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UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT - CAMPUS XVI – IRECÊ/BA PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO DE PROCESSOS.

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1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT - CAMPUS XVI – IRECÊ/BA PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO DE PROCESSOS EDUCATIVOS. IAMAR RACHEL E NARA LÍGIA ORIENTADORA: LORMINA BARRETO NETA.

2 TDAH – Um trabalho de investigação exploratória numa abordagem relacional escola-família.

3 Contextualização O porquê da pesquisa. Vivência com familiares que apresentam o transtorno; crescente número de crianças suspeitas de possuírem TDAH; o despreparo dos envolvidos com essas crianças;

4 Objetivos Geral: Compreender o TDAH numa perspectiva da adaptação comportamental como forma de intervenção nos ambientes escolares.

5 Específicos: Compreender o conceito do TDAH; Relatar as repercussões do TDAH no relacionamento familiar, na vida escolar e social e os conflitos que surgem da convivência com um portador do transtorno; Colaborar com os pais para lidarem com o problema do filho com TDAH de um modo mais adequado;

6 Questões Levantadas Quem está preparado para receber essas crianças? Quem conhece, ao menos um pouco, do que é ser portador de TDAH? Quem conhece o TDAH? Os manejos de classe são suficientes para favorecer o processo de aprendizagem dos alunos com TDAH?

7 I CAPÍTULO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS DO TDAH. TIPO DESATENTO TIPO HIPERATIVO/ IMPULSIVO TIPO COMBINADO TIPO NÃO ESPECÍFICO DIAGNÓSTICO CAUSAS DO TDAH O TRATAMENTO

8 II CAPÍTULO - A FAMÍLIA DAS CRIANÇAS COM TDAH. REEDUCANDO OS PAIS III CAPÍTULO - O PAPEL DA ESCOLA E SUAS CONTRIBUIÇÕES DIANTE DOS TRANSTORNOS DO TDAH.

9 IV CAPÍTULO - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS CONDUTORES DA PESQUISA. ASPECTOS METODOLÓGICOS; TIPO DE PESQUISA; UNIVERSO E AMOSTRA DA PESQUISA; COLETA DE DADOS; QUESTIONÁRIO; ANÁLISE DOS DADOS

10 Referencial Teórico BALLONE, G.J. Distúrbio de Déficit de Atenção por Hiperatividade. BARKLEY, Russel A. (org.). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: manual para diagnóstico e tratamento. KICARR, Patrick. Como ser pai para um filho portador de TDAH. TIBA, Içami. Quem ama educa. DUPAUL, George J.; STONER, Gary. TDAH nas escolas.

11 Conclusão A inclusão do TDAH é incoveniente se não cuidado precocemente; O professor é fundamental para auxiliar no diagnóstico do TDAH; O TDAH precisa ter na escola um acompanhamento especial; Oferecimento às famílias de informações sobre o transtorno, pelas escolas;

12 O professor será o elo principal entre a família e o especialista, durante o tratamento do TDAH; Impor limites é necessário; As relações entre pais e filhos com TDAH se caracteriza, geralmente, por conflitos; É de fundamental importância a reeducação e orientação dos pais; É de suma importância manejos de classe adequados; Professores informados e sensibilizados.


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