A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1."— Transcrição da apresentação:

1 Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1

2 2 Contaminação do ar por substâncias capazes de causar danos aos seres humanos, a outras formas de vida e a materiais diversos. As atividades humanas ou certos fenómenos naturais dão origem a poluentes atmosféricos.

3 Atmosfera - Camadas 3 Poluição

4 Poluentes atmosféricos 4

5 5

6 Classificação dos poluentes 6  Poluentes Primários  Poluentes Primários – emitidos diretamente para a troposfera numa forma potencialmente perigosa.  Poluentes Secundários  Poluentes Secundários – resultam da reação dos poluentes primários com os componentes do ar, formando novos poluentes.

7 Classificação dos poluentes 7

8 8

9 Poluição atmosférica 9 Impacto da poluição atmosférica.  A circulação do ar (ventos ) faz com que a poluição atmosférica, mesmo quando originada por fontes locais, atinja facilmente uma dimensão regional ou global.  As chuvas ácidas, o efeito de estufa e a rarefação do ozono estratosférico são problemas provocados pela poluição atmosférica com impacto global no planeta.

10 Chuvas Ácidas 10  A chuva ácida, ou com mais propriedade deposição ácida, é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante do dióxido de carbono (CO 2 ) atmosférico dissolvido na água precipitada.chuvaprecipitação atmosféricaacidezdióxido de carbono  A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reativo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes. Assumem particular importância os compostos azotados (NO 2 ) gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis e os compostos de enxofre (SO 2 ) produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes na maior parte dos carvões e petróleos.atmosfera terrestreenxofreazoto hidróliseácidos fortescombustíveis fósseiscarvões petróleos

11 Chuvas ácidas - causas 11 Uma vez formados, os ácidos precipitam na superfície terrestre.

12 12 Chuvas ácidas - causas Reações em que se forma Chuva Ácida :  Enquanto que a chuva ácida possui um pH baixo, as chuvas normais possuem um pH levemente ácido ( 5,6).  Esta acidez é provocada pela dissociação do Dióxido de Carbono (CO 2 ) em Água (H 2 O) formando o Ácido Carbónico (H 2 CO 3 ) CO 2 + H2O H 2 CO 3

13 13 Chuvas ácidas - efeitos Saúde humana Onde o organismo sofre: 1- Nariz e garganta: mais casos de asma e sinusite. 2- Olhos: maior probabilidade de conjuntivite. 3- Brônquios: maior predisposição à broncopneumonia. 4- Pulmões: riscos de enfisema. 5- Coração: mais doenças cardiovasculares.

14 Chuvas ácidas - efeitos 14  O baixo pH também faz circular metais pesados como o alumínio nos lagos.  O alumínio faz com que alguns peixes produzam muco em excesso ao redor das suas guelras, prejudicando a respiração.

15 Chuvas ácidas - efeitos 15 O crescimento de fitoplâncton é inibido pelos grandes níveis de acidez e animais que se alimentam dele são prejudicados.

16 Chuvas ácidas - efeitos 16 A superfície cerosa das folhas é rompida e nutrientes são perdidos, tornando as árvores mais suscetíveis ao gelo, fungos e insetos.

17 Chuvas ácidas - efeitos 17 Acidificação dos solos Efeito das Chuvas Ácidas nas Plantas MATERIAIS Água Água com vinagre Plantas em vasos e com igual estado de desenvolvimento PROCEDIMENTO  - Colocar os dois vasos, com uma planta com flor, perto de uma janela. - Fazer uma marca em cada vaso para identificar cada planta.  - Regar duas vezes por semana, um vaso só com água e outro com uma solução de água com vinagre (250ml de vinagre e 750ml de água). - Observar os resultados daí a 5, 10 e 15 dias.  - Registar num quadro mediante desenhos. O crescimento das raízes torna- se mais lento e, em consequência, menos nutrientes são transportados

18 Chuvas ácidas - efeitos 18 Destruição de florestas Floresta da Europa Central afetada pela chuva ácida

19 Chuvas ácidas - efeitos 19 Degradação de monumentos, principalmente de calcário e de mármore

20 Chuvas ácidas 20 O azoto na forma gasosa com o azoto em combustível reagem originando óxido de azoto enquanto que o enxofre e o gás oxigénio reagem formando dióxido de enxofre, que por sua vez, os dois (óxido de azoto e dióxido de enxofre) reagem alterando-se na atmosfera e que faz se tornarem ácidos. É isso que traduz o diagrama seguinte:

21 Ciclo da chuva ácida 21

22 Chuva ácida no mundo 22


Carregar ppt "Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google