A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao Curso de Fisiologia Vegetal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Curso de Fisiologia Vegetal"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Curso de Fisiologia Vegetal
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS DISCIPLINA: FISIOLOGIA VEGETAL Introdução ao Curso de Fisiologia Vegetal Clovis Pereira Peixoto

2 1. AS PLANTAS Juntamente com os animais representam a parte viva da natureza. Satisfazem as exigências humanas, na forma de madeiras, fibras têxteis, gorduras e óleos, borracha, polpa (papel), drogas, etc. São os “únicos” organismos capazes de captar a luz solar e substâncias simples e transformá-las em complexas moléculas. São estudadas sob vários pontos de vista: Fisiologia, Morfologia, Anatomia, Genética, Fitopatologia e a Taxonomia.

3 Uma lesma-do-mar da espécie Elysia chlorotica, por exemplo, pode se alimentar de algas por duas semanas e sobreviver então o resto de sua vida sem se alimentar.

4 Ciência que estuda os fenômenos vitais das plantas.
2. FISIOLOGIA VEGETAL Ciência que estuda os fenômenos vitais das plantas. Envolve estudos não só de Botânica mas também de Química, Física e até mesmo Matemática. Abrange conhecimento dos processos e funções naturais que ocorrem nas plantas.

5 3. Processos vitais ou processos fisiológicos
São quaisquer transformação química ou física que ocorre dentro de uma célula ou organismo, ou qualquer troca entre a célula ou organismo e o seu meio. Processo Químicos: fotossíntese, respiração, digestão e síntese de substâncias diversas. Processos Físicos: absorção de gás carbônico, absorção e perda de água pela planta.

6 Os processos vegetais não ocorrem em espaços vazios e sim em estruturas celulares (cloroplastos, mitocôndrias, etc). Conhecimentos de Morfologia (da célula e do organismo) constituem base indispensável para o estudo da Fisiologia Vegetal.

7 4. LEIS IMPORTANTES NA FISIOLOGIA
1ª Lei (conservação da energia): “ a energia não pode ser criada ou destruída, mas somente transformada de uma forma a outra”. Ex: FS x RESP 2ª Lei (degradação da energia): para que ocorra a realização de um trabalho útil no segundo sistema, é necessário que a temperatura do primeiro sistema seja maior que a temperatura do segundo. Diferença de potencial energético. Ex: Difusão OBS: CALOR, é uma forma degradada de energia.

8 5. A importância da Fisiologia Vegetal
5.1 Para a Agricultura A produção e a produtividade) → resultam do crescimento e desenvolvimento da planta. Depende: - fatores genéticos; - fatores fisiológicos; - fatores ecológicos.

9 Segundo Lucchesi (1978), o crescimento e o desenvolvimento de um organismo, resultam da ação conjunta de três níveis de controle: A) Controle Intracelular – controle genético; B) Controle Intercelular – substâncias reguladoras; C) Controle Extracelular – controle ambiental (luz, temperatura, água, minerais, etc).

10 5.2 Para a Sistemática 5.1 Para a Ecologia
Para utilizá-las na classificação dos vegetais (gênero, famílias e espécies). 5.1 Para a Ecologia A interpretação das modificações que sofrem as plantas de acordo com os fatores do ambiente.

11 5.2 Para a Fitopatologia 5.1 Para a Genética
Precisa conhecer todas as doenças chamadas “fisiológicas” de uma planta. Correlação fisiológica entre parasita e hospedeiro. 5.1 Para a Genética Quando trata da reprodução celular (meiose, mitose, gametogênese, etc) e da evolução das plantas.

12 5.2 Para a Indústria Produção comercial de álcool;
Transformação de álcool em vinagre (por bactérias); Fabricação de pães e queijos (fermentação).

13 6. NO NOSSO MODO DE VER: Por que uma planta produz somente órgãos vegetativos em determinados períodos de sua vida e depois passa a produzir órgãos reprodutivos? Por que num lugar mais quente as plantas são mais precoces do que nos lugares frios? Por que certas plantas crescem bem, mas não produzem flores em determinadas regiões? Por que a luz retarda o crescimento? Por que os galhos “ladrões” de um cafeeiro devem ser eliminados? Como a água, os solutos e os gases entram na planta? Por que o grão de pólen provoca o desenvolvimento do ovário dando fruto? Por que a semente germina?

14 Montagem sobre fotos de Kalle Koponen, divulgação                                                                                                                                              

15


Carregar ppt "Introdução ao Curso de Fisiologia Vegetal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google