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SENADO FEDERAL SENADO FEDERAL Brasilia, 30 de Junho 2015.

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1 SENADO FEDERAL SENADO FEDERAL Brasilia, 30 de Junho 2015

2 Volume de Vendas (VV) das Editoras Em milhões de Euros VV ANO Fonte: SNE BIEF/JGB – 06.2015 AnoVV 19902 039 19912 026 19922 078 19932 164 19942 221 19952 154 19962 148 19972 137 19982 178 19992 193 20002 286 20012 353 20022 471 20032 539 20042 657 20052 747 20062 791 20072 894 20082 830 20092 829 20102 838 20112 804 20122 771 20132 687 20142 652

3 TÍTULOS EDITADOS SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO DEWEY Categoria de livros – CDU de 1990 à 1994 Os dados apresentados são referentes aos lançamentos, as novas edições revistas e aumentadas e as reedições de livros de bolso, excluindo as reimpressões anunciadas pela base Electre Títulos Publicados Fonte: Electre Ano Numero de títulos publicados 199021 143 199124 041 199224 129 199323 123 199424 039 199523 436 199627 224 199729 220 199837 883 199938 719 200039 422 200144 618 200245 787 200344 145 200452 231 200553 462 200657 728 200760 376 200863 601 200963 690 201063 052 201163 347 201265 412 201366 527 201468 187 Ano BIEF/JGB – 06.2015

4 Exemplares de Livros Vendidos (em milhares de exemplares) Ano Exemplares Vendidos Fonte: SNE Ano Exemplares Vendidos 1990328 532 1991302 986 1992296 114 1993303 221 1994304 032 1995307 103 1996321 012 1997342 502 1998346 803 1999332 974 2000353 582 2001359 460 2002374 002 2003423 540 2004436 413 2005459 150 2006469 678 2007486 599 2008468 325 2009464 476 2010451 934 2011450 579 2012440 901 2013426 815 2014421 793 BIEF/JGB – 06.2015

5 Comparação: índice de preços no consumidor e preço do livro NOTAS: Dados estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estatística e dos Estudos Económicos (INSEE) índice Base 100 em 1998 Não existe índice pelo preço do livro antes do 1990. Índice de preços no consumidor BIEF JGB - 06/15 AnoLivro Índice geral 199080,186,2 199183,889,0 199288,991,1 199391,593,0 199493,994,6 199595,596,2 199697,798,1 199798,899,3 1998100,0 1999100,8100,6 2000100,7102,2 2001102,3103,9 2002103,3105,9 2003104,8108,1 2004106,2110,4 2005107,0112,4 2006108,4114,2 2007109,4115,9 2008110,4119,2 2009111,2119,3 2010112,5121,1 2011115,0123,7 2012118,3126,1 2013118,9127,2 2014119,8127,7 livro índice geral

6 PRODUÇÃO EM NÚMERO DE TÍTULOS Fonte: SNE 19901 9952000200520102011201220132014 Produção em Número de Títulos Lançamentos20 25221 99825 83233 74040 02141 90244 67846 61943 600 Reimpressões18 16220 99926 04532 98839 28739 36641 61648 86554 706 Total de títulos produzidos38 41442 99751 87766 72879 30881 26886 29495 48498 306 Produção em milhares de exemplares Lançamentos212 311220 497242 951350 539386 439379 483387 389353 393344 246 Reimpressões173 854165 665179 910208 393245 489240 579243 524218 640208 995 Total de exemplares produzidos386 165386 162422 861558 932631 928620 062630 913572 033553 241 Tiragem média em exemplares Lançamentos10 48310 0249 40510 3899 6569 0568 6717 5807 896 Reimpressões9 5727 8896 9086 3176 2496 1115 8524 4743 820 Total tiragem média10 0538 9818 1518 3767 9687 6307 3115 9915 628 BIEF/JGB – 06.2015

7 2014 : DIVISÃO POR CATEGORIA EDITORIAL (%) Fonte: SNE CATEGORIA RENDATÍTULOS PUBLICADOSEXEMPLARES VENDIDOS Escolar12,210,013,8 Ciências técnicas e medicais e Gestão3,14,51,2 Direito5,01,30,7 Ciências Humanas e Sociais5,318,03,6 Religião e Esoterismo1,55,51,4 Dicionário e Enciclopédia2,60,63,4 Literatura24,918,225,2 Ensaios e documentos3,56,42,7 Público juvenil14,214,120,7 Revistas em Quadrinhos9,36,49,1 Livros de Belas Artes3,5 1,9 Livros Práticos13,29,513,3 Mapas e Atlas1,72,03,0 Total100,0 BIEF/JGB – 06.2015

8 LOCAIS DE COMPRA (exceto livros escolares) Divisão das compras de livros novos (%): Evolução Fonte: Sofres para o Ministério da Cultura e Comunicação LOCAIS DE COMPRA19941197200020032006200920102011201220132014 Livrarias (todas as redes incluídas)33,233,731,328,525,824,723,423,22322 Livrarias (grandes livrarias e livrarias especializadas) e livrarias de lojas de departamentos 21,521,720,818,318,818,31818,6191818,5 Bancas de revistas, livrarias e papelarias, quiosques, estações de trens e aeroportos 11,71210,510,276,45,54,6443,5 Grandes lojas culturais especializadas (FNAC, etc.) 11,314,817,220,421,822,122,3 2322 Grandes lojas não especializadas (incluindo espaços culturais) 13,715,917,820,121,220,719,119,21919,5 Vendas por internet000,93,26,81013,114,9171818,5 Vendas por correspondência, vendas porta-a-porta e clubes (exceto internet) 33,98,6818,315,91614,815,51414,5 Outros (liquidações, escolas e feiras)7,92724,89,58,56,57,24,9443,5 BIEF/JGB – 06.2015

9 Artigo 1 Toda pessoa física ou moral que edita ou importa livros é obrigada a fixar, para os livros que ela edita ou importa, um preço de venda ao público. Os varejistas devem praticar um preço efectivo de venda ao público compreendido entre 95% e 100% do preço fixado pelo editor ou impotador. Artigo 2 As condições de venda estabelecidas pelo editor compreedem a qualidade deos serviços feitos pelos varejistas em favor da promoção do livro. As entregas correspondentes devem ser superiores às resultantes de importância das quantidades adquiridas pelos varejistas. Artigo 3 O preço efetivo de venda de livros pode ser compreendido entre 91% e 100% do preço de venda ao público. Para suas próprias necessidades, exceto a revenda, pelo Estado, pelas coletividades territoriais e pelos estabelecimentos de ensino. O preço de venda dos livros escolares pode ser fixado livremente desde que a compra é efetuada por uma associação facilitando a aquisição de livros escolares pelos seus membros. Artigo 7 Toda publicidade anunciando preços inferiores é proibida fora dos locais de venda. Lei de 10 de agosto de 1981 referente ao preço do livro EXTRATOS BIEF/JGB – 06.2015

10 Artigo 1 A presente lei sa aplica ao livro digital a partir do momento em que trata-se de uma obra criada por um ou vários autores e que ele é comercializado sob forma digital e publicado sob forma impressa; ou que ele é, pelo seu conteúdo e sua composição, suscetível de ser impresso, exceto os elementos acessórios próprios às edições digitais. Artigo 2 Toda pessoa residente na França que edita um livro digital é obrigada a fixar um preço de venda ao público para todo tipo de oferta de unidade ou em grupo. Este preço pode diferenciar em função do conteúdo da oferta e de suas modalidades de acesso ou de uso. Artigo 3 O preço de venda, fixado em condições determinadas no artigo 2, se impõe às pessoas que propõem ofertas de livros digitais aos compradores situados na França. Lei de 26 de maio de 2011 referente ao preço do livro digital BIEF/JGB – 06.2015

11 Artigo 1 Os elementos acessórios próprios à edição digital compreedem variações tipográficas e de composição, modalidades de acesso às ilustrações e ao texto tais que o serviço de busca associados, as modalidades de rolagem ou de folheação dos elementos contidos, bem como as inserções de textos ou de dados relevando gêneros diferentes, sobretudo sons, músicas, imagens animadas ou fixas, limitadas em número e em importância, complementares do livro e destinados à facilitar sua compreensão. Decreto de 10 de novembro de 2011 RELATIVO AO PREÇO DO LIVRO DIGITAL BIEF/JGB – 06.2015


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