividiu - Perolândia 300 milhões de reais anuais para hectares cultivados.

22 Adubo – Entre os principais custos variáveis caracterizado (NPK) Imprescindível a valoração econômica e o dimensionamento do custo/benefício deste processo na atividade agrícola

23 Resultados

24

25 Considerações finais O custo/benefício de rochas silicáticas tendem a sofrer consideráveis alterações devido à avaliação do efeito residual de cada rocha Aumento do preço de fertilizantes convencionais importados Regionalização dos recursos naturais disponíveis

26 Pesquisa: Embrapa, Equipe SEJA e UFG (Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí) Agricultor: Dr. José Baldo (agricultor em Jataí/GO) Mineradores: Pedreira Araguaia, Sucal, Rio Claro, Montical Governo: MME, MCTI, Rede APL Mineral, RG APL, Sectec


Carregar ppt "Avaliação Econômica da Rochagem no Sistema de Plantio Direto (Soja-Milho-Braquiaria) no Sudoeste Goiano. Eduardo Hack Administrador de Agronegócios Cadeia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google