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Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula D. Empresas Capacidade de surpreender o cliente diferente de preço e prazo Reinventaram o seu setor A Informação será o grande.

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1 Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula D

2 Empresas Capacidade de surpreender o cliente diferente de preço e prazo Reinventaram o seu setor A Informação será o grande meio de Vendas daqui para frente... Surpreender o cliente Mostre o que ele não esperava ver...

3 Alguns tipos de sistemas

4 Tipos de sistema 1. Sistemas de Gestão Empresarial Integrada - ERP (Enterprise Resource Planning) ‏ 2. Sistemas de Informações Gerenciais (SIG’s - Management Information Systems) ‏ 3. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD’s – Decision Support Systems) ‏ 4. Sistemas Especialistas 5. Sistemas de Informações Geográficas (GIS) ‏ 6. Sistemas de Workflow 7. Sistemas de Data Warehouse (Armazém de Dados) ‏ 8. Sistemas de CRM (Customer Relationship Management) ‏ 9. Sistemas de Data Mining (Mineração de Dados ou Descoberta de Conhecimento) ‏ 10. Sistemas de Comércio Eletrônico (e-commerce)

5 ERP - Sistemas de Gestão Empresarial Integrada (Enterprise Resource Planning)‏ São sistemas que unem e integram os diversos sistemas rotineiros ou transacionais de uma organização. Permitem integrar os departamentos, de forma a agilizar processos e ainda gerar o Just-in-time (produção por demanda, sem estoques). Por exemplo, quando uma venda é feita, a entrada é dada no sistema rotineiro de Vendas, mas o sistema de produção e o sistema de compras já sabem o que terão que fazer.

6 SIG's - Sistemas de Informações Gerenciais (Management Information Systems)‏ O objetivo de um SIG é fornecer informações para a tomada de decisões, ou seja, são sistemas que fornecem relatórios. O usuário deve solicitar de alguma forma (escolha por menus, uso de comandos, etc) a informação que necessita, e o SIG procura em seus registros tal informação e a apresenta da melhor maneira possível ao usuário. Esta maneira pode ser textual (relatórios descritivos), por planilhas ou de modo gráfico. Modo Gráfico é o preferido pelos administradores pois oferece mais informações em menor espaço (“uma figura vale por mil palavras”). O gráfico por ser tipo “pizza”, em “barras” ou por “linhas”.

7 SAD's - Sistemas de Apoio à Decisão Decision Support Systems)‏ Um SAD recebe como entrada alternativas para solução de um problema e devolve as conseqüências para cada alternativa. Assim o administrador pode avaliar qual é a melhor alternativa. O SAD não decide qual é a melhor decisão, nem indica que alternativas existem. A diferença para o SIG é que um SAD é interativo (usuário pode entrar com várias alternativas) e ainda avalia as alternativas através de técnicas de what-if (= e se eu fizer isto, o que acontecerá …), tais como projeção e regressão.

8 Sistemas Especialistas Objetivo: tomar decisões. São sistemas computacionais que devem apresentar um comportamento semelhante a um especialista em um determinado domínio. Um Sistema especialista é uma classe de programa de computador e aplicado comercialmente. Em síntese, são programas constituídos por uma série de regras que analisam informações (normalmente fornecidas pelo usuário do sistema) sobre uma classe específica de problema (ou domínio de problema).

9 GIS - Sistemas de Informações Geográficas (GIS)‏ Objetivo: integrar mapas e bancos de dados mas permitindo o geoprocessamento de imagens (cálculo de distâncias, localizar entidades no mapa, identificar que entidade corresponde a certos objetos no mapa). Os sistemas geográficos possuem como particularidade o armazenamento de entidades geográficas, contendo informações descritivas (como em bancos de dados) integradas com informações gráficas, sejam pictóricas ou espaciais. Além disto, existe a possibilidade de análise e manipulação espacial destes dados geo- referenciados.

10 Workflow Objetivo: permitir o planejamento e controle do fluxo de trabalho e o roteamento automático de documentos. Problemas: demora: atividades manuais que não agregam, deslocamentos, esquecimentos não saber para onde encaminhar não saber o que fazer erros de encaminhamento falta de informações sobre status ou andamento perda de documentos Funcionalidades: programação do fluxo (decisões, tempo de espera) ‏ alertas e lembretes status rastreamento/localização documentos eletrônicos

11 Data Warehouse - (Armazém de Dados)‏ Objetivo: agilizar tomada de decisões sem onerar bases transacionais. Definição de Data Warehouse: uma base centralizada contendo dados copiados de bases remotas e geralmente distribuídas.

12 CRM- (Customer Relationship Management)‏ Objetivo: armazenar informações sobre clientes, com objetivo de apoiar o marketing de relacionamento ou 1-to-1 (one-to-one). O termo CRM foi criado para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente, essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objetiva ajudar as companhias a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interações com a empresa. O seu objectivo principal é auxiliar as organizações a angariar e fidelizar clientes ou prospectos, fidelizar clientes actuais procurando atingir a sua satisfação total, através do melhor entendimento de suas necessidades e expectativas e formação de uma visão global dos ambientes de marketing.

13 Data Mining - (Mineração de Dados ou Descoberta de Conhecimento)‏ Objetivo: encontrar padrões implícitos em bancos dados, geralmente usando técnicas estatísticas Mineração de dados (também conhecida pelo termo inglês data mining) é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados.

14 E-commerce (Sistemas de Comércio Eletrônico) O Comércio Eletrônico é a compra e venda de bens e serviços utilizando as tecnologias de informação como a Internet. Existe o Business-to-Business (B2B) transações eletrônicas entre parceiros de negócio e existe o Business-to-Consumer (B2C) - que consiste na venda direta ao consumidor final.


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