A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI GINCANA GÉSSICA CRUZ ROZELI MARIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI GINCANA GÉSSICA CRUZ ROZELI MARIA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI GINCANA GÉSSICA CRUZ ROZELI MARIA

2 Gincana Gincana é um conjunto de tarefas disputadas entre grupos diversos, com o mesmo objetivo final. As gincanas podem ser realizadas por diversos tipos de competições onde os concorrentes enfrentam várias provas, com obstáculos que dificultam as tarefas.

3 Inicialmente gincana era um jogo índio onde os participantes estavam montados em um cavalo. Da gincana foram originadas varias modalidades esportivas, sendo que algumas aulas consistem em provas de habilidade e obstáculos. Alguns desses são esportes motorizados, aquáticos ou esportes de inverno.

4 As gincanas são muito populares para as crianças, e por isso são muitas vezes organizadas gincanas escolares, onde diferentes equipes fazem jogos. Habitualmente cada equipe tem seu próprio grito de guerra.

5 As competições podem ser realizadas para por em prova as habilidades físicas ou mentais dos participantes, sempre com um prémio final, onde vence o melhor ou o que tiver mais sorte. As gincanas podem ser organizadas visando diversos objetivos. Ou seja, gincana é a competição entre equipes em que ganha é a que completar as tarefas com mais rapidez e habilidade.

6 Nos últimos anos a gincana tem sido objeto de pesquisa e interesse de psicólogos, pedagogos e educadores principalmente como alternativa metodológica. Pois a gincana interligam o prazer e o conhecimento, visto que, vem quase sempre acompanhada do desenvolvimento humano.

7 Percepção censório e motora A criança percebe seu próprio corpo e o ambiente físico e social. Por meio de todos os sentidos: o visual, o auditivo, o tato, o gustativo e o olfativo. Ela percebe sono, capta imagens, sente sabores e cheiros, sente frio ou calor. A integração de todas essas percepções é que ira promover a maturidade da criança aguçando sua atenção e sensibilidade de forma que enriqueça sua experiência nas áreas cognitiva e social.

8

9 Diretamente relacionada a percepção sensorial estão a coordenação motora, a percepção espaço temporal, o esquema corporal e a alteridade. A fim que a criança possa ampliar a consciência que o próprio corpo e o ambiente que a circunda, propomos a seguir atividades diversificadas que estimulam o aprimoramento de todas essas habilidades.

10 Os sentidos Existem terminações nervosas que constituem os receptores sensoriais, capazes de detectar estímulos do ambiente ou do interior do organismo, e enviar esse estimulo para o sistema nervoso por um nervo sensorial. Existem alguns tipos de receptores que diferem quanto ao tipo de estimulo que são capazes de reconhecer: estímulos mecânicos, diferenças de temperatura, presença de determinada substancias químicas, luz e odor.

11 Tato O órgão relacionado ao sentido do tato é a pele.

12 Visão Os olhos, que são os órgãos sensoriais relacionados com a visão.

13 Audição A estrutura que recebe os sons e onde estão os receptores sensoriais é a orelha.

14 Paladar A percepção dos sabores é realizada por receptores de alguns tipos de moléculas (quimiorreceptores) localizados na língua.

15 Olfato O órgão sensorial que abriga os receptores relacionados ao olfato é o nariz, especificamente o epitélio que reveste o teto das cavidades nasais.

16 Referencias Bibliográficas LAURENCE, J. Biologia: ensino médio, volume único/ J. LAURENCE. - 1. Ed. São Paulo: Nova geração, 2005. SILVA, ISABEL DE OLIVEIRA E. Educação e seus atores: experiências, sentidos e identidade. / Organização: SILVA, ISABEL DE OLIVEIRA. LEÃO, GERALDO.-1 Ed. Belo Horizonte, MG. Autêntica,2011.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI GINCANA GÉSSICA CRUZ ROZELI MARIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google