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LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO Prof. Olavo Tapajós, D. Sc.

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1 LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO Prof. Olavo Tapajós, D. Sc.

2 HISTÓRICO: @ A aquisição de bens e serviços, inicialmente era realizada através das trocas, confundindo-se com a própria história da humanidade; @ O aparecimento da moeda, transformou a atividade de compra em uma relação mercantil;

3 HISTÓRICO: @ A evolução da A.M. ou da Logística de Suprimento está diretamente ligada as grandes transformações sociais, econômicas e tecnológicas provocadas pela Revolução Industrial; @ As empresas com o advento da máquina e a produção em massa, favoreceram ao comportamento gerencial da época (decisões em fatos e dados);

4 HISTÓRICO: @ Foi nos Estados Unidos e na França que surgiram os primeiros movimentos de padronização para melhorar o desempenho das atividades de compras; @ Com o estabelecimento das diretrizes das compras bem definidas, houve necessidade de se abordar a gestão de estoques. A França foi o primeiro país a se preocupar com os problemas de estoques;

5 HISTÓRICO: @ A Segunda Guerra Mundial, paralisou os estudos sobre as compras e estoques, porém com os esforços bélicos e os avanços tecnológicos, ratificaram a necessidade de continuação dos estudos; @ A partir deste ponto houve uma evolução muito grande na área de gestão de estoques;

6 HISTÓRICO: @ Paralelamente, outras atividades vinculadas ao fluxo de material tiveram o seu desenvolvimento implementado, tais como: transporte, armazenamento e manuseio e movimentação de material, controle de qualidade; @ Deste modo, a evolução a partir das compras, consolidou a Logística de Suprimento ou A.M., como função administrativa diretamente ligada ao fluxo de materiais.

7 DEFINIÇÃO: “Corresponde, no seu todo, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necesárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação de materiais destinados às atividades operacionais de uma empresa, seja esta de natureza industrial, comercial ou de serviços” (Renaund, 1986).

8 OBJETIVO: @ É prover o material certo, no local de operação certo, no instante correto e em condição utilizável ao custo mínimo (Ronald Ballou, 1995). OBS: a distribuição de uma empresa é o suprimento de outra. Eles diferem na forma com que a demanda pelo fluxo de produtos é gerada e a importância relativa de cada atividade.

9 LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO NO BRASIL: @ A estrutura empresarial, pode ser dividida em dois contextos: o gerencial e o tecnológico. @ Contexto gerencial: não vem acompanhando as tendências mundiais, até porque é dificil importamos ferramentas, técnicas e procedimentos compatíveis com a nossa realidade.

10 LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO NO BRASIL: @ Aspecto tecnológico: nota-se que a importação de equipamentos e know-how proporciona às nossas áreas técnicas um acompanhamento regular do desenvolvimento tecnológico geral.

11 LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO NO BRASIL: @ No Brasil os empresários já começaram a perceber a importância da Logística de Suprimento na redução dos custos logísticos, parcela bastante significativa na composição do preço final do produto ou serviço ao mercado consumidor.

12 TENDÊNCIAS: @ Nas duas últimas décadas tem aumentado o número de empresas que adotaram o conceito de Logística de Suprimento, em função das vantagens competitivas necessárias para a permanência no mercado globalizado.

13 TENDÊNCIAS: @ Primeiro aspecto: as indústrias tendem a utilizar cada vez mais componentes e materiais altamente complexos e especializados, a fim de atender às exigências de um mercado de crescente.

14 TENDÊNCIAS: @ Segundo aspecto: é o uso intensivo das tecnologias de informação para o controle das funções administrativas do fluxo de materiais nas empresas; @ Terceiro aspecto: é a tendência crescente da automação do parque fabril.

15 CONSIDERAÇÕES: @ O canal de suprimento pode ser considerado semelhante ao da D.F. Os processos mais importantes são: @ Inicialização e transmissão dos pedidos de compras; @ Transporte de carregamentos até o local da fábrica; @ Manutenção dos estoques no parque fabril.

16 CONSIDERAÇÕES: @ A motivação da L.S. é satisfazer às necessidades do processo de operação, tais como uma linha de produção na manufatura ou um processo operacional de banco, hospital, shopping, etc. @ Essas necessidades provêm das curvas de demanda dos clientes, das atividades de promoção e dos programas e planos de distribuição física.

17 CONSIDERAÇÕES: @ Hoje, algumas empresas compartilham a administração do transporte e estoques, possibilitando melhor coordenação das atividades, diminuindo o custo administrativo; @ O processo de compras é uma atividade típica da Logística de Suprimento, porém em algumas organizações pode ser encontado na atividade de produção.

18 A IMPORTÂNCIA DAS COMPRAS: @ Nas atividades da L.S. o processo de compras é usado para referir-se aos aspectos de obtenção de bens tangíveis ou mesmo serviços que tem um forte impacto nas atividades produtivas ou operacionais das organizações.

19 AS PRINCIPAIS ATIVIDADES (COMPRAS): 1 - Assegurar descrição completa e adequada das necessidades; 2 - Selecionar fontes de suprimento; 3 - Conseguir informações de preço; 4 - Colocar os pedidos (ordens de compra);

20 AS PRINCIPAIS ATIVIDADES (COMPRAS): 5 - Acompanhar (diligenciar) os pedidos de compra; 6 - Verificar notas fiscais; 7 - Manter registros e arquivos eletrônicos; 8 - Manter relacionamento com mercado fornecedor.

21 ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DE OPERAÇÃO: @ A L.S. atende poucos ou às vezes um único cliente, enquanto a D.F. atende muitos clientes. O maior cliente da L.S. é o sistema de produção ou operação.

22 ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DE OPERAÇÃO: A Logística de Suprimento do processo produtivo deve ser realizada conforme indicação abaixo: @ Suprimento direto para atender a linha de produção; @ Suprimento direto para o estoque (armazenamento).

23 @ Suprimento direto para estoque: Estoques agem como “amortecedores” entre suprimento e demanda. São benéficos ao sistema de suprimento porque garantem maior disponibilidade de componentes para a linha de produção.

24 CRITÉRIOS PARA MANTER UM ITEM NO ESTOQUE: 1 - Ser comprado em quantidade maiores ou iguais a um lote mínimo; 2 - A tabela de preços do fornecedor deve ter descontos por volume;

25 CRITÉRIOS PARA MANTER UM ITEM NO ESTOQUE: 3 - Ser de valor relativamente baixo; 4 - Ser econômico comprá-lo juntamente com outros itens; 5 - Pode ser usado numa larga variedade de modelos ou produtos;

26 CRITÉRIOS PARA MANTER UM ITEM NO ESTOQUE: 6 - Ter tabelas de fretes ou requisitos de manuseio que facilitem a compra em grandes lotes; 7 - Ter alto grau de incerteza na entrega ou na continuidade do suprimento.

27 @ Suprimento direto para a linha de produção: A idéia de “puxar” matéria-prima, insumos, materiais, peças e equipamentos através do canal de suprimento à medida que haja necessidades operacionais, sem ir aos estoques, é denominado de JUST-IN-TIME - JIT.

28 ABORDAGEM SISTÊMICA: @ A Administração de uma forma geral, vem passando por grandes transformações na sua forma de concepção, através da revolução industrial, chegando a revolução da informação e do conhecimento nos dias de hoje. @ A empresa moderna deve ser dinâmica, ou seja, um sistema aberto, onde as outras atividades funcionais possam interargir conjuntamente;

29 ABORDAGEM SISTÊMICA: @ Numa empresa de sistema aberto, podem ser identificados os seguintes sistemas: financeiro, recursos humanos, produção, engenharia, meio ambiente, marketing e distribuição física etc.

30 ABORDAGEM SISTÊMICA: @ Empresas sistema aberto: mantém permanente contato com o meio ambiente, influenciando-o e sendo influenciado por ele, permitindo a flexibilidade no atendimento ao mercado consumidor.

31 ABORDAGEM SISTÊMICA EMPRESA AMBIENTE COMPETIDORES BANCOS ECONÔMIA INTERNA ECONÔMIA EXTERNA FORNECEDORES COMUNIDADE CLIENTES ACIONISTAS AMBIENTE

32 ABORDAGEM SISTÊMICA: MANUSEIO Logística de Suprimento. MEIO AMBIENTE ESTOQUES AQUISIÇÃO ARMAZENAMENTO TRANSPORTE MOVIMENTAÇÃO SISTEMAS QUALIDADE


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