A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Ambiente Econômico Global Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Ambiente Econômico Global Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Ambiente Econômico Global Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações Brasileiras: cinco aspectos sobre a competitividade- preço do produto brasileiro no exterior” Ex-Coordenador do Curso de Administração – Ênfase Finanças, no Campus Paulista. Disciplina “Economia” nos Cursos de Administração, Direito e Engenharia de Produção. Disciplinas “Gestão Estratégica de Negócios”; “Finanças”; “Finanças Internacionais”; “Negócios Internacionais”; “Consultoria Empresarial”; “Tópicos Especiais de Administração – Controladoria”; “Responsabilidade Social das Organizações ”; “Formação de Preços de Venda”; “Análise das Demonstrações Financeiras”; “Governança Corporativa e Ética Empresarial”; “Economia da Empresa”; “Economia de Mercado”; “Administração Financeira”; “Trade Finance”; “Economia e Gestão do Setor Público”; “Evolução do Pensamento Estratégico”; ”Macroeconomia”

2 Dados pessoais Casado (Rachel), 1 filha (Camila) e 1 filho (Tiago), 1 neto (Matheus) e 2 netas (Marcela e Paula) 5561-7100 9234-0321 fauzi@novosolhos.com.br

3 “PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA.” Juramento do Administrador (Resolução CFA n o. 201, de 19.12.1997)

4 Contribuições da disciplina Esta disciplina tem por objetivo principal estimular o aluno a analisar as relações política, econômica e social dos países em perspectiva histórica e global, o que contribui para uma significativa atualização e amadurecimento intelectual para o exercício do papel de cidadão. Sendo assim, procura contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades requeridas dos Administradores formados pela UNIP: Senso crítico e capacidade de contextualização Pensamento estratégico Visão sistêmica Orientação para as necessidades das Empresas e dos Clientes em escala mundial Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas Trabalho em equipe Comunicação e expressão Desenvolvimento pessoal

5 Objetivos específicos da disciplina A disciplina Ambiente Econômico Global insere-se na formação do Administrador como importante ferramenta para a obtenção de uma visão integrada das relações mundiais e suas tendências, fazendo com que ele entenda que cada país se desenvolveu de forma não homogênea e que há a necessidade de se respeitar as peculiaridades de cada região para a formulação e adoção de estratégias adequadas à lucratividade e à conseqüente perpetuidade do empreendimento, como pressupostos fundamentais da sobrevivência das organizações. Consideradas as premissas que norteiam a razão de ser da disciplina, são seus objetivos: Contribuir para que o objetivo maior dos cursos de administração da UNIP, que é o de formar melhores profissionais e melhores cidadãos, seja atingido; Contribuir para que os alunos possam desenvolver o conjunto de habilidades que deles será exigido, enquanto administradores; Facilitar a compreensão das ameaças e oportunidades para as organizações.

6 Conteúdo Programático A Economia Política da Globalização Diferentes Conceitos sobre a Globalização A Dinâmica da Globalização: Comercial, Produtiva, Financeira e Tecnológica. Obstáculos à Globalização e a Sociedade Global. A Mundialização do Capital A Empresa Multinacional e o Investimento Estrangeiro Direto. Concentração de Capital e Estratégias Descentralizadas. A Tecnologia na Atuação Mundial dos Grupos e as Novas Fronteiras. Os Movimentos da Mundialização: Comércio Exterior e Mundialização Financeira. Mundialização, Regulação e Depressão Longa

7 A Globalização e seus Impactos e Tendências Os Movimentos das Instituições Globais. As Instituições Globais e as Promessas não Cumpridas. Desregulamentação, Liberdade e Crises: os casos da Ásia e da Rússia. Os (Des)Caminhos do Mercado. Uma Outra Agenda das Instituições Globais. A Necessidade de Reformas e Regulação: O Futuro.

8 Bibliografia Básica: BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, 2001. CHESNAIS, François. A Mundialização do Capital. São Paulo: Ed. Xamã, 1996. STIGLITZ, J. A Globalização e seus Malefícios. São Paulo: Ed. Futura, 2002. Bibliografia Complementar: www.imf.org www.worldbank.org www.oit.org www.pnud.org www.cepal.org www.wto.org

9 Líder da disciplina: Prof. Marcos Paulo de Oliveira Campus Paulista E-mail: m55@uol.com.brm55@uol.com.br Estratégia de Ensino-Aprendizagem Aula Expositiva Trabalhos individuais e em grupo, discutidos em sala de aula Critério de Avaliação Prova bimestral, com questões do tipo “múltipla escolha” Participação em sala de aula Estudos de casos, resolvidos preferivelmente em sala de aula

10 Aprendizagem Competência Motivação Competência Motivação Professor Fatos e Teorias Aplicação e Resolução de Problemas Capacidade de Comunicação Objetivos Organização Curso Estudante Tipos de Aprendizagem

11 As funções básicas do Professor  Facilitar o processo de aprendizado;  Conduzir este processo;  Estimular os participantes do processo.

12 As funções básicas do Aprendiz/Administrador  Participar de forma pró-ativa do processo de aprendizado;  Definir os seus próprios limites na apreensão deste processo;  Estimular os demais participantes do processo.

13  “Aja ou sofra a ação de outros”.  “No lugar de se concentrar em coisas e tempo, concentre-se em preservar e fortalecer relacionamentos e em atingir resultados”. STEPHEN R. COVEY, autor de “REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PESSOAS MUITO EFICAZES” e “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES”. As funções básicas do Aprendiz/Administrador

14 Goethe 1 ensinava: “Trate um homem como ele é, e ele permanecerá como é. Trate um homem como ele pode e deve ser, e ele se tornará o que pode e deve ser”. STEPHEN R. COVEY, autor de “REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PESSOAS MUITO EFICAZES” e “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES”. 1 Wolfgang von Goethe, poeta alemão (1749-1832) Nosso desafio

15 Goethe 1 ensinava: “Trate um homem ser humano como ele é, e ele permanecerá como é. Trate um homem ser humano como ele pode e deve ser, e ele se tornará o que pode e deve ser”. STEPHEN R. COVEY, autor de “REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PESSOAS MUITO EFICAZES” e “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES”. 1 Wolfgang von Goethe, poeta alemão (1749-1832) Nosso desafio

16 Ao futuro!!


Carregar ppt "Disciplina: Ambiente Econômico Global Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google