A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cinemática Vetorial Professor John Disciplina FÍSICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cinemática Vetorial Professor John Disciplina FÍSICA."— Transcrição da apresentação:

1 Cinemática Vetorial Professor John Disciplina FÍSICA

2 Introducão Deslocamento, velocidade e aceleração
Grandezas físicas vetoriais

3

4 Velocidade

5 EXERCICIO DE APLICAÇÃO
Uma pessoa caminha do ponto A até o ponto B em 10 minutos, seguindo a trajetória indicada na figura. Determine o módulo do vetor deslocamento e o módulo do vetor velocidade média entre os pontos A e B.

6

7 Vetor Velocidade É o vetor que representa a direção e o sentido do movimento em todos os pontos da trajetória Direção:tangente a trajetória - Módulo: Sentido: o mesmo do movimento

8 Velocidade Vetorial Instantânea
Módulo: igual ao módulo da velocidade escalar no instante t [v = v]; Direção: da reta tangente à trajetória pelo ponto P; Sentido: do movimento.

9 Há dois critérios básicos para se observar alterações no vetor velocidade: • a intensidade de v varia, ou seja, o movimento é acelerado ou retardado; • a direção de v varia, ou seja, o movimento tem trajetória curvilínea.

10 Há dois critérios básicos para se observar alterações no vetor velocidade: • a intensidade de v varia, ou seja, o movimento é acelerado ou retardado; • a direção de v varia, ou seja, o movimento tem trajetória curvilínea.

11 Há dois critérios básicos para se observar alterações no vetor velocidade: • a intensidade de v varia, ou seja, o movimento é acelerado ou retardado; • a direção de v varia, ou seja, o movimento tem trajetória curvilínea.

12 Há dois critérios básicos para se observar alterações no vetor velocidade: • a intensidade de v varia, ou seja, o movimento é acelerado ou retardado; • a direção de v varia, ou seja, o movimento tem trajetória curvilínea.

13 Cinemática Vetorial Capítulo 09 – pág. 55
Há dois critérios básicos para se observar alterações no vetor velocidade: • a intensidade de v varia, ou seja, o movimento é acelerado ou retardado; • a direção de v varia, ou seja, o movimento tem trajetória curvilínea. Cinemática Vetorial Capítulo 09 – pág. 55

14 Com exceção do MRU, todos os demais movimentos terão sua velocidade variando, seja em intensidade (movimentos acelerados e retardados) e/ou em direção (movimentos em trajetórias curvilíneas).

15 Aceleração Vetorial

16 Aceleração Centrípeta
É a aceleração que modifica a direção do vetor velocidade(movimento). Módulo: Direção: Radial Sentido: Para o centro

17

18 Aceleração Resultante

19 Complete a tabela escrevendo uma das opções: nula ou não nula.

20

21

22

23

24

25 Boa Semana!


Carregar ppt "Cinemática Vetorial Professor John Disciplina FÍSICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google