A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fibra Proteica Caseina Acadêmico: João Paulo A. Maraschin Pesquisa referente à fibras da disciplina de Materiais Têxteis – Primeira Fase.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fibra Proteica Caseina Acadêmico: João Paulo A. Maraschin Pesquisa referente à fibras da disciplina de Materiais Têxteis – Primeira Fase."— Transcrição da apresentação:

1 Fibra Proteica Caseina Acadêmico: João Paulo A. Maraschin Pesquisa referente à fibras da disciplina de Materiais Têxteis – Primeira Fase

2 Sigla  K Nome da fibra  Caseína Família  Química : Artificial Caracterização  proteína da decantação do leite

3 A caseína (do latim "caseus", queijo) é uma proteína do tipo fosfoproteína encontrada no leite fresco. Quando coagula com renina é chamada de "paracaseína" (caseína de coalho) e, quando coagulada através da redução de ph (utilização de ácidos) é chamada "caseína ácida". É precipitada pelos ácidos ou pela renina, uma enzima proteolítica produzida no estômago dos vitelos (bezerros) recém-nascidos (também é produzida por alguns tipos de plantas e micróbios). A enzima tripsina hidrolisa a peptona tirando o fosfato. Além de ser consumido no leite, produção de derivados do leite (como queijo), a caseína é usada na produção de adesivos, plásticos (para punhos de facas, cabos de guarda-chuvas, botões, etc), como aditivo de alimentos e para a produção de vários produtos alimentícios e farmacêuticos. A proteína purificada é insolúvel em água. Enquanto é insolúvel em soluções salinas neutras, prontamente se dispersa em meio alcalino diluído e em soluções salinas tais como oxalato de sódio e acetato de sódio. Além disso, a caseína faz muito bem à saúde. A caseina como fibra têxtil de simbolo (K) tem o seu uso restrito a fios para sutura devido a sua melhor absorção pelo organismo, outras finalidades não são usuais pela ética alimentar envolvida.

4 “Outra substância que começa a ser explorada no setor têxtil” é a caseína, a proteína do leite, da qual pode-se obter um tecido ideal para a fabricação de camisetas e peças íntimas. Na Università Statale di Milano, a caseína é tratada com soda aquecida e assim se polimeriza, formando verdadeiras fibras estáveis que podem ser entrelaçadas sozinhas ou juntamente com a seda, o algodão ou caxemira. Na Itália, um exemplo da aplicação do leite na indústria têxtil é a linha de camisetas chamada Milk Wear, lançada em junho do ano passado e distribuída pelo Woolgroup. Para produzi-las, inicialmente o leite é desidratado e desnatado. Em seguida, graças a modernas técnicas de bioengenharia, é utilizado também para a tecelagem. O resultado final é uma fibra com uma capacidade de absorção da umidade superior àquela típica das fibras sintéticas. Atualmente, o preço médio de uma camiseta da marca Milk Wear está por volta de 84 euros. Curiosidade

5 Exemplificação

6 Referência Bibliográfica http://www.wikipedia/proteinaleite-caseina.htmlacesso em 10/05


Carregar ppt "Fibra Proteica Caseina Acadêmico: João Paulo A. Maraschin Pesquisa referente à fibras da disciplina de Materiais Têxteis – Primeira Fase."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google