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TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS Prof. Glauco Carvalho. TI e Logística As tecnologias e os SIs atuais integram atividades logísticas em toda cadeia. Estas tecnologias.

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1 TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS Prof. Glauco Carvalho

2 TI e Logística As tecnologias e os SIs atuais integram atividades logísticas em toda cadeia. Estas tecnologias permitem o intercâmbio entre fornecedores e clientes, facilitando a transferência de dados, favorecendo o gerenciamento de pedidos, demandas, estoques e otimizando de processos.

3 Hardware para Logística Basicamente resumem-se nas categorias: PCs Palmtops Código de barras Coletores de dados Radiofrequências Transelevadores GPS Computador de Bordo Picking automático

4 Picking manual X Picking automático

5 Software para Logística Resumem-se nas seguintes categorias: Roteirizadores WMS, GIS, DRP (geo-localização) MRPs Simuladores Otimizadores de Rede Previsões de Demanda EDI

6 Sistemas de Informação Boa parte da tecnologia útil em logística utilizam os Sistemas de Informações (SIs). Os SIs englobam os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), Sistemas de Informações Gerenciais (SIG), Sistemas Especialistas (SE), Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo, Sistemas de Informações para Executivos, e Sistemas Especialistas para Suporte.

7 E-procurement Trata-se da compra e venda entre empresas de suprimentos e serviços por meio da Internet, geralmente, através de um site de e-business que permite, aos usuários registrados, interagiram. A empresa envia sua intenção de compra à sua rede de fornecedores os quais podem fazer seus orçamentos e responderem. Aquisição Eletrônica

8 E-procurement Vantagens: Velocidade, agilidade, controle e eficiência; Diminuir ciclos e custos administrativos; Melhores preços de compras; Reduz custos de estoques; Melhor mobilidade estratégica; Aquisição Eletrônica

9 Comércio Eletrônico (CE) Trata-se de qualquer negócio transacionado eletronicamente. É a compra e venda de informações, produtos e serviços por meio eletrônico. Tipos de CE: B2C – Entre empresa e consumidor B2B – Entre empresa e empresa C2C – Entre consumidor e consumidor E-Commerce

10 Comércio Eletrônico (CE) Principais desafios do CE: Atender dentro do prazo, Gerenciar expectativas, Administrar devoluções, Integrar a logística. Problemas mais comuns no CE: Inclusão digital, impontualidade, insegurança, pós-venda, indisponibilidade de contato, intangibilidade, identificação incorreta dos clientes. E-Commerce

11 Outros Conceitos E-marketplace: Portais interativos que unem compradores e vendedores em ambiente neutro. Ex: Mercado Livre. T-commerce: CE via televisão interativa, permitindo via web, a navegação e compras por meio do controle remoto. LBS - Location Based Service: Comunicação e interação via celular que permite às operadoras localizar o consumidor em qualquer lugar, e então propor-lhe serviços ou produtos. E-Commerce

12 E-BUSINESS A evolução do CE, originou o conceito de E-business que além dos processos virtuais de compra e venda, inclui muitas outras aplicações internas e de integração, envolvendo a cadeia de fornecimento, relacionamento com o cliente, e logística em geral. Principais áreas do E-business: CRM – Customer Relationship Management ERP – Enterprise Resource Planning

13 CRM A gestão de relacionamento com o cliente é uma filosofia empresarial, um processo contínuo de evolução, de conhecimento e de comunicação com os clientes. Busca aumentar os lucros e garantir a lealdade dos clientes. Lógica de implementação do CRM: Estabelecer políticas de relacionamento; Definir um plano de comunicação a ser adotado; Escolher as tecnologias de comunicação. Customer Relationship Management

14 CRM – Propósitos? Auxiliar o depto de marketing, escolher os melhores clientes, gerar informação de qualidade, favorecer campanhas; Aperfeiçoar vendas e otimizar processos; Personalizar clientes e customizar serviços; Sistemática: Criar um Call Center que centralize todas as formas de contato e alimente o data warehouse da empresa com essas informações. Essas informações são cruciais para o BI da empresa, bem como para a Gestão do Conhecimento. Customer Relationship Management

15 ERP O ERP é um tipo de software de gestão que ajudar a empresa a gerenciar partes de seu processo de negócios, incluindo produção, compras de MP, controle de estoque, PCP, e relacionamento com Fornecedores. Pode incluir ainda módulos de Finanças e RH, entre outros. Considerações para a implementação: Amplitude e integração com os processos; Flexibilidade, facilidade de uso e suporte; Custos de implantação e ROI; Infra-estrutura local e upgrades. Enterprise Resource Planning

16 ERP – Propósitos? Obter documentação e manter processos bem definidos; Otimização e integração de áreas diversas; Aumento da eficiência, rapidez, e acesso a informação; Harmonizar a compra e venda na cadeia de suprimentos; Enterprise Resource Planning

17 M-commerce Mobile Commerce Comércio por meio de dispositivos portáteis sem fio. Compra e venda através de celulares, PDAs (Assistentes Pessoais Digitais). Acesso via bluetooth ou WAP à internet de qualquer local (Wireless Application Protocol). O M-commerce evoluiu com a telefonia móvel e a banda larga, sistemas operacionais para dispositivos móveis mais robustos. Ex: Android com mais de 400 mil aplicativos disponíveis em java.

18 M-commerce - Exemplos Mobile Commerce M-banking (acesso a serviços bancários); Corretagem (movimentação de ações/cotações); Telecomunicações (movimentação de contas); Varejo eletrônico (compras e pagamentos); Notícias e redes sociais; Aperfeiçoar vendas e otimizar processos;

19 GED - Gerência Eletrônica de Documentos Trata-se da geração e controle de diferentes tipos de documentos digitais. É usado por empresas que mantém quantidades grandes de documentos, faturas, pedidos, fotografias, gravações telefônicas, vídeos, etc. O GED pode ser combinado com outras tecnologias como o Business Intelligence (BI) ou o Knowledge Management (KM), por meio do uso de Data Warehouse (DBs) e ferramentas de mineração de dados (Data Mining).


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