A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE

2 Grupo Gustavo RA 081717 João 081718 Leonardo 081719

3 Objetivo Perguntas básicas ao realizar o planejamento:
Qual tipo de capacidade é necessário? Quanto é necessário? Quando será necessário? O Plano agregado da produção (PAP), o Plano mestre de produção (PMP) e o Planejamento das necessidades dos materiais (MRP) determinam as prioridades.

4 Determinação da Capacidade disponível
Após decidir que produtos ou serviços devem ser oferecidos e como devem ser feitos, a administração precisa planejar a capacidade de seus processos. a) Capacidade de Projeto (ou ideal) – representa o volume de output para o qual o equipamento foi projetado; a qual só pode ser atingida por uma instalação em condições ideais. b) Capacidade Efetiva (CE) – representa o limite da produção real, o qual pode ser considerado como sendo a produção máxima possível que um processo ou uma empresa pode manter economicamente sob condições normais. Capacidade Efetiva = Utilização (%) x Capacidade de projeto

5 Indicadores de desempenho
Fundamental para realização das apurações futuras. Utilização (U) - Tempo disponível máximo que se pode esperar de um centro de trabalho. Eficiência (E) – é uma medida de saída real em relação à capacidade efetiva.

6 Capacidade É a medida da capacidade máxima utilizável por uma determinada instalação em circunstâncias normais de operação. Capacidade Disponível (CD) = Capacidade de projeto x Utilização x Eficiência Capacidade Disponível (CD) = Tempo disponível x Utilização x Eficiência

7 Capacidade demonstrada
Uma forma de determinar a capacidade num centro de trabalho é, examinando os registros históricos da produção e utilizando essa informação como sendo a capacidade disponível do centro de trabalho. CM = Resultados / nº de resultados

8 Medir a Eficácia da Capacidade (OEE)
Overall Equipment Effectiveness: Desempenho, velocidade ou lead time Qualidade do produto ou serviço Disponibilidade de tempo disponível para operar. Eficácia Geral = Taxa de desempenho x Taxa de Qualidade x Taxa de disponibilidade

9 Etapas do Planejamento
Determina-se a capacidade disponível em cada centro de trabalho (CT) para cada período de tempo. Determina-se a carga em cada centro de trabalho para cada período de tempo. Resolvem-se as diferenças entre “capacidade disponível” e a “capacidade exigida”.

10 Níveis de Planejamento
Planejamento de necessidades dos recursos (RRP): Envolve exigências de recursos de capacidade a longo prazo e está diretamente ligado ao Planejamento Agregado da Produção. Planejamento aproximado da Capacidade (Rough-Cut Capacity Planning - RCCP): O propósito do RCCP é verificar a viabilidade do PMP, fazer advertências sobre gargalos e garantir a utilização dos centros de trabalho (CTs), bem como informar aos vendedores sobre as exigências de capa cidade. Planejamento das necessidades de capacidade (Capacity Requirements Planning - CRP): Refere-se a pedidos individuais em centros de trabalho individuais, e calcula as exigências de carga e de mão-de-obra para cada período em cada CT.

11 Objetivo do RRP (Planejamento de Capacidade de Longo Prazo)
Antecipar necessidades de capacidade de recursos que requeiram um prazo relativamente longo para sua obtenção. Subsidiar as decisões de o quanto produzir de cada família de produtos (principalmente, quando há limitação de capacidade).

12 Objetivo do RCCP (Planejamento de Capacidade de Médio Prazo)
Antecipar necessidades de capacidade de recursos que requeiram um prazo de poucos meses para sua obtenção. Gerar um plano de produção de produtos finais que seja aproximadamente viável. Subsidiar as decisões de o quanto produzir de cada família de produtos (principalmente, quando há limitação de capacidade).

13 Objetivos do CRP (Planejamento de Capacidade de Curto Prazo)
Antecipar necessidades de capacidade de recursos que requeiram prazo de algumas poucas semanas para sua obtenção. Gerar um plano detalhado de produção e compras que seja viável para que este possa ser liberado para execução pela fábrica.

14 Obstáculos para Planejamento Preciso
Dificuldade para processos produtivos complexos. Volume como medida mais adequada ou Insumos como medida mais adequada. Capacidade depende do MIX de atividades. Sazonalidade do mercado dificultando a previsão da demanda.

15 Obstáculos para Planejamento Preciso

16 Políticas Alternativas de Capacidade
Feito para melhorar o rendimento atual da capacidade: Horas extras e banco de horas Variar o tamanho da força de trabalho Usar pessoal em tempo parcial Subcontratação e trabalho temporário

17 Sistemas de Auxílio para Escolha da Política de Capacidade
Teoria das Filas: planejadas para atenderem prontamente seus clientes, contudo a distribuição temporal das chegadas e o tempo de atendimento variam aleatoriamente em torno de um valor de previsão, alternando momentos de inoperância e filas. Análise do ponto de equilíbrio (Custo-Volume): usado para comparar custos de duas ou mais alternativas. Análise do valor presente: usado especialmente no planejamento de longo prazo. Programação linear Árvore de decisões: são especialmente úteis para analisar as decisões quanto ao planejamento de instalações.

18 Conclusão Planejamento da Capacidade atua juntamente com todas as áreas que cuidam diretamente do planejamento, operação e controle da demanda. Sendo assim quanto melhor for a coleta de dados e a previsão da demanda, melhor preparada estará a empresa para responder as mudanças de mercado.

19 Bibliografia CHILE, REYNALDO PALOMINO. Planejamento e Controle da Capacidade. HENRIQUE L. CORREA, IRINEU G. N. GIANESI, MAURO CAON. Planejamento, Programação e Controle da Produção, 4ª Edição, Editora ATLAS AS, São Paulo. ALVO, CELSO DO COUTO. Planejamento e Controle de Capacidade.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google