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Formação de parcerias para o Desenvolvimento Sustentável FIEMG – Divinópolis – 10.06.2010 Andrea Goldschmidt.

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1 Formação de parcerias para o Desenvolvimento Sustentável FIEMG – Divinópolis – 10.06.2010 Andrea Goldschmidt

2 Alinhar o conceito de Sustentabilidade e mostrar como as parcerias podem contribuir para tornar as ações mais eficientes; Mostrar exemplos de empresas que vêm implantando ações que visam aumentar a sustentabilidade de seus negócios e promover o desenvolvimento sustentável. Objetivos

3 Sustentabilidade na mídia

4 Qual o papel da empresa diante das questões sociais? Panorama Social “50 milhões de indigentes com renda mensal inferior a R$80,00 - 29,3% população brasileira”. FGV - 09/07/01 “Renda, escolaridade e analfabetismo entre brancos e negros revela o grau de desigualdade e preconceito”. IPEA - 09/07/02 “O Brasil é o oitavo país em desigualdade de renda no mundo depois da Guatemala, Suazilândia, República Centro-Africana, Serra Leoa, Botsuana, Lesoto e Namíbia.” PNUD - 10/07/01

5 Por que isso é importante? Renda Mensal Número de pessoas no mundo > R$ 2.200,00 De R$ 220,00 a R$ 2.200,00 < R$ 220,00 800 milhões 1,5 bilhões 4 bilhões Número de pessoas no Brasil % 21 milhões 46 milhões 116 milhões 11% 25% 63% Distribuição de Renda

6 1 adulto A/B = 5,5 adultos D/E 1 criança A/B = 10,5 crianças D/E Distribuição da população

7 Qual o papel da empresa diante das questões ambientais? Panorama Ambiental “A cada dia são descartadas dois milhões de toneladas de lixo domiciliar no mundo. É um volume diário que equivale a dez montanhas como o Pão de Açúcar” Cartilha “Sou Mais Nós” Instituto Akatu / 2002 O desmatamento e a emissão de gases têm provocado alterações no clima mundial, e é possível que a temperatura do planeta aumente 3,5º C no século XXI, de acordo com especialistas da ONU. O aquecimento deve causar mudanças no regime normal de seca e chuva em algumas regiões e afetar sobretudo as áreas dos pólos http://www.estudaweb.hpg.ig.com.br/ meio_ambiente/problemas_ambientais/alteracoes_climaticas.htm

8 57 seriam asiáticos, 21 europeus, 14 do hemisfério ocidental e 8 africanos 51 seriam mulheres e 49 homens 70 seriam não-brancos 70 seriam não-cristãos 50% de toda a riqueza estaria nas mãos de 6 pessoas, todas dos EUA 80 habitantes não teriam moradia digna 70 seriam analfabetas 66 habitantes não teriam acesso à água potável 50 habitantes estariam subnutridos 1 pessoa teria segundo grau completo Nenhuma pessoa teria computador Se o mundo fosse uma aldeia com 100 moradores: Fonte: BT (British Telecommunications) ALDEIA GLOBAL

9 AS PRIORIDADES DO MUNDO

10 Cenário Atual Profundas desigualdades entre regiões e nações Desigualdade de oportunidades Modelo de desenvolvimento não sustentável Degradação do Meio Ambiente Investimentos priorizados sem grande contribuição para a solução destes problemas Problemas localizados não cuidados afetarão a todos Qual o papel das empresas e de cada um de nós diante destas questões ?

11 CONCEITO – Sustentabilidade “Desenvolvimento sustentável é aquele que satifaz a necessidade do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. Fonte: Relatório Brindland, 1992

12 CONCEITO – Responsabilidade Social “Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”.

13 Três tipos de benefícios para as empresas: Eficiência operacional: vantagens relacionadas ao processo produtivo e administrativo da companhia Alavancagem do negócio: vantagens relacionadas ao desenvolvimento do negócio Redução de riscos: vantagens relacionadas à mitigação de riscos presentes no negócio BENEFÍCIOS

14 AÇÕES QUE IMPACTAM NA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Walmart – educação para a sustentabilidade Banco Real – inovação na política de concessão de crédito Sadia – implantação de biodigestores

15 Projeto: Educação para a Sustentabilidade Consumo Consciente – Walmart Empresa: Walmart Brasil Stakeholders envolvidos: Funcionários ( Capacitação direta de cerca de 150 multiplicadores e 60 mil associados da rede sobre consumo consciente e Criação do PPS - Plano Pessoal de sustentabilidade) Cooperativa de Catadores (reciclagem das embalagens geradas pelas lojas) ONG (stands de vendas nas lojas) Fornecedores (parceria para venda de lâmpadas econômicas (GE) e produtos orgânicos com maior exposição) Clientes (doação de resíduos de óleo para produção de sabão) EFICIÊNCIA OPERACIONAL

16 EXEMPLO DE CAMPANHAS REALIZADAS

17 Projeto: Inovação na política de concessão de crédito Empresa: Banco Real Stakeholders envolvidos: Fornecedores (empresas que buscam linhas de crédito) Acionista (diminuição do risco indireto dos negócios) Como melhora a eficiência operacional? Garante que a empresa avaliará melhor os riscos das empresas a quem concede crédito e, consequentemente, terá um índice menor de inadimplência EFICIÊNCIA OPERACIONAL

18 Projeto: Programa de Suinocultura Sustentável Sadia Empresa: Sadia Stakeholders envolvidos: Fornecedores (Instalação de biodigestores nas propriedades ) Meio ambiente (dejeto suíno emite gás metano - CH4) Sociedade (palestras explicando o processo) Como melhora a eficiência operacional? Eliminação de resíduos Produção de fertilizantes para adubação do pasto Venda de créditos de carbono EFICIÊNCIA OPERACIONAL

19 AÇÕES QUE IMPACTAM NA ALAVANCAGEM DE NEGÓCIOS Voluntariado Bradesco Organon – bula adaptada a pessoas com deficiência Riachuelo – reformas nos provadores

20 Projeto: Programa de Voluntariado Empresa: Bradesco Stakeholders envolvidos: Funcionários e familiares ONGs locais Porque alavanca novos negócios: Aproxima a empresa e seus funcionários da comunidade, importante grupo de clientes e clientes potenciais da marca ALAVANCAGEM DE NEGÓCIOS

21 Projeto: Bula de medicamentos em áudio Empresa: Organon Stakeholders envolvidos: Consumidores deficientes ONG ( Instituto Laramara) Porque alavanca novos negócios: Facilita a utilização do medicamento por um novo grupo de pessoas ALAVANCAGEM DE NEGÓCIOS

22 Projeto: Reforma de provadores Empresas: Riachuelo e Renner Stakeholders envolvidos: Consumidores deficientes Porque alavanca novos negócios: Facilita a experimentação por um novo grupo de pessoas Facilita o acesso de pessoas não deficientes, mas com uma limitação temporária de acessibilidade como mães com crianças recém nascidas ALAVANCAGEM DE NEGÓCIOS

23 AÇÕES QUE IMPACTAM NA REDUÇÃO DE RISCOS Carbocloro – Conselho Consultivo Comunitário Holcim – Parceria Inteligente Philips – Voto Consciente

24 Projeto: conselho consultivo Comunitário Empresa: Carbocloro Stakeholders envolvidos: Governo (Prefeitura de Cubatão) Comunidade (representantes, estudantes, etc.) Que riscos são diminuídos? Aproximação com a comunidade é fundamental para a criação de um sistema de evacuação em caso de vazamento – risco de vida para os vizinhos EXEMPLOS DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM PARCERIA

25 Projeto: Parceria Inteligente Empresa: Holcim Stakeholders envolvidos: Governo (FUMCADs) Público Interno (doadores) Comunidade (ONGs beneficiadas) Que riscos são diminuídos? Dependência da comunidade em relação à empresa (regiões muito pobres) Imagem da empresa na comunidade EXEMPLOS DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM PARCERIA

26 Projeto: Voto Cidadão – várias empresas Empresas: várias Stakeholders envolvidos: Funcionários ( sensibilização sobre a importância do voto ) Governo (candidatos chamados a falar sobre suas propostas para os funcionários da empresa) ONG (parceria na disseminação de informações) Que riscos são diminuídos? Participação ativa dos funcionários (cidadania) Aprovação de leis que prejudiquem as pessoas e as empresas onde trabalham EXEMPLOS DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM PARCERIA

27 Super Trunfo Eleitoral Cartazes e emails Literatura de cordel EXEMPLO DE CAMPANHAS REALIZADAS

28 Stakeholder é qualquer pessoa ou organização que tenha interesse ou seja afetado pelo projeto. Stake: interesse, participação, risco Holder: aquele que possui A importância de identificar os stakeholders é que além de serem afetados pelas ações da empresa, eles podem ter uma influência direta ou indireta no seu resultado. Uma falha nesta identificação significará que o gestor do negócio não estará pensando nas necessidades de todos os envolvidos e isto é um fator de risco para o negócio. Fonte: http://ogerente.com/stakeholder/2007/02/23/o-que-e-um-stakeholder / AÇÕES RELACIONADAS AOS PÚBLICOS DE INTERESSE

29 PÚBLICOS DE INTERESSE EMPRESA Funcionários Concorrentes Familiares dos funcionários Fornecedores Governo Donos Acionistas Mídia Meio Ambiente Comunidade do entorno Consumidores

30 AÇÕES RELACIONADAS AOS PÚBLICOS DE INTERESSE Princípio da Materialidade Cada negócio tem seus públicos de interesse mais importantes e precisa focar em ações que estejam alinhadas aos seus negócios e que realmente gerem impacto para a sociedade Todos os públicos de interesse de uma empresa são direta ou indiretamente influenciados pelos negócios que ela pratica O objetivo de uma gestão focada em Sustentabilidade é estabelecer bons relacionamentos com todos os públicos de interesse. Para isso, a empresa deve: 1.Identificar os públicos prioritários 2.Identificar o que pode ser feito para melhorar o relacionamento e o seu desempenho com este público 3.Identificar os impactos (custos e receitas) que estas ações terão sobre o negócio

31 EXECUÇÃO DAS ACÕES EM PARCERIA Eficiência – know how, intercâmbio, transferência de tecnologia, fortalecimento dos parceiros e do projeto Dedicação – necessidade de pessoas com tempo para se envolver com o desenvolvimento da ação Envolvimento – mudança de paradigma - ações só terão impacto efetivo com o envolvimento de um grande número de pessoas PARCERIAS

32 Há muito a ser feito Toda empresa tem oportunidades de agir de forma mais sustentável As ações a serem realizadas independem do porte da empresa As ações podem ser mais eficientes se realizadas em parcerias com outras empresas da região, somando-se esforços para o desenvolvimento de ações mais expressivas Conclusões

33 Para entrar em contato conosco: www.apoenasustentavel.com.br andrea@apoenasustentavel.com.br (011) 3079-0312 OBRIGADA!


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