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O marketing na gestão pública

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Apresentação em tema: "O marketing na gestão pública"— Transcrição da apresentação:

1 O marketing na gestão pública
Conceito e Objetivo “O marketing é, em uma concepção ampla, a área de conhecimento do saber administrativo incumbida de estudar o relacionamento de uma organização com os mercados, públicos aos quais está ligada”.

2 Conceito de marketing no setor publico
O conceito de marketing no setor público refere-se à análise, ao planejamento e o estabelecimento de um bem ou serviço público, capazes de satisfazer às necessidades da população, em determinado tempo, visando ao bem comum. Mara

3 As diferenças de conceitos nas organizações privadas e publicas
Marketing nas organizações privadas era atribuído apenas as áreas de vendas e publicidade; Marketing nas organizações públicas foi e ainda é, tida como forma de manipular, configurando desperdício de dinheiro público Mara

4 Marketing nas organizações privadas e marketing nas organizações publicas
No entanto hoje em ambos segmentos, vem sendo mudado radicalmente tal concepção “arcaica”, sendo hoje tido o Marketing como um facilitador da gestão, em busca da consecução dos objetivos organizacionais. Mara

5 OS TRÊS TIPOS DE MARKETING NO SETOR PÚBLICO
MARKETING TRADICIONAL Objetivo básico da função, estabelecer e manter a ligação entre a organização e seus clientes, consumidores, usuários ou população. Para tal deve-se valor do estudo da oferta, condicionada a necessidade da população-alvo, e da correta determinação de preço, tarifa, da propaganda e da distribuição MARA

6 OS TRÊS TIPOS DE MARKETING NO SETOR PÚBLICO
MARKETING SOCIAL O Marketing social visa, principalmente, à mudança do comportamento do público, para a solução de problemas como: analfabetismo, dependência de drogas, alcoolismo, gravidez na adolescência, difusão de doenças transmissíveis e desnutrição. MARA

7 OS TRÊS TIPOS DE MARKETING NO SETOR PÚBLICO
MARKETING POLÍTICO O marketing político se utiliza de técnicas que tem o objetivo de favorecer a adequação de um candidato ao seu eleitorado potencial, torná-lo conhecido do maior número de eleitores e de cada um deles criar a diferença em relação aos demais candidatos, isto com um mínimo de recursos, otimizando assim o número de sufrágios necessários para ser eleito. MARA

8 Onde temos, o PRODUTO, PREÇO,PRAÇA e
Conceito dos 4’p s O processo dos 4’p s é feita através de uma pesquisa de mercado, junto a população Onde temos, o PRODUTO, PREÇO,PRAÇA e PROMOÇÃO

9 O que gera as atividades dos 4’p s
Todas essas atividades fazem parte do marketing no setor público, cujas principais preocupações são: Localizar e medir a demanda da população por algum tipo de bem ou serviço em determinado espaço de tempo; Traduzir essa demanda em bens ou serviços; Desenvolver e implementar um plano que torne o bem ou o produto disponíveis.

10 Definição Praça: demanda de usuários (identificando assim a quantidade ônibus, assentos, horário, itinerário, local de venda das passagens, etc.); Produto: meio de transporte Preço: fixação da tarifa Promoção: Comunicação dos horários, tarifas e das centrais de reclamações.

11 SISTEMA GLOBAL DE MARKETING NO SETOR PÚBLICO
NÚCLEO Ação de Marketing OUTPUT Satisfação das Necessidades da população / consumidor FEEDBACK Atendimento Externo INPUT Informações Estratégia Organizacional Planejamento

12 Ambiente Externo Através dele o gestor tem amplo conhecimento e informações das leis em todos os âmbitos, alem de atender as reais necessidades da população por igual sem favorecimento, visando proteger os mais altos interesses da sociedade contra o comportamento desenfreado dos negócios

13 Ambiente Externo Há um ambiente externo formado por vários públicos que afetam de forma direta e indireta as ações de marketing, e estas são: comunidade financeira, a imprensa independente, as agências de governo, os legisladores, os grupos de interesse, público em geral.

14 Inputs É o planejamento estratégico, que estabelecerá as diretrizes, entre eles o plano de marketing, no ambiente interno, consiste em capacitar os funcionários, condicionar seu comportamento para o bom atendimento ao cliente da empresa, e a partir daí operacionalizar através dos colaboradores que farão a veiculação no âmbito externo, através dos diversos canais de comunicação disponíveis.

15 Outputs Nada mais é que o produto final de um serviço é sempre um sentimento. A população fica satisfeita ou não, conforme suas expectativas Intangibilidade, a Perecibilidade, Inseparabilidade, Variabilidade.

16 Ação de Marketing Crescente regulamentação do governo levou os gestores públicos a identificar duas principais necessidades a serem adequadas, sendo estas: o staff jurídico, isto para aconselhar os gestores de marketing e a outra Sistema de Informação, o que permite a integração entre os vários departamentos, sejam municipais, estaduais ou federais.

17 Marketing Interno Marketing interno é a visão do empregado como cliente e a visão de cargos como produto, oferecendo assim um produto interno que satisfaça aos desejos e às necessidade desses clientes, enquanto se procura alcançar os objetivos da organização.

18 TELEMARKETING A utilização planejada de recursos de telecomunicações e informática como forma de obter lucro direto ou indireto, através da satisfação do mercado consumidor de qualquer bem ou serviço (DANTAS, 2000,p.26). MARA

19 TELEMARKETING Hoje e cada vez mais vem se utilizando do tele-marketing para acompanhar os consumidores, alem de medir os resultados de cada ação especifica. Mara

20 ATENDIMENTO VERSUS TRATAMENTO
O Atendimento é dar e prestar atenção, considerar, acatar ou levar em consideração uma pessoa, ato este ligado diretamente ao objetivo da organização, estabelecendo assim uma relação de dependência entre o atendente, a organização pública e o cidadão MARA

21 ATENDIMENTO VERSUS TRATAMENTO
o tratamento é a maneira como o servidor dirige-se ao cidadão, orientando-o, conquistando sua simpatia. Trabalho este que depende exclusivamente do atendente. Todo atendimento deve envolver um bom tratamento, mas o bom tratamento não garante o bom atendimento MARA

22 SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), através dos 0800, tem sido um dos principais recursos mais utilizados para promover a satisfação da população e obter um feedback dessa satisfação relativamente ao produto ou serviço MARA

23 COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
A comunicação governamental é uma ferramenta que tem como objetivo a aproximação entre governantes e governados. Por parte do governo, é desejável que atenda as premências expostas pela população, e, por parte da sociedade, é desejável que apóie as atitudes do governo.

24 DIFERENÇA FUNDAMENTAL ENTRE O MARKETING DO SETOR PÚBLICO E O DO SETOR PRIVADO.
Na iniciativa privada o consumidor deve ser convencido a comprar o produto ou serviço; no serviço público, o cidadão busca o serviço por necessidade (exceto em estatais com características empresariais)


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