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.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.

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1 .....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014

2 - Crescente precarização da carreira docente, das condições de trabalho e da culpabilização dos professores pelo fracasso da aprendizagem dos alunos - Contraposição forte discurso de valorização do magistério e da formação do professor, com políticas que não acompanham as necessidades da profissão. - Crescente precarização da carreira docente, das condições de trabalho e da culpabilização dos professores pelo fracasso da aprendizagem dos alunos - Contraposição forte discurso de valorização do magistério e da formação do professor, com políticas que não acompanham as necessidades da profissão.

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4  Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências.  Fórum Permanente de Apoio à Formação de Professores para a Educação Básica  Cursos de 1ª. Licenciatura – presenciais e a distância  Cursos de 2ª. Licenciatura – presenciais  Cursos de especializaçao  Cursos de aperfeiçoamento e atualizaçao  Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências.  Fórum Permanente de Apoio à Formação de Professores para a Educação Básica  Cursos de 1ª. Licenciatura – presenciais e a distância  Cursos de 2ª. Licenciatura – presenciais  Cursos de especializaçao  Cursos de aperfeiçoamento e atualizaçao

5  Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública.  Apoiar ações de formação continuada de profissionais do magistério da educação básica e em atendimento às demandas de formação continuada formuladas nos planos estratégicos de que tratam os artigos 4º, 5º, e 6º do Decreto n° 6.755, de 29 de janeiro de 2009.  PDE INTERATIVO – diálogo sobre as necessidades formativas dos professores e da escola  Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública.  Apoiar ações de formação continuada de profissionais do magistério da educação básica e em atendimento às demandas de formação continuada formuladas nos planos estratégicos de que tratam os artigos 4º, 5º, e 6º do Decreto n° 6.755, de 29 de janeiro de 2009.  PDE INTERATIVO – diálogo sobre as necessidades formativas dos professores e da escola

6 Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré- escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE.

7  Defesa da formação em nível superior para os professores das séries iniciais e educação infantil.  Posição contrária à Lei 12.796, de 04 de abril de 2013, por representar um retrocesso no direito dos atuais professores das séries iniciais e da educação infantil à formação superior, possibilitando a formação em nível médio.

8 O Curso de Pedagogia trata do campo teórico- prático-investigativo da educação, do ensino, da aprendizagem e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social; A docência compreende atividades pedagógicas inerentes a processos de ensino e de aprendizagens, além daquelas próprias da gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não-escolares, como também na produção e disseminação de conhecimentos da área da educação;

9 Unidade teoria/prática que implica: - assumir uma postura em relação à produção de conhecimento que impregne a organização curricular dos cursos; - tomar o trabalho como princípio educativo na formação profissional, revendo-se os estágios e sua relação com a rede pública e a forma de organização do trabalho docente na escola; - dar ênfase à pesquisa como meio de produção de conhecimento e intervenção na prática social;

10 - os processos de ensinar e de aprender dão-se, em meios ambiental-ecológicos, em duplo sentido, isto é, tanto professoras(es) como alunas(os) ensinam e aprendem, uns com os outros; - o professor é agente de (re)educação das relações sociais e étnico-raciais, de redimensionamento das funções pedagógicas e de gestão da escola; - Assim, propõe ainda que a formação contemple: - consistente formação teórica; - diversidade de conhecimentos e de práticas.

11 A organização e dinamização do trabalho docente pressupõe a reflexão permanente e coletiva sobre o ensinar e o aprender com todos os envolvidos nas interações estabelecidas na escola. O trabalho docente é entendido como trabalho pedagógico e práxis educativa, construído em colaboração.

12 FORMAÇÃO INICIAL -REFORMULAÇÃO DO CURRICULO – OBRIGATORIEDADE DISCIPLINAS; - ESTAGIO CURRICULAR -PARFOR – PARCERIA MEC/SEDF (PROF. Atuando ED. Infantil) FORMAÇÃO CONTINUADA -CURSO ESPECIALIZAÇÃO – PARCERIA MEC/SEDF (2ª. OFERTA)PROGRAMA -PIBID (Turmas Ed. Infantil) PESQUISA - DISSERTAÇÕES E TESES - LINHA, GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO

13 Carmenísia Jacobina Aires jacob@unb.br


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