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Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industria e Comércio(CDEIC) e Defesa do Consumidor Audiência Pública Conjunta.

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Apresentação em tema: "Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industria e Comércio(CDEIC) e Defesa do Consumidor Audiência Pública Conjunta."— Transcrição da apresentação:

1 Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industria e Comércio(CDEIC) e Defesa do Consumidor Audiência Pública Conjunta

2 Conselho Nacional de Lojistas em Shoppings Centers e Entidades Representando mais de 100 mil lojas em todo o Brasil.

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4 Forma de cobrança de aluguel em shopping centers:  Aluguel mínimo ou aluguel percentual. O que for maior

5 Formas de incremento de aluguel  Aluguel em dobro – cobrado normalmente no mês de dezembro.  Aumento acima do Índice - em média 10% a cada 24 meses. Exemplo: um contrato de R$10 mil assinado em julho de 2005, com correção pelo IGPM em junho de 2015: R$14.648,00 e com aplicação do degrau: R$27.947,00 = 91% de aumento real

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7 A cobrança do ALUGUEL EM DOBRO torna os custos muito elevados para os PEQUENO E MÉDIO EMPRESÁRIOS, que atualmente representam 95% DOS LOJISTAS DE SHOPPINGS e não conseguem dobrar as suas vendas em dezembro SOBRE O CONTRATO DE ADESÃO

8 SHOPPINGS NO BRASIL: SETEMBRO 2015 Número Total de Shoppings530 A Inaugurar em 20158 Número Previsto para Dez. 2015538 Área Bruta Locável (Em milhões de m²)14.098 Empregos Gerados996.801 Total de Lojas96.977 Lojas Âncora2.909 Megalojas1.940 Lazer970 Salas de Cinema2.533 Lojas Satélites71.763 Alimentação12.607 Lojas de Serviços6.788 95% das lojas são pequenas lojas. Fonte: ABRASCE

9  Representam 95% dos lojistas de shoppings;  Geram mais de 950 mil empregos diretos e 4,7 milhões de empregos indiretos;  34,5% dos lojistas de shoppings são franqueados.  65,5% são lojistas independentes, que não pertecem a nenhuma rede de franquia  Fonte: Abrasce e ABF(nov/2014) PERFIL DO PEQUENO E MÉDIO LOJISTA DE SHOPPING

10 Resultado da Pesquisa Vox Populi

11 Técnica Survey aplicado através de contatos telefônicos direto com os proprietários de lojas de Shoppings Coleta de dados: 14 de setembro a 12 de outubro de 2015. Público alvo Proprietários de lojas de Shoppings. Amostra 2015: Foram realizados 311 entrevistas, com margem de erro de 4,0% e o intervalo de confiança de 95%.

12 Tamanho das lojas – 50% até 50 m² Tempo de Operação – 44,6% até 5 anos PERFIL DO ENTREVISTADO

13 83,9% das lojas possuem até 10 funcionários 96,5% faturam até R$ 2 milhões/ano PERFIL DO ENTREVISTADO

14 SITUAÇÃO ATUAL DO VAREJO DE SHOPPING NO BRASIL

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21 GRUPO Variação percentual (%) AluguelEstacionamentoServiços BRMALLS5,10%10,60%10,40% IGUATEMI10,30%16,70%17,60% ALIANSCE4,10%15,30%14,40% MULTIPLAN11,60%15,70%-10,4 % GENERAL5,10%4,20%14,70% SONAE SIERRA7,60%15,70%10,90% Crescimento real das receitas 2014/2015 Maiores Grupos de Shoppings no Brasil Fonte : web/Sites de cada Grupo de shopping

22  Apontam índices positivos, apesar do cenário do péssimo desempenho do varejo;  Confirmam a hipossuficiência do pequeno e médio lojista, comparada às grandes redes e aos donos de shoppings.  Mantém os Contratos de adesão, que proíbem a saída espontânea do lojista;  Impedem os lojistas de fecharem suas lojas, cobrando elevadas multas para os distratos; Os Shoppings

23  Grandes receitas dos maiores grupos de shoppings centers;  Receitas muito acima da inflação atual;  Cobrança do ALUGUEL EM DOBRO em dezembro e nos meses com datas festivas;  Cobrança acima do índice inflacionário;  Receitas elevadas de taxas de administração do Condomínio inflando o custo de ocupação. Confirmação de desequilíbrio

24 CONCLUSÃO

25  QUE VEDA O ALUGUEL EM DOBRO  QUE VEDA A COBRANÇA DE ALUGUÉIS PROGRESSIVOS E COMPLEMENTARES APROVAÇÃO DO PL 4447/2012

26 www.conecs.org.br


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