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A cada ano 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados em todo o mundo. Essa estimativa se deve ao avanço da tecnologia que, apesar de visar.

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1 A cada ano 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados em todo o mundo. Essa estimativa se deve ao avanço da tecnologia que, apesar de visar o avanço de vários setores, torna obsoletos mais rapidamente os equipamentos eletrônicos. Esses equipamentos, em muitos casos, são descartados em lixo comum, contribuindo para o agravamento dos problemas ambientais. Diante dessa realidade, o projeto aqui apresentado propõe despertar, nos alunos dos cursos técnicos integrados e subsequentes oferecidos pelo câmpus Parnamirim do IFRN a importância da reciclagem, em particular, dos equipamentos eletroeletrônicos, através do reaproveitamento desses equipamentos como material didático para explorar diversos conteúdos, das mais diversas disciplinas dos nossos cursos técnicos, associando teoria e prática, numa perspectiva transdisciplinar e dinamizada. Jean Carlos da Silva Galdino (IFRN) e-mail: jean.galdino@ifrn.edu.br Reutilizando sucatas de equipamentos eletroeletrônicos como ferramenta de ensino e pesquisa em cursos técnicos do IFRN Para acompanhamento e divulgação dos resultados do projeto, utilizamos uma página criada na plataforma Moodle com opções para fórum, café, bate-papo e atividades para que os professores e os alunos possam, mesmo a distância, acompanhar, contribuir e tirar dúvidas sobre o projeto. Além disso, o projeto possui uma página para a publicação dos resultados e divulgação para a comunidade em geral do projeto como um todo. O projeto busca consolidar, de forma prática, os assuntos teóricos abordados, ao mesmo tempo em que se reaproveita parte dos equipamentos eletrônicos descartados que ainda apresentam boas características elétricas e eletrônicas em atividades práticas de laboratório, essa é a segunda etapa da metodologia aplicada, que acontece após a etapa de coleta e classificação do lixo eletrônico. Essa etapa é acompanhada de projetos, simulações, prototipagem e montagem final em placa de circuito impresso. Agradeço ao IFRN pelas bolsas de iniciação científicas e os alunos e professores envolvidos no projeto. Figura1: Sucata: Lixo eletrônico recolhido para classificação 1 - INTRODUÇÃO 5– CONSIDERAÇÕES FINAIS O projeto aqui apresentado é uma opção para dinamizar as aulas de eletricidade, eletrônica, informática, química, física..., de consolidar de forma prática os assuntos abordados nas disciplinas e ainda, reaproveitar componentes descartados, mas que ainda apresentem boas características elétricas e eletrônicas, em pequenos projetos e kits didáticos, contribuindo diretamente com a minimização da geração de lixo eletrônico, e despertando a consciência cidadã dos alunos, que ao entrarem em contato com os projetos e os kits didáticos confeccionados a partir da sucata eletrônica e do seu esforço de pesquisa, sentem-se mais motivados pela teoria em evidência. Esta ação técnica e cidadã tem atraído muita atenção dos alunos e da comunidade como um todo pelo seu cunho social. O projeto também tem melhorado o desempenho dos alunos nas disciplinas trabalhadas de forma transdisciplinar e com o apoio das ferramentas apresentadas. 4 – ESTRÁTEGIAS DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO 7 – BIBLIOGRAFIA 2 – OBJETIVO ESPECÍFICO DO PROJETO O ritmo acelerado dos avanços na área dos dispositivos eletrônicos, em particular, os utilizados em informática torna itens como: memórias, processadores, placas-mãe, monitores, hard drives, entre outros, obsoletos. Porém, o descarte desse material obsoleto, realizado por boa da população mundial, é efetuado no lixo comum, o que contribui para o agravamento dos problemas ambientais, que já assolam a sociedade moderna. Por ser a questão ambiental um tema transversal, ele passa por todas as disciplinas. Assim, o projeto aqui apresentado utiliza o material descartado para trabalhar conceitos de química, de eletrônica, de informática e manutenção de computadores; questões tóxicas dos materiais descartados; componentes e suas características; solda elétrica; componentes de hardware dos computadores, entre outras. Deste modo, o projeto busca consolidar, de forma prática, os assuntos teóricos abordados, ao mesmo tempo em que se reaproveita parte dos equipamentos eletrônicos descartados contribuindo diretamente com a minimização da geração de lixo eletrônico, e reforçando, junto aos alunos e a comunidade, a questão da reciclagem e do meio ambiente. 3– METODOLOGIAS DO PROJETO Figura4: Página do projeto. www3.ifrn.du.br/~jeangaldino Figura3: Página De Apoio as disciplinas e ao projeto. Figura2: Etapas de execução do projeto. 6 – AGRADECIMENTOS 1- IDOETA, Ivan Valeije. Elementos de Eletrônica Digital. São Paulo: Editora Erica, 2008. 2- CHADE, Jamil. Brasil é o campeão do lixo eletrônico entre emergentes. Jornal O Estado de São Paulo, 22/02/2010. 3- MALVINO, Albert Paul. Eletrônica: volume 1. São Paulo: Editora Pearson, 2010. 4- SEDRA, Adel S. Kenneth C. Smith. Microeletrônica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 5- SOUSA, A. S.; COSTA, B. S. J.; COSTA, R. D. Uso de novas tecnologias da Informação e comunicação na Educação. IFRN, 2011. 6- ÁVILA, F. PNUMA alerta para o descaso com lixo eletrônico. 2010. Disponível em: http://www.unep.org.br/noticias_detalhar.php?id_n oticias=228. Acesso em: 25 nov. 2011. 7- Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; computadores ecologicamente corretos, mas usuários queremmais. 2006. Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/dellp romete-computadores-ecol/. Acesso em: 26 nov. 2011. 8- SCHLUEP, M.; HAGELUEKEN, C.; KUEHR, R. et al. Recycling - From e-waste to resources. Final Report, july 2009. Sustainable Innovation and Technology Transfer Industrial Sector Studies.


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