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ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães. Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios.

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1 ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães

2 Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios existentes Escolha do tipo de empresa Internacionalização da empresa OBJETIVOS

3 DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO NEGÓCIO

4 Muitas pessoas, ao andar pela cidade, podem ver multidões, fachadas e anúncios, enquanto um empreendedor percebe o que está por trás disso: fluxo de pessoas com inúmeras motivações... Ele enxerga a riqueza circulando e as oportunidades DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO NEGÓCIO

5 De onde surgem as oportunidades?

6 1)Novo negócio com base em novo conceito 2)Novo negócio com base em conceito existente 3)Necessidades de consumidores 4)Aperfeiçoamento do negócio 5)Exploração de hobbies 6)Derivação da ocupação 7)Observação de tendências Fontes de oportunidades de negócios

7 Se o empreendedor desenvolve um novo produto ou serviço, mas não tem os recursos financeiros para produzi-lo e distribuí-lo, ou não tem interesse em criar ou aumentar uma empresa, mas deseja explorar a ideia, uma boa saída são as licenças; em troca de comissão sobre as vendas ou pagamento predefinido.  Patenteá-lo ou registrá-lo de alguma forma Licenças

8 Fatores críticos para o sucesso de novos produtos 1)Pesquisa adequada de marketing 2)Atendimento de uma necessidade 3)Grande vantagem do produto 4)Qualidade e preço adequado no lançamento 5)Escolha dos canais corretos de distribuição

9 AVALIAÇÃO DE IDEIAS DE PRODUTOS  Nenhuma delas é garantia de sucesso, riqueza e muito menos perenidade.  Estratégia! Não apenas a criatividade e inovação  Muitos aspectos a considerar e planejar – Avaliação da viabilidade e dos riscos

10 Critérios para avaliar produtos e negócios  Nenhuma delas é garantia de sucesso, riqueza e muito menos perenidade.  Estratégia! Não apenas a criatividade e inovação  Muitos aspectos a considerar e planejar – Avaliação da viabilidade e dos riscos

11 Critérios para avaliar produtos e negócios  Viabilidade de mercado  Concorrência  Viabilidade de produção  Controle governamental  Investimento inicial e retorno

12 Critérios para avaliar produtos e negócios 1)Viabilidade de mercado  O produto tem compradores potenciais?  Com que frequência o produto seria comprado?  Quem compraria?  Quantos comprariam?  Onde estão os compradores?  Qual preço aceitariam?  Há sazonalidade?

13 Critérios para avaliar produtos e negócios 2) Concorrência  Quem são os concorrentes?  Quantos são?  Onde estão?  Quais são as suas vantagens competitivas?  Qual é o alcance e a eficácia de seus canais de distribuição?  Há barreiras para novos ingressantes?  Quais são os fornecedores concorrentes?

14 Critérios para avaliar produtos e negócios 3) Viabilidade de produção  Existem componentes e matérias-primas para fazer o produto ou tipo de negócio?  Existem máquinas, equipamentos e instalações?  Existe a mão de obra?  Qual a necessidade de desenvolvimento e de experimentação?  Qual o investimento necessário?

15 Critérios para avaliar produtos e negócios 4) Controle governamental  Há controles governamentais sobre o produto ou tipo de negócio?  Há necessidade de licenciamento ou aprovação?  Qual o investimento necessário para atender a legislação?

16 Critérios para avaliar produtos e negócios 5) Investimento inicial e retorno  Qual o investimento necessário?  Qual o período de retorno desse investimento?

17 AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE

18  Analisar as vantagens e desvantagens deste tipo de operação.

19 AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE PRÓS

20 AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE CONTRAS

21 AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO  Histórico da empresa e perspectivas  Patrimônio e operações em andamento  Preço da compra

22 TIPOS DE EMPRESA

23 AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO  Empresa tradicional  Empresa familiar  Franquia  Escritório doméstico (home office)  Cooperativas

24 VÍDEO  Case Laboratório Sabin Dra. Janete Vaz


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