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ADVOCACIA TRABALHISTA EMPRESARIAL Um promissor ramo de atuação para o Advogado, mas é essencial conhecer o mercado e se especializar!! Professor: Rogério.

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1 ADVOCACIA TRABALHISTA EMPRESARIAL Um promissor ramo de atuação para o Advogado, mas é essencial conhecer o mercado e se especializar!! Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela “Universidad Del Museo Social Argentino”, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho, Professor Universitário, Pós Graduação e de Cursos Preparatórios Para Carreiras Jurídicas, Sócio da Martir Advogados Associados - Consultoria Jurídica Empresarial e para o Terceiro Setor e Consultor da Revista Filantropia. 1 1

2 Conteúdo  O Cliente Empresa;  O Mercado como Negócio Jurídico;  Assessoria e Consultoria Jurídica;  O Contrato de Prestação de Serviços e os Honorários;  O Marketing do Escritório (Visão Geral) 2

3 1. O Cliente Empresa O cliente empresa busca um profissional em que ele possa confiar tecnicamente e como pessoa (fidelidade). Não busca um profissional para um único ato, quer cumplicidade, tem necessidade de admirar o profissional e ouvi-lo nos momentos de dificuldade. 3

4 1. O Cliente Empresa Vive em um mundo capitalista e muitas vezes usa de vários meios para alcançar o crescimento e grandes rentabilidades. Não mede muito os riscos, por isso necessita tanto de um advogado ao seu lado, porém, nem sempre acolhe as orientações jurídicas ofertadas. São inteligentes no aspecto comercial. 4

5 1. O Cliente Empresa Nem sempre são cultos ou mesmo técnicos, mas possuem o dom de ganhar dinheiro. Todos acreditam que conhecem o Direito, mas isso em sua essência está longe de ser verdade, porém, são atualizados e sabem identificar com extrema facilidade quando o advogado não conhece respectiva matéria. 5

6 1. O Cliente Empresa Excluindo raras exceções possuem em seu perfil psicológico uma pitada de arrogância, prepotência e soberba, precisam ostentar bens ou mesmo sua versatilidade empresarial (inteligência nos negócios). Não suportam perder, precisam de uma boa desculpa e também jamais admitem o erro. 6

7 1. O Cliente Empresa Por fim, são extremamente exigentes e querem o melhor não importando quanto estão pagando a título de honorários se MIL ou UM MILHÃO, por isso contrato firmado prepare-se para a PRESSÃO!!! Importante saber ainda que quanto maior o cliente, maior são os honorário e maior ainda serão os PROBLEMAS a serem solucionados. 7

8 2. O Mercado como Negócio Jurídico O mercado valoriza o profissionais de renome e especializados e não ligam em remunerar muito bem estes profissionais quando se encontram no risco de eventual prejuízo. Precisam, mais não gostam de remunerar como merecido os profissionais do dia-a-dia, sem referência ou um nome a ser ostentado. Vêem o advogado como objeto de “status”. 8

9 2. O Mercado como Negócio Jurídico Buscam no profissional um misto de amigo confidente e salvador da pátria, porém, no primeiro erro mesmo que involuntário ou inocente a situação se reverte. Por outro lado quando o profissional conquista efetivamente o cliente e oferece uma prestação de serviços constante e com o necessário padrão de qualidade este cliente é duradouro. 9

10 2. O Mercado como Negócio Jurídico Todas as empresas que possuem mão de obra contratada precisam de assessoria jurídica trabalhista (pequenas, médias e grandes). A Reclamação Trabalhista no Brasil é cultural e se intensifica em momentos de crise. Por outro lado, nos momentos de crescimento e lucros a empresa também se expõe contratando mais empregados. 10

11 2. O Mercado como Negócio Jurídico Ou seja, estamos diante de um mercado que sempre estará em alta de formas diferentes, e sempre será necessária a contratação da assessoria jurídica trabalhista empresarial. No entanto é preciso que o escritório se mostre ao mercado como sendo especializado no seguimento e esteja preparado para o exercício desta atividade. 11

12 2. O Mercado como Negócio Jurídico Importantíssimo constituir uma Sociedade de Advogados e, consequentemente, uma Pessoa Jurídica. Os grandes clientes exigem a emissão de Nota Fiscal e outras garantias formais que apenas uma Pessoa Jurídica pode oferecer. Não existe nada de “prejudicial” na abertura de uma Pessoa Jurídica, só a favor, o custo com contador e questões burocráticas se compensa com a profissionalização do negócio. 12

13 3. Assessoria e Consultoria Jurídica O escritório que atua no seguimento do Direito Empresarial do Trabalho tem que estar preparado para desenvolver seus trabalhos em dois frontes: Contencioso – Defender os interesses da empresa judicialmente Preventivo – Evitar / Prevenir as demandas trabalhistas ou ainda preparar a empresa para elas 13

14 3. Assessoria e Consultoria Jurídica A assessoria e consultoria jurídica como um todo corresponde as respostas técnicas aos questionamentos realizados pelo cliente, em face de dúvidas e situações que estão sendo enfrentadas. Modalidades de estratégias técnicas jurídicas no seguimento do cliente, abordando os diversos temas do Direito dentro da área de concentração do escritório. 14

15 3. Assessoria e Consultoria Jurídica Para prestar consultoria e assessoria jurídica é imprescindível conhecer o Direito Material e concomitantemente o Direito Processual, para que assim seja possível definir o melhor caminho. Para tanto necessário se aprofundar no estudo, através de muita leitura, cursos e pesquisa junto aos tribunais (jurisprudência), estando sempre atualizado. 15

16 3. Assessoria e Consultoria Jurídica Importante possuir fácil acesso a legislação e saber utilizá-la através do índice alfabético e sistemático, assim como atualizadas doutrinas sobre os temas. Desenvolver técnicas de busca na internet, sites dos tribunais, outros especializados e o “google” com as devidas ressalvas e análise. 16

17 3. Assessoria e Consultoria Jurídica Todas as respostas em sede de consultoria e assessoria devem ser claras objetivas e fundamentadas, sempre com a real exposição dos riscos. Quando houver absoluta certeza formular as mesmas por e-mail ou ainda parecer escrito. Na incerteza solicitar prazo para melhor pesquisa ou ainda apenas ofertá-las de forma verbal. 17

18 3. Assessoria e Consultoria Jurídica A assessoria e consultoria também implica em reuniões estratégicas e eventuais treinamentos junto ao cliente. O e-mail é o meio mais comum de consulta por parte dos clientes e deve ser respondido com transcrição e indicação da legislação, arquivando as respostas, pois as dúvidas se repetem. 18

19 4. O Contrato de Prestação de Serviços e os Honorários Existem basicamente duas formas de se cobrar pelos serviços prestados, através de honorários avulsos ou honorários mensais. Honorários Avulsos – a cobrança é realizada por processo ou ainda por ato praticado. Fixa- se um mínimo e trabalha-se em porcentagens sobre o valor da causa. 19

20 4. O Contrato de Prestação de Serviços e os Honorários Honorários Mensais – é cobrado um valor mensal pré-determinado e neste valor estão incluídos os serviços a serem prestados conforme estes surgirem, uma espécie de terceirização do departamento jurídico do cliente. Para ambas as formas resta imprescindível a confecção e assinatura de um contrato de prestação de serviços jurídicos / consultoria. 20

21 4. O Contrato de Prestação de Serviços e os Honorários O valor a ser cobrado em uma e outra modalidade dependerá do custo do profissional e escritório, assim como especialização, conceito no mercado e valores que envolvem o caso, complexidade e serviços necessários. Os honorários avulsos devem ser cobrados observando o fato do procedimento / processo normalmente ser longo, trabalhoso e desgastante, assim como os valores finais envolvidos no caso. 21

22 4. O Contrato de Prestação de Serviços e os Honorários A consultoria avulsa é mais tranqüila, pois trilha o caminho do extrajudicial, ou seja, tem começo e fim previsível sem a necessidade de manutenção. Como estratégia de quem almeja os honorários mensais o segredo é valorizar a cobrança nos trabalhos avulsos (cobrar bem...!!), para que o cliente seja tocado pelo custo benefício da mensalidade. 22

23 5. O Marketing do Escritório (Visão Geral) Podemos afirmar que a essência do Marketing corresponde ao estudo do mercado buscando entender as necessidade e desejos de seus consumidores (clientes). Com isso busca-se um produto (serviço) que seja vendável e preferencialmente um sucesso de vendas. 23

24 5. O Marketing do Escritório (Visão Geral) O Marketing jurídico estuda o escritório como sendo o “produto” a ser vendido no mercado. A Propaganda por sua vez é a vitrine, o veículo que divulga e faz este “produto” ser conhecido, um instrumento de divulgação. A Propaganda no Marketing do escritório deve ser muito sutil imperando o bom senso. 24

25 5. O Marketing do Escritório (Visão Geral) O advogado dentro deste conceito deve desenvolver e conhecer muito bem o binômio necessidade e desejo no tocante ao seu pretenso cliente. O cliente que busca se defender em um processo ou ainda propor uma ação necessita de um bom advogado e deseja o melhor (experiente, especializado, renomado, inteligente, rico, bem sucedido autor de várias obras...). 25

26 5. O Marketing do Escritório (Visão Geral) Muitas vezes faz mais sucesso na advocacia aquele que parece ser um bom profissional do que aquele profissional que é excepcional no campo técnico mas não demonstra que é!! Ou seja, não basta ser bom tem que parecer que é, neste caso a imagem é quase tudo. 26


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