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1 HISTÓRICO DO ECLE CAP.2 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.

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1 1 HISTÓRICO DO ECLE CAP.2 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt

2 2 DESENHO DE CURSO Vocabulário, Gramática Vocabulário, Gramática Habilidades e Micro-Habilidades Habilidades e Micro-Habilidades Níveis: básico, pré- intermediário,intermediário, avançado Níveis: básico, pré- intermediário,intermediário, avançado METODOLOGIA- Maneira de ensinar o conteúdo do programa METODOLOGIA- Maneira de ensinar o conteúdo do programa

3 3 Metodologias Fase1: abordagens tradicionais (até o final da década de 60) Fase1: abordagens tradicionais (até o final da década de 60) Fase 2: ensino comunicativo de línguas clássico ( desde a década de 70 até 90) Fase 2: ensino comunicativo de línguas clássico ( desde a década de 70 até 90) Fase 3: ensino comunicativo de línguas moderno (final dos anos 90 até os dias de hoje). Fase 3: ensino comunicativo de línguas moderno (final dos anos 90 até os dias de hoje).

4 4 Fase 1:Abordagens Tradicionais Priorizavam a competência gramatical Priorizavam a competência gramatical Exercícios de repetição oral e práticas controladas Exercícios de repetição oral e práticas controladas 4 habilidades na seqüência: falar/ouvir/ler/escrever 4 habilidades na seqüência: falar/ouvir/ler/escrever Memorização de diálogos, perguntas e respostas,exercícios de substituição Memorização de diálogos, perguntas e respostas,exercícios de substituição

5 5 Fase 1:Abordagens Tradicionais Metodologia áudio-lingüística ou audiolingualism: Ámerica do Norte ou método áudio-oral Metodologia áudio-lingüística ou audiolingualism: Ámerica do Norte ou método áudio-oral Abordagem estrutural-situacional ou ensino situacional de línguas: Reino Unido Abordagem estrutural-situacional ou ensino situacional de línguas: Reino Unido Listas de palavras ou de itens gramaticais de acordo c/ a complexidade Listas de palavras ou de itens gramaticais de acordo c/ a complexidade

6 6 A-P-P(port.)ou P-P-P(ing)=gramática X ensino funcional=habilidades A-P-P(port.)ou P-P-P(ing)=gramática X ensino funcional=habilidades. A-P-P(Apresentação/Prática e Produção). A-P-P(Apresentação/Prática e Produção) P-P-P(Presentation/Practice e Production) P-P-P(Presentation/Practice e Production) Functional Approach- ensino funcional= trabalhos de fluência interativos em pequenos grupos Functional Approach- ensino funcional= trabalhos de fluência interativos em pequenos grupos

7 7 Ensino comunicativo de línguas clássico (anos 70 a 90) FOCO:Competência comunicativa (sóciolingüística) e não a competência gramatical FOCO:Competência comunicativa (sóciolingüística) e não a competência gramatical O que dizer e como dizer de maneira apropriada O que dizer e como dizer de maneira apropriada Situação/participantes/papéis e intenções Situação/participantes/papéis e intenções

8 8 Ensino comunicativo de línguas clássico-Van Ek e Alexander,1980 FINALIDADES que motivam aluno p/ adquirir a língua alvo FINALIDADES que motivam aluno p/ adquirir a língua alvo AMBIENTE em que o aluno deseja utilizar a língua-alvo AMBIENTE em que o aluno deseja utilizar a língua-alvo PAPEL que os alunos desempenharão na língua alvo PAPEL que os alunos desempenharão na língua alvo

9 9 Ensino comunicativo de línguas clássico-Van Ek e Alexander,1980 EVENTOS COMUNICATIVOS- situações acadêmicas, situações cotidianas EVENTOS COMUNICATIVOS- situações acadêmicas, situações cotidianas FUNÇÕES LINGÜÍSTICAS- o que o aluno terá a habilidade de fazer com o idioma FUNÇÕES LINGÜÍSTICAS- o que o aluno terá a habilidade de fazer com o idioma NOÇÕES- sobre o que o aluno deverá ser capaz de falar NOÇÕES- sobre o que o aluno deverá ser capaz de falar

10 10 Ensino comunicativo de línguas clássico-Van Ek e Alexander,1980 HABILIDADES DISCURSIVAS OU RETÓRICAS- contar histórias, fazer uma apresentação de negócios eficaz HABILIDADES DISCURSIVAS OU RETÓRICAS- contar histórias, fazer uma apresentação de negócios eficaz VARIEDADE –inglês americano, britânico, australiano,níveis na linguagem falada ou escrita VARIEDADE –inglês americano, britânico, australiano,níveis na linguagem falada ou escrita CONTEÚDO GRAMATICAL CONTEÚDO GRAMATICAL CONTEÚDO LÉXICO CONTEÚDO LÉXICO

11 11 Propostas p/ um programa de EC Programa de estudos baseado em habilidades - reconhecimento de: palavras chave em conversações/ tópico de um diálogo/postura do falante em relação ao tópico palavras chave em conversações/ tópico de um diálogo/postura do falante em relação ao tópico reconhecimento da referência de tempo de um enunciado reconhecimento da referência de tempo de um enunciado acompanhamento de um discurso em várias velocidades acompanhamento de um discurso em várias velocidades identificação das informações principais identificação das informações principais

12 12 Propostas p/ um programa de estudo comunicativo Programa de estudo funcional = de acordo c/ as funções que o aluno deve ser capaz de realizar na língua alvo(L2) Programa de estudo funcional = de acordo c/ as funções que o aluno deve ser capaz de realizar na língua alvo(L2) Vocabulário e gramática selecionados de acordo c/ as funções lecionadas Vocabulário e gramática selecionados de acordo c/ as funções lecionadas Seqüência de atividades semelhantes ao ciclo A-P-P Seqüência de atividades semelhantes ao ciclo A-P-P

13 13 Limiar mínimo (Van Ek e Alexander,1980) Nível de proficiência q os alunos devem ter a fim de terem uma comunicação efetiva Nível de proficiência q os alunos devem ter a fim de terem uma comunicação efetiva Especifica: tópicos, funções, noções, situações, gramática e vocabulário Especifica: tópicos, funções, noções, situações, gramática e vocabulário

14 14 Inglês para Fins Específicos (ESP) Situações profissionais ou acadêmicas específicas Situações profissionais ou acadêmicas específicas Tipos de linguagem e habilidades comunicativas específicas para determinados papéis Tipos de linguagem e habilidades comunicativas específicas para determinados papéis Levantamento de necessidades:observação, pesquisas, entrevistas, análise de situações e de amostras de linguagem extraídas de diferentes situações Levantamento de necessidades:observação, pesquisas, entrevistas, análise de situações e de amostras de linguagem extraídas de diferentes situações

15 15 Inglês para Fins Específicos (ESP) Diferenças: Escolha do vocabulário Escolha do vocabulário Gramática Gramática Tipos de textos de maior ou menor ocorrência Tipos de textos de maior ou menor ocorrência Funções Funções Necessidades de determinadas habilidades Necessidades de determinadas habilidades


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