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Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.

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Apresentação em tema: "Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso."— Transcrição da apresentação:

1 Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso

2 1. Apresentação: Texto com informações sobre: (1) (1)o nome da publicação (2) (2)o tipo (jornal, revista, boletim) (3) (3)o número de páginas (4) (4)o público-alvo (5) (5)o(s) objetivo(s) da publicação jornalística que seráobjetivo(s) criada/reformulada para a instituição (Cliente) ¨(6) descrição do tipo linguagemtipo linguagem Projeto Editorial – Jornal Impresso

3 2. Espaços editoriais (distribuição dos gêneros jornalísticos)distribuição dos gêneros jornalísticos Texto com a apresentação das seções e/ou editorias, com a descrição de: (1) (1)do nome de cada seção e/ou editoria (2) conceito e delimitação temática de cada seção e/ou editoria. Projeto Editorial – Jornal Impresso

4 2. Espaços editoriais (distribuição dos gêneros jornalísticos) Exemplo:   Espaço do Leitor: nesta seção, que será sempre publicada na página X, serão publicadas as principais manifestações dos leitores sobre o jornal e/ou sobre temas nele abordados. Serão publicadas entre no mínimo 3 (três) e no máximo 10 (dez) cartas. A seleção será feita conjuntamente pela equipe responsável pela produção do jornal e a Diretoria da Instituição (Cliente). A edição do conteúdo será feita exclusivamente com o objetivo de dar concisão a textos muito extensos e sempre de forma a garantir a preservação da mensagem principal da manifestação do leitor. Projeto Editorial – Jornal Impresso

5 3. Descrição do Expediente - Informações sobre: (1) (1)O Nome e a Periodicidade da publicação (2) (2)Equipe de produção (3) (3)Comitê Editorial (se for o caso) (4) (4)Endereço para correspondência e contatos ( tel, e-mail) (5) (5)Dirigentes da Instituição (Cliente) (6) (6)Tiragem Projeto Editorial – Jornal Impresso

6 Projeto Gráfico – Jornal Impresso

7 O projeto gráfico deve ser pensado levando em consideração o projeto editorial (distribuição de gêneros, número e importância das editorias/seções/colunas), o perfil dos leitores, a marca (logo) do Cliente – cores e formas - e o conceito gráfico que se quer dar à publicação (layout moderno, arrojado, tradicional, inovador, etc) Projeto Gráfico – Jornal Impresso

8 O projeto gráfico deve trazer informações sobre:   Nome e/ou logo da publicação - tipologia (fonte: tamanho, tipo e estilo) e legibilidade - cor (es) escolhida(s) - relação da escolha da fonte e/ou logo do jornal com o conceito da publicação Projeto Gráfico – Jornal Impresso

9   Cores predominantes no projeto gráfico (marca, letras, páginas, ícones, etc) e o motivo da escolha por essas cores   Formato do jornal - altura x largura   Mancha gráfica – dimensões da página que será ocupada pelo texto, descrevendo margens: superior, inferior, à direita e à esquerda. Projeto Gráfico – Jornal Impresso

10   Margens Espaçamento entre cabeçalho e título, título e subtítulo, título e parágrafo, texto e rodapé, texto e foto, foto e legenda, etc.   Colunas - quantidade - formato (altura e largura) - espaçamento entre colunas Projeto Gráfico – Jornal Impresso

11   Nome das editorias, seções e colunas - Fonte: tipo, tamanho, estilo e cor - Alinhamento - Utilização de ícones, capitulares, plano de fundo   Títulos, Subtítulos e Intertítulos - Fonte: tipo, tamanho, estilo e cor - Alinhamento - Espaço entrelinhas Projeto Gráfico – Jornal Impresso

12   Textos* - fonte: tipo, tamanho, estilo e cor - espaço entrelinhas - alinhamento (justificado, à dir, à esquerda, centralizado) - separação de sílaba: automático, manual, sem separação, etc * Descrever essas características do texto para cada seção e/ou editoria que, porventura, tenha uma formatação diferenciada das demais. Projeto Gráfico – Jornal Impresso

13   Legendas - fonte: tipo, tamanho, estilo e cor - espaço entrelinhas (distância da foto e distância do texto) - linha: número de toques máximo - alinhamento (justificado, à dir, à esquerda, centralizado) - separação de sílaba: automático, manual, sem separação, etc   Fotos - dimensões e cores - formato (vertical, horizontal) - critério para utilização (ex: a localização será fixa ou de acordo com a pauta jornalística?) - créditos Projeto Gráfico – Jornal Impresso

14   Recursos gráficos - filetes ou fios - boxes (cor de fundo ou cercaduras) - infográficos (critérios de utilização) - linhas correntes - vinhetas gráficas (ex: ponto final, sinalização para ‘olho’, informações adicionais, curiosidades, etc) Projeto Gráfico – Jornal Impresso

15   Layout das páginas Layout das páginas O projeto gráfico deve apresentar o layout de todas as páginas, de forma que seja possível avaliar qual será o formato e a apresentação visual da publicação. * Componentes técnicos indispensáveis: 1. Cabeçalho (capa) 2. E xpediente (página de Opinião) Projeto Gráfico – Jornal Impresso

16 O projeto gráfico deve trazer também definições sobre:   Papel - formato (exs: 297x210 mm = A4 ou 420x210 mm ou A3, etc) - gramatura (90gr, 120 gr, 180gr,220 gr, etc) - tipo/qualidade (couchê fosco/opaco, couchê brilhante/polido, etc)   Estimativa de custos de produção (diagramação e impressão – orçamento com gráficas)custos de produção Projeto Gráfico – Jornal Impresso

17 O editor deve atentar para duas categorias gerais de informação: 1. 1.Informações sobre a organização (cliente) 2. 2.Informações sobre o público-alvo da publicação Propõe-se 30 a 40% de matérias estritamente institucionais e 60 a 70% de matérias gerais, de interesse de toda a comunidade empresarial. Publicação Impressa Categorias gerais de informação

18 “Para aferir o que interessa à comunidade, o comando da publicação deve elaborar uma pesquisa, por meio de questionário, a fim de conhecer a composição da audiência: número, estado civil, sexo, faixa de salários (ou renda), interesses, motivações, atitudes, níveis intelectuais, (...) etc. Toda programação baseada em critérios empíricos e subjetivos (conversas de “ouvir dizer”) pode fracassar”. REGO (1987, p.81) Publicação Impressa Perfil do leitor : importância da pesquisa Voltar

19 “Uma edição que apresenta exclusivamente textos torna-se monótona e difícil de ser lida”. Recomenda-se: 60 a 70% - Texto 30 a 40% - Ilustração e espaço em branco Publicação Impressa Relação texto x imagem Voltar

20 Esquema de Schramm: Espera de recompensa ____________________ = probabilidade de seleção Esforço provável exigido “A probabilidade de um leitor dedicar atenção a uma mensagem aumenta quando a gratificação é maior e o esforço é menor”. REGO (1987, p.88) Publicação Impressa Linguagem e estilo Voltar

21 “Os custos globais da publicação são calculados a partir da periodicidade, passando pelo tipo de papel, impressão, tiragem, contratação de serviços externos, fotografias (...), até chegar aos serviços de endereçamento (postagem)”. REGO (1987, p.92) Publicação Impressa Custos de produção

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