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1 Parte VI: Capítulo 15: www.elsevier.com.br www.chiavenato.com
Mantendo Pessoas Capítulo 15: Higiene, Segurança e Qualidade de Vida

2 Estrutura Básica do Livro

3 Sumário Resumido Parte I: Os Novos Desafios da Gestão de Pessoas
Parte II: Agregando Pessoas Parte III: Aplicando Pessoas Parte IV: Recompensando Pessoas Parte V: Desenvolvendo Pessoas Parte VI: Mantendo Pessoas Parte VII: Monitorando Pessoas Parte VIII: O Futuro da Gestão de Pessoas

4 Parte VI Mantendo Pessoas Capítulo 14: Relações com Empregados.
Capítulo 15: Higiene, Segurança e Qualidade de Vida.

5 VI.1. Os processos de manter pessoas.

6 VI.2. Que Nota Você Daria? Que nota você daria para os processos de manutenção de pessoas em sua organização?

7 Higiene, Segurança e Qualidade de Vida
Capítulo 15 Higiene, Segurança e Qualidade de Vida Higiene do Trabalho Saúde Ocupacional Segurança do Trabalho Prevenção de Acidentes Avaliação do Programa de Higiene e Segurança do Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)

8 Caso Introdutório Baterias Máxima Pág. 470
Gabriela Passos herdou de seu pai a Baterias Máxima, uma fabricante de baterias para carros e pilhas de pequeno porte. Promovida a presidente da organização, Gabriela procurou conhecer mais profundamente os negócios e o esquema de produção da empresa. Seus contatos com gerentes e funcionários a deixaram preocupada com as condições internas de trabalho extremamente perigosas e insalubres. O trabalho direto com elementos químicos – como ácidos e chumbo – não somente impunham riscos de acidentes gravíssimos, como doenças profissionais irrecuperáveis. O passivo trabalhista da empresa alinhava reclamações trabalhistas por periculosidade, insalubridade e ações cíveis e criminais por doenças e acidentes graves. O custo das indenizações judiciais era extremamente alto e implicava em pesadas perdas para a organização. Mas, por outro lado, eram vidas humanas que estavam em jogo naqueles processos judiciais. Gabriela pediu ajuda ao Gerente de RH. Como você procederia no seu lugar?

9 Programa de Higiene do Trabalho
Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com: Ambiente físico de trabalho: envolvendo: Iluminação: luminosidade adequada a cada tipo de atividade. Ventilação: remoção de gases, fumaça e odores desagradáveis, bem como afastamento de possíveis fumantes ou utilização de máscaras. Temperatura: manutenção de níveis adequados de temperatura. Ruídos: remoção de ruídos ou utilização de protetores auriculares. Conforto: ambiente agradável, repousante e aconchegante. 2. Ambiente psicológico de trabalho: envolvendo: Relacionamentos humanos agradáveis. Tipo de atividade agradável e motivadora. Estilo de gerência democrático e participativo. Eliminação de possíveis fontes de estresse. Envolvimento pessoal e emocional. 3. Aplicação de princípios de ergonomia: envolvendo: Máquinas e equipamentos adequados às características humanas. Mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas. Ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano. 4. Saúde ocupacional: envolvendo aspectos que veremos a seguir. Um ambiente de trabalho agradável facilita o relacionamento interpessoal e melhora a produtividade, bem como reduz acidentes, doenças, absenteísmo e rotatividade do pessoal. Fazer do ambiente um local agradável para se trabalhar tornou-se uma verdadeira obsessão para as empresas bem-sucedidas.

10 Programa de Higiene do Trabalho
Saúde Ocupacional Uma maneira de definir saúde é a ausência de doenças. Contudo, os riscos de saúde como riscos físicos e biológicos, tóxicos e químicos, bem como condições estressantes de trabalho podem provocar riscos no trabalho. O ambiente de trabalho em si também pode provocar doenças. Uma definição mais ampla de saúde é o estado físico, mental e social de bem-estar. Essa definição enfatiza as relações entre corpo, mente e padrões sociais. A saúde de uma pessoa pode ser prejudicada por doenças, acidentes ou estresse emocional. Os gerentes devem assumir também a responsabilidade de cuidar do estado geral de saúde dos colaboradores, incluindo seu bem estar psicológico. Um colaborador excelente e competente, mas deprimido e com baixa auto-estima, pode ser tão improdutivo quando um colaborador doente e hospitalizado. O programa de medicina ocupacional envolve os exames médicos exigidos legalmente além de executar programas de proteção da saúde dos funcionários, palestras de medicina preventiva, elaboração do mapa de riscos ambientais, relatório anual e arquivos de exames médicos com avaliação clínica e exames complementares, visando à qualidade de vida dos colaboradores e maior produtividade da organização. Os programas de saúde começaram a atrair a atenção pois as conseqüências de programas inadequados são perfeitamente mensuráveis: aumento de pagamentos por indenizações, aumento dos afastamentos por doença, aumento dos custos de seguros, aumento do absenteísmo e rotatividade do pessoal, baixa produtividade e baixa qualidade, além de pressões sindicais. Os custos de programas inadequados são altíssimos e devem ser evitados com programas profiláticos e preventivos. Um programa de saúde ocupacional requer as seguintes etapas: 1. Estabelecimento de um sistema de indicadores, abrangendo estatísticas de afastamentos e acompanhamento de doenças. 2. Desenvolvimento de sistemas de relatórios médicos. 3. Desenvolvimento de regras e procedimentos para prevenção médica. 4. Recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de saúde ocupacional.

11 Conceitos de Higiene do Trabalho
Dicas Conceitos de Higiene do Trabalho A higiene do trabalho pretende garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro. Higiene do Trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Relaciona-se com o diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu ambiente de trabalho.1 Higiene do Trabalho está relacionada com a busca de condições de trabalho saudáveis e higiênicas.

12 Voltando ao Caso Introdutório
Pág. 471 Baterias Máxima Gabriela Passos preocupou-se com a área de H&S da Baterias Máxima. Com a ajuda do GRH contratou médicos do trabalho e iniciou um recenseamento biológico para fazer dois diagnósticos: um diagnóstico humano para verificar o estado de saúde das pessoas e quais as medidas médicas profiláticas para recuperar sua saúde e um diagnóstico ocupacional para localizar as principais áreas de risco à saúde e quais as medidas para reduzir seu impacto sobre a saúde dos colaboradores. Gabriela queria tomar duas providências a respeito do diagnóstico ocupacional: 1. Minimizar as condições insalubres e perigosas através de novos processos de trabalho ou terceirização de atividades muito perigosas. 2. Incentivar o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, botas, aventais, máscaras e roupas especiais para os colaboradores. Como você agiria no lugar do GRH?

13 Problemas de Saúde nas Organizações
Avaliação Crítica Problemas de Saúde nas Organizações Os principais problemas de saúde nas organizações estão relacionados com: 1. Alcoolismo e dependência química de drogas, medicamentos, fumo etc. 2. AIDS: é a síndrome de deficiência imunológica adquirida que ataca o sistema que protege o organismo de doenças. 3. Estresse no trabalho, ansiedade, aflição e angústia. 4. Exposição a produtos químicos perigosos, como ácidos, asbestos etc. 5. Exposição a condições ambientais frias, quentes, contaminadas, secas, úmidas, barulhentas, pouco iluminadas etc. 6. Hábitos alimentares inadequados: provocando obesidade ou perda de peso. 7. Vida sedentária, sem contatos sociais e sem exercícios físicos. 8. Automedicação e ausência de cuidados médicos adequados.

14 Sugestões para Tornar Saudável o Ambiente de Trabalho
Dicas Sugestões para Tornar Saudável o Ambiente de Trabalho 1. Assegure que as pessoas respirem ar fresco. O custo desta providência é ridículo quando comparado com as despesas de limpeza. 2. Evite materiais suspeitos que emitam odores ou toxinas. Estabeleça uma regra geral: evitar todo material ou instalação que emita odor ou toxinas. 3. Proporcione um ambiente livre de fumaça. Proíba ou estabeleça um local destinado aos fumantes com um sistema de ventilação. 4. Adote dutos limpos e secos. Dutos de ventilação ou ar condicionado quando úmidos favorecem o aparecimento de fungos e, conseqüentemente, doenças. 5. Preste atenção às queixas das pessoas. Registre as reclamações e tome providências quanto à higiene do trabalho. 6. Proporcione equipamentos adequados. Evite traumas físicos com o uso da ergonomia. Ergonomia significa adequação do ambiente e condições de trabalho com o indivíduo. Cada pessoa é diferente e requer o uso de equipamentos que se ajustem às suas características individuais.

15 15.1. Os estressores na vida de cada pessoa.

16 O que provoca estresse nas pessoas em situação de trabalho?
Exercício O que provoca estresse nas pessoas em situação de trabalho? Forme grupos de 5 ou 10 alunos. Cada grupo será incumbido de fazer uma pesquisa em uma ou mais classes da escola para revelar o que mais afeta positiva e negativamente o astral das pessoas no trabalho. Cada grupo deve compor os itens do questionário para a pesquisa, como, por exemplo: Cada grupo deve mostrar à classe os resultados de sua pesquisa. No final, os resultados de todos os grupos devem ser comparados entre si através de uma mesa-redonda.

17 Voltando ao Caso Introdutório
Pág. 474 Baterias Máxima No decorrer das providências, Gabriela Passos percebeu que quando não se adota medidas preventivas as medidas corretivas ficam mais caras. A recuperação do tempo perdido – e da saúde perdida – exige investimentos mais pesados. Mais vale prevenir do que remediar. Porém Gabriela aprendeu outra lição: de nada adianta mudar as condições físicas se não houver uma mudança da organização do trabalho e da mentalidade das pessoas. Gabriela percebeu que era necessário mudar métodos e processos de trabalho, fazer com que as pessoas se conscientizassem da importância de suas vidas e saúde e, principalmente, mudar a qualidade de vida no trabalho. Pediu ao RH que a ajudasse a resolver os problemas da empresa. Como o RH deve proceder?

18 Conceitos de Segurança do Trabalho
Dicas Conceitos de Segurança do Trabalho Segurança do trabalho é o conjunto de medidas de ordem técnica, educacional, médica e psicológica utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas. Segurança do trabalho está relacionada com condições de trabalho seguras e saudáveis para as pessoas.

19 15.2. Os acidentes no trabalho e sua classificação.

20 Voltando ao Caso Introdutório
Pág. 479 Baterias Máxima Gabriela Passos notou que, se todos os colaboradores estivessem atentos para os problemas de H&S, eles poderiam colaborar nas sugestões e providências para reduzir os problemas da Baterias Máxima. Sua idéia era fazer com que a H&S fossem responsabilidade de linha dos gerentes e função de staff dos especialistas de RH, médicos e engenheiros de segurança. E que cada colaborador assumisse igual responsabilidade pelo assunto. Como fazer essa mudança? Como você poderia ajudar?

21 Estatísticas de Acidentes
Coeficiente de Freqüência: Nº de acidentes com afastamento x CF = Nº de homens/horas trabalhadas Coeficiente de Gravidade: Nº de dias perdidos + Nº de dias computados x CG = Nº de homens/horas trabalhadas

22 Coeficientes de Freqüência e de Gravidade
Dicas Coeficientes de Freqüência e de Gravidade Estudo feito pela Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes mostra que os gêneros de indústrias com os maiores CFs são: Construção civil (76,88), a campeã do número de acidentes. Extração de minerais (57,02). Indústria extrativa vegetal (56,89). Metalurgia (56,46). Os menores CFs encontrados são: Indústria de perfumaria, sabões e velas (11,59). Indústria de material elétrico e de comunicações (19,83). Serviços de produção e distribuição de energia elétrica (20,93). Material de transporte (25,33). Por outro lado, os maiores CGs são: Extração de minerais (2.527), a campeã dos acidentes graves. Construção civil (2.494). Madeira (2.274). Serviços de produção e distribuição de energia elétrica (2.074). Metalúrgica (2.049). Os menores CGs são: Indústria do mobiliário (506). Indústria do vestuário, calçado e artefatos de tecidos (518). Indústria de material elétrico e de comunicações(572). Indústria de material de transporte (773).

23 Como desenvolver um programa de Higiene e Segurança
GP de Hoje Como desenvolver um programa de Higiene e Segurança 1. Envolva a administração e colaboradores no desenvolvimento de um plano de higiene e segurança. Todas as pessoas da organização devem compreender que o plano é útil e benéfico para todas as partes envolvidas. 2. Reúna o apoio necessário para implementar o plano. Nenhum plano funciona por si mesmo, pois necessita de um patrocinador para sua causa e que proporcione energia e recursos para tocar o plano e fazê-lo confiável. 3. Determine os requisitos de higiene e segurança. Cada local de trabalho tem diferentes necessidades para atender a requisitos de higiene e segurança. 4. Avalie os riscos existentes no local de trabalho. Identifique os problemas potenciais de H&S que existem no trabalho e quais as medidas preventivas necessárias. 5. Corrija as condições de risco existentes. Ao identificar riscos potenciais existentes, procure eliminá-los, reduzi-los ou controlá-los através dos meios possíveis. 6. Treine os colaboradores em técnicas de H&S. Torne o treinamento obrigatório em H&S para todos os colaboradores. Todos devem ser treinados sobre como executar o trabalho de maneira segura e saber como utilizar seu equipamento de segurança. 7. Desenvolva a preocupação de tornar o trabalho isento de riscos. Busque meios para relatar sugestões incluindo procedimentos de emergência. Assegure a manutenção preventiva dos equipamentos e das instalações. 8. Melhore continuamente o programa de H&S. A partir da implementação do programa, ele deve ser continuamente avaliado, incentivado e melhorado. A documentação do progresso ajuda a analisar sua melhoria.

24 Como Reduzir Acidentes
Avaliação Crítica Como Reduzir Acidentes É preciso minimizar as condições de insegurança nas empresas. Mas, as causas dos atos inseguros podem ser atribuídas a certas características pessoais que predispõem aos acidentes, como ansiedade, agressividade, falta de controle emocional, imperícia etc. Certas características pessoais, personalidade e motivação das pessoas levam a comportamentos que predispõem a acidentes, como a vontade de assumir riscos e tomar atitudes inadequadas. São tendências que levam a atos inseguros, desatenção e falhas em seguir procedimentos e aumentam a probabilidade de provocar acidentes.

25 15.3. Fatores pessoais que influenciam o comportamento acidental.

26 GP de Hoje Medidas Preventivas
A prevenção de acidentes inclui as seguintes medidas: Educação: criar uma consciência de segurança através de sinalização com slogans em locais de passagem, artigos sobre segurança na correspondência ou a comunicação de dias sem acidentes ou sem dias perdidos de acidentes. Treinamento em habilidades: incorporando medidas de prevenção em processos de aprendizagem. Colaboradores e gerentes devem ser treinados. Os gerentes devem ser multiplicadores do processo. Engenharia: prevenindo acidentes através do desenho de equipamentos ou de tarefas, incluindo os fatores que promovem fadiga, sono ou monotonia. Mapeamento de riscos: localização de áreas de riscos, providências para eliminação de riscos de acidentes, inspeções periódicas, relatórios freqüentes e atenção da alta administração são imprescindíveis. Proteção: proporcionando equipamentos com proteção. Isto inclui equipamentos de proteção individual como: sapatos ou botas de segurança, luvas, capacetes, óculos, máscaras, aventais, protetores de ouvido etc. Também inclui a proteção externa e manutenção preventiva do equipamento. Regras de reforço: os melhores regulamentos e regras são ineficientes na redução de acidentes se não forem continuamente reforçados, aplicados e cobrados. Devem proporcionar algum tipo de retroação intensiva.

27 Quanto Custa um Acidente?
Avaliação Crítica Quanto Custa um Acidente? Acidentes custam caro: tanto para vidas humanas como para as organizações. A OSHA (Occupational Safety and Health Administration) americana fez uma estimativa baseada em estatísticas e chegou à conclusão de que um acidente sério provoca em média custos ao redor de dólares. Na Norma Regulamentadora no 18, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece os conceitos de custo direto e indireto do acidente do trabalho. O custo direto do acidente é o total das despesas decorrentes das obrigações para com as pessoas expostas aos riscos inerentes ao exercício do trabalho, como despesas com assistência médica e hospitalar aos acidentados, indenizações por diárias de afastamento ou por incapacidade permanente. Em geral, estas despesas são cobertas pelas companhias de seguro. Cobrem despesas, mas não cobrem a vida ou saúde das pessoas.

28 O Programa de Segurança das Lavanderias
Caso de Apoio O Programa de Segurança das Lavanderias Lavar roupa é uma arte que exige técnica e talento. 80% da fórmula de sucesso é composta de pessoas e 20% de máquinas. A segurança e a saúde ocupacional são itens mais importantes. Cada lavanderia funciona como uma pequena unidade fabril na qual as máquinas utilizam vapores de alta pressão e ar comprimido para lavar e passar roupa em altas temperaturas e em ambientes úmidos e escorregadios. O local de trabalho é barulhento e o ar é denso de vapores químicos. Solventes químicos são usados para remover impurezas das roupas. A exposição a acidentes é grande. Há periculosidade e insalubridade. Isso leva as lavanderias a implantar regulamentos internos rígidos. Os funcionários são obrigados a usar equipamentos individuais de proteção (EIP), como aventais, roupas, luvas, óculos, protetores auriculares. As lavanderias colocam cartazes para lembrar como as pessoas devem trabalhar com produtos químicos a fim de evitar desperdícios e acidentes. Mas um problema crônico é a má vontade dos funcionários em utilizar os EIPs que os transformam em verdadeiros espantalhos. Isso exige muita supervisão. Questões: 1. Como identificar as condições de risco que devem ser eliminadas? 2. Como estabelecer procedimentos para evitar acidentes? 3. O que você sugere para aumentar a segurançano trabalho? 4. Como você comunicaria a obrigatoriedade de equipamentos de segurança?

29 Voltando ao Caso Introdutório
Pág. 486 Baterias Máxima Gabriela queria implantar um programa de H&S para valer na Baterias Máxima. Como você poderia ajudá-la a definir um plano global para tanto?

30 Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
Componentes da QVT A QVT é um constructo complexo que envolve uma constelação de fatores, como: 1. A satisfação com o trabalho executado. 2. As possibilidades de futuro na organização. 3. O reconhecimento pelos resultados alcançados. 4. O salário percebido. 5. Os benefícios auferidos. 6. O relacionamento humano dentro da equipe e da organização. 7. O ambiente psicológico e físico de trabalho. 8. A liberdade de atuar e responsabilidade de tomar decisões. 9. As possibilidades de estar engajado e de participar ativamente. A QVT envolve os aspectos intrínsecos (conteúdo) e extrínsecos (contexto) do cargo. Ela afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal, tais como: motivação para o trabalho, adaptabilidade a mudanças no ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou aceitar mudanças e, principalmente, agregar valor à organização.

31 Dicas Você sabe o que é CIPA?
A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – é uma imposição legal da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Metade dos componentes da CIPA é indicada pela empresa e outra metade é escolhida pelo voto dos funcionários, periodicamente. Cabe à CIPA apontar os atos inseguros dos trabalhadores e as condições de segurança existentes na organização. Ela deve fiscalizar o que já existe, enquanto os especialistas de RH apontam as soluções. A CIPA tem especial importância nos programas de segurança das pequenas e médias empresas.

32 Modelo de QVT de Hackman e Oldhan
GP de Hoje Modelo de QVT de Hackman e Oldhan Hackman e Oldhan apresentam um modelo de QVT que abordamos no capítulo dedicado ao desenho de cargos. Para eles, a dimensões do cargo produzem estados psicológicos críticos que conduzem a resultados pessoais e de trabalho que afetam a QVT. As dimensões do cargo são: 1. Variedade de habilidades: o cargo deve requerer várias e diferentes habilidades, conhecimentos e competências da pessoa. 2. Identidade da tarefa: o trabalho deve ser realizado do início até o fim para que a pessoa possa perceber que produz um resultado palpável. 3. Significado da tarefa: a pessoa deve ter uma clara percepção de como o seu trabalho produz conseqüências e impactos sobre o trabalho das outras. 4. Autonomia: a pessoa deve ter responsabilidade pessoal para planejar e executar as tarefas, autonomia própria e independência para desempenhar. 5. Retroação do próprio trabalho: a tarefa deve proporcionar informação de retorno à pessoa para que ela própria possa auto-avaliar seu desempenho. 6. Retroação extrínseca: deve haver o retorno proporcionado pelos superiores hierárquicos ou clientes a respeito do desempenho na tarefa. 7. Inter-relacionamento: a tarefa deve possibilitar contato interpessoal do ocupante com outras pessoas ou com clientes internos e externos.

33 O Modelo de QVT de Walton
GP de Hoje O Modelo de QVT de Walton Para Walton, existem oito fatores que afetam ao QVT, a saber: 1. Compensação justa e adequada: a justiça distributiva de compensação depende da adequação da remuneração ao trabalho que a pessoa realiza, da eqüidade interna (equilíbrio entre as remunerações dentro da organização) e da eqüidade externa (equilíbrio com as remunerações do mercado de trabalho). 2. Condições de segurança e saúde no trabalho: envolvendo as dimensões jornada de trabalho e ambiente físico adequado à saúde e bem-estar da pessoa. 3. Utilização e desenvolvimento de capacidades: no sentido de proporcionar oportunidades de satisfazer as necessidades de utilização de habilidades e conhecimentos do trabalhador, desenvolver sua autonomia, autocontrole e de obter informações sobre o processo total do trabalho, bem como retroinformação quanto ao seu desempenho. 4. Oportunidades de crescimento contínuo e segurança: no sentido de proporcionar possibilidades de carreira na organização, crescimento e desenvolvimento pessoal e de segurança no emprego de forma duradoura. 5. Integração social na organização: envolvendo eliminação de barreiras hierárquicas marcantes, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito. 6. Constitucionalismo: refere-se ao estabelecimento de normas e regras da organização, direi tos e deveres do trabalhador, recursos contra decisões arbitrárias e um clima democrático dentro da organização. 7. Trabalho e espaço total de vida: o trabalho não deve absorver todo o tempo e energia do trabalhador em detrimento de sua vida familiar e particular, de seu lazer e atividades comunitárias. 8. Relevância social da vida no trabalho: o trabalho deve ser uma atividade social que traga orgulho para a pessoa em participar de uma organização. A organização deve ter uma atuação e uma imagem perante a sociedade, responsabilidade social, responsabilidade pelos produtos e serviços oferecidos, práticas de emprego, regras bem definidas de funcionamento e de administração eficiente. Os oito fatores e suas respectivas dimensões estão representados na Figura 15.4.

34 15.4. Modelo de QVT de Walton.

35 15.5. A dosagem perfeita para o QVT: convergência.

36 Responsabilidade Social
Avaliação Crítica Responsabilidade Social Muitos programas de bem-estar são baratos, como o fornecimento de informação sobre as calorias do cardápio diário do refeitório e o nível de calorias exigido pelo organismo humano. É também o caso de fornecer informação sobre clínicas de redução de peso, de exercícios físicos, dietas alimentares etc. Outros programas são mais caros, como as salas de fitness centers da IBM. O programa de bem-estar da Xerox inclui fitness center, instrutores de exercícios físicos, educação sobre tabagismo, abuso de substâncias químicas, controle de peso e alimentação, além de instalações de ginástica, piscinas e trilhas de corrida. Essas organizações extrapolam e ultrapassam o simples local de trabalho e passam a oferecer algo mais para os seus funcionários. A função social da organização reside nisso: colaborar para o desenvolvimento das pessoas e da comunidade de maneira responsável, pois de nada adianta ser uma ilha de prosperidade no meio de um oceano de pobreza.

37 A Percepção do Ambiente de Trabalho
GP de Hoje A Percepção do Ambiente de Trabalho O famoso Families and Work Institute fez um Estudo Nacional do Ambiente Mutável de Trabalho para examinar as percepções de funcionários assalariados a respeito de seus trabalhos e as crenças quanto às características desejáveis de emprego. Abaixo estão as razões consideradas “mais importantes” na decisão de assumir um cargo: Comunicações abertas - 65% Efeito sobre a família e vida pessoal - 60% Natureza agradável do trabalho - 58% Qualidade da administração - 58% Atitude do supervisor - 58% Controle constante sobre o trabalho - 55% Aquisição de novas habilidades - 55% Segurança no trabalho - 54% Qualidade dos colegas - 53% Local de trabalho - 50% Trabalho estimulante - 50% Políticas que apóiam a família - 46% Benefícios sociais - 43% Controle da programação do trabalho - 38% Oportunidades de progresso - 37% Salários ou ganhos - 35% Acesso à tomada de decisões - 33% Aspectos que nenhuma outra empresa oferece - 32% Oportunidades para cargos gerenciais - 26% Tamanho da organização - 16%

38 As Empresas mais Admiradas do Mundo
Caso para Discussão As Empresas mais Admiradas do Mundo A revista Fortune publica a cada ano, a relação das empresas mais admiradas do mundo, segundo pesquisa do Hay G roup. As campeãs nacionais são:

39 Caso para Discussão Todas essas companhias são admiradas pela sua agilidade em um mundo globalizado e turbulento. Todas elas respondem rápida e criativamente quando surgem as crises ou as oportunidades. Todas elas dedicam um profundo respeito aos funcionários como base para o seu continuado sucesso global. Em todas elas, a QVT é elevada. Pudera. Elas também são admiradas pelos seus próprios funcionários. Questões 1. Você conhece todas essas empresas? Quais? O que você pensa delas? 2. Quais os aspectos positivos e negativos que você reconhece nelas? 3. Como essas empresas chegaram ao topo em termos de admiração? 4. Quais as características que as fazem ser admiradas no mundo todo?

40 15.6. A influência dos processos de manter talentos sobre os demais processos de GP.

41 15.7. As fases preparatória, migratória e de colheita de resultados em conseqüência da GP.

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