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1 G ESTÃO DE N EGÓCIOS I NTERNACIONAIS Prof. Ricardo S. N. Nóbrega 2009.

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1 1 G ESTÃO DE N EGÓCIOS I NTERNACIONAIS Prof. Ricardo S. N. Nóbrega 2009

2 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA  O início do processo para o Brasil  Processo brasileiro diferente do processo japonês ou coreano  Baseado em contexto nacional de crescimento baixo ou errático  Empresas buscam no exterior o dinamismo que falta internamente 20092

3 3 Odebrecht Angola Terminal Cargill INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

4  O início do processo para o Brasil  Empresas nacionais de engenharia e construção, buscam o exterior para encontrar FORMAS DE SOBREVIVÊNCIA  A época foi o fim da década de 70, período marcado pelo fim das grandes obras de infra-estrutura, como as usinas hidrelétricas de Tucuruí ou Itaipú  Início de um período de quase paralisia dos investimentos públicos 20094 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

5  O início do processo para o Brasil  O que fazer com a escala adquirida? Ou com a experiência técnica desenvolvida? Ou com o parque de maquinaria e equipamentos pesados montados? 20095 Odebrecht Angola INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

6  O início do processo para o Brasil  A natureza DEFENSIVA desse início de processo, explica a singularidade do exemplo brasileiro  Movimento caracterizado pela internacionalização de empresas de serviços e não por empresas industriais, como a automobilística ou farmacêutica ou de bebidas, etc 20096 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

7  Exemplo: Café  Brasil domina há quase 200 anos a produção e exportação de café  È incapaz de consolidar uma imagem ou marca internacional  Contra-ponto: Café de Colômbia  Pergunta: Isso é normal? O que está errado? 20097 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

8  Futuro: Etanol  Seremos capazes de firmar posição no fornecimento do produto ou da tecnologia? 20098 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

9  A evolução do modelo brasileiro  De meados década 60 até começo dos anos 80 Basicamente concentrado na Petrobrás e empresas de engenharia  Entre 83 e 92 Ligeira estagnação na 1ª metade do período Retomada com a concentração dos investimentos nos últimos 3 anos Início da diversificação em termos de porte das empresas  A partir de 92 Início da concentração dos investimentos no Cone Sul (Mercosul) Nos últimos anos da década, destaque para siderúrgicas (pós privatização) 20099 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

10  Principais empresas brasileiras no exterior 200910 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA Petrobrás

11  Principais empresas brasileiras no exterior 200911 Vale INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

12  Principais empresas brasileiras no exterior 200912 Votorantim Gerdau INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

13  Principais empresas brasileiras no exterior 200913 Embraer INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

14  Principais empresas brasileiras no exterior 200914 Ambev INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

15  Principais empresas brasileiras no exterior 200915 Weg Marcopolo INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

16 200916 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA  Como as empresas estão enfrentando o processo Por muito tempo, as empresas tentam colocar seus produtos, a partis de suas fábricas. Modelo de exportação cuja operacionalização é simples mas, demorado Ainda são raros os casos onde se percebe movimentos planejamentos ou uma visão mais definida para expansão global.

17 200917 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA  Como as empresas estão enfrentando o processo Principais pontos fracos das empresas brasileiras: a)Baixa capacidade produtiva b)Pouca experiência dos dirigentes em atuar em ambientes desconhecidos ou competitivos b.1) Tamanho do mercado brasileiro b.2) Pouca exposição internacional c) Cultura da busca do alto retorno com produtos e processos pouco produtivo, motivados pelo artificialismo de medidas governamentais

18 200918 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA  Como as empresas estão enfrentando o processo Principais pontos fracos das empresas brasileiras: d)Demora em entender ou identificar referências Inicialmente, Japão e Coréia Agora, China e Índia No futuro?

19 200919 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA  Como as empresas estão enfrentando o processo Principais forças do processo: a)Crescimento: Novos mercados para contornar os limites locais b)Risco: Redução de riscos cambiais c)Custo: Fuga do alto custo de capital no Brasil d)Vantagens locacionais: Acesso a insumos ou proximidades de mercados e)Barreiras: Minimização de barreiras de entrada em outros mercados

20 200920 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA  Como as empresas estão enfrentando o processo O grande desafio das empresas brasileiras: O IED, Investimento Externo Direto, tem se tornado mais importante que as exportações para a manutenção dos mercados Segundo UNCTAD, as vendas das unidades fora do país de origem de empresas internacionalizadas, já são mais do que o triplo de suas exportações Pergunta: a)O modelo de exportação é obsoleto? b)Se é, então como podemos acelerar o processo de expansão internacional?

21 200921 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA  Como as empresas estão enfrentando o processo O grande desafio das empresas brasileiras: a)Apesar do crescimento, ainda não se observa consistência nos movimentos de IED brasileiro b)Não há consciência da sociedade para a importância desse fluxo ex.: entendimento equivocado de que serão gerados empregos no exterior, e não internamente c)Falta de ordenação e liderança, na definição de prioridades, por parte do governo e do empresariado d)Distância PaísxEmpresas no processo de internacionalização

22 200922 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA  Como as empresas estão enfrentando o processo O grande desafio das empresas brasileiras: O que falta? a)Falta de pessoas preparadas ex.: Comércio Exterior b)Criação de visão de negócio c)Dificuldade em compartilhar poder e competência

23 200923 INTERNACIONALIZAÇÃO BRASILEIRA  Caso:


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