A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODOS DE PRODUÇÃO CAPITALISMO I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODOS DE PRODUÇÃO CAPITALISMO I."— Transcrição da apresentação:

1 MODOS DE PRODUÇÃO CAPITALISMO I.

2 Taylorismo é uma concepção de produção, baseada em um método científico de organização do trabalho, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor . A partir dessa concepção, o Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado.

3

4

5

6 Henry Ford e a produção em massa.

7 Fordismo é o nome dado ao modelo de produção automobilística em massa, instituído pelo norte-americano Henry Ford. Esse método consistia em aumentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto.

8

9

10

11 MODOS DE PRODUÇÃO CAPITALISMO II.

12 Toyotismo  Toyotismo é o modelo japonês de produção, criado pelo japonês Taiichi Ohno e implantado nas fábricas de automóveis Toyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o novo modelo era ideal para o cenário japonês, ou seja, um mercado menor, bem diferente dos mercados americano e europeu. o modelo de produção foi planejado por: Automatização; Just-in-time; Trabalho em equipe; Administração por estresse; Flexibilização da mão-de-obra; Gestão participativa; Controle de qualidade; Subcontratação.

13

14

15

16 VOLVISMO ORGANIZAÇÕES COMO CÉREBROS – VOLVO: O CAMINHO DA FLEXIBILIDADE CRIATIVA O rumo da auto-organização  Quatro princípios foram desenvolvidos a partir dos conceitos de single-loop (aprendizado) edouble-loop (aprendizado do aprendizado). São os seguintes:   Capacidade de sentir ou monitorar o ambiente;    Relacionamento das informações colhidas com normas predefinidas;   Detecção das variações;   Início da correção.

17

18 Volvo: o caminho da flexibilidade criativa
Operando num mercado de trabalho complexo, a Volvo adequou sua estratégia a dois fatores fundamentais: a internacionalização da produção e a democratização da vida no trabalho. Foi construída levando em consideração a presença humana. O nível de ruído é baixo, a ergonomia esta presente em todos os detalhes e o ar é respirável.                 O objetivo da volvo é projetar um trabalho tão ergonomicamente perfeito, que torne os operários mais saudáveis, além de aumentar a produtividade, reduzir custos e produzir com a mais alta qualidade.                A combinação de alta tecnologia com um criativo projeto sociotécnico também possibilitou uma redução da intensidade de capital. Isto permitiu imensa flexibilidade tanto de produto quanto de processo.

19

20 Essa atividade está a divisão do trabalho e o uso de ferramentas e máquinas simples.   O artesão é responsável por todas as etapas da produção, utilização de ferramentas simples e ate a comercialização da mercadoria sem divisão de tarefas

21


Carregar ppt "MODOS DE PRODUÇÃO CAPITALISMO I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google