A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

D O P ARÁGRAFO - P ADRÃO A O T EXTO A RGUMENTATIVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "D O P ARÁGRAFO - P ADRÃO A O T EXTO A RGUMENTATIVO."— Transcrição da apresentação:

1 D O P ARÁGRAFO - P ADRÃO A O T EXTO A RGUMENTATIVO

2 P ARÁGRAFO -P ADRÃO ( MICROTEXTO ) Tópico frasal Ideia-núcleo: posicionamento do autor diante de um tema (contextualizado de maneira muito breve), apresentado em um ou dois períodos. Argumentação Defesa da ideia-núcleo; Argum. 1 + Desenvolvimento (Conectivo) Argum. 2 + Desenvolvimento Conclusão Reforça a opinião apresentada no início. T EXTO ARGUMENTATIVO ( MACROTEXTO ) Introdução – 1º parágrafo Contextualização do tema + Delimitação do tema + Tese (ponto de vista sobre o tema). Desenvolvimento 2º parágrafo: Tópico frasal (argumento 1) + desenv. + conclusão do argumento 1 3º parágrafo: Tópico frasal (argumento 2) + desenv. + conclusão do argumento 2 Conclusão – 4º parágrafo Retoma argumentos/linha de raciocínio; Reforça/reafirma a opinião apresentada no início.

3 A L INGUAGEM DO T EXTO A RGUMENTATIVO Em grande parte dos gêneros argumentativos, recomenda-se a utilização de linguagem formal e impessoal, sem marcas de primeira pessoa do singular. Com isso, espera-se atribuir maior credibilidade à argumentação, a qual não será vista pelo leitor como excessivamente pessoal ou particularizada. No texto argumentativo que você produzirá para as matérias de História e Língua Portuguesa, lembre-se de que você deverá assumir e defender seu posicionamento diante do tema; entretanto, não deverá apresentá-lo por meio de expressões como “eu acho que”, “para mim” ou “na minha opinião”, as quais devem ser evitadas.

4 C ONECTIVOS E OUTROS OPERADORES ÚTEIS : Operadores que auxiliam na contra-argumentação, ou seja, contribuem para considerar a opinião contrária à que se quer defender, sem atribuir a ela valor excessivo: embora, apesar de, ainda que, mesmo que. Operadores que indicam causa ou introduzem uma justificativa ou explicação: motivo, razão, causa, porque, pois, uma vez que, já que, por causa de, em vista de, em virtude de, devido a. Operadores que indicam consequência ou introduzem uma conclusão: decorrência, resultado, reflexo, efeito, consequência, consequentemente, em decorrência, logo, portanto, assim, por isso, de modo que, em vista disso. IMPORTANTE: Lembre-se de que argumentos consistentes são essenciais para convencer o leitor de que sua opinião é a melhor. Por isso, cuide bem da escolha e da organização dos argumentos que irá usar!

5 L EMBRETES SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTO : Você poderá trazer o plano de texto (que você elaborou a partir das discussões dos conteúdos de História) para consultar durante a produção; entretanto, deve lembrar-se de seguir o que for determinado pela proposta para compor cada parágrafo de seu texto argumentativo. O texto deverá ser efetivamente produzido em sala, na aula de Língua Portuguesa, durante os 75 minutos destinados à atividade. Em caso de falta no dia da produção, você deverá procurar pela Lúcia para combinar a data da reposição, para que ela seja feita ainda na mesma semana, em uma terça ou quinta-feira à tarde. (Caso a aula destinada à produção seja uma sexta-feira, você deverá fazer a reposição, no mais tardar, na terça-feira da semana seguinte).


Carregar ppt "D O P ARÁGRAFO - P ADRÃO A O T EXTO A RGUMENTATIVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google