A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fatores que intervêm no Planejamento de RH

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fatores que intervêm no Planejamento de RH"— Transcrição da apresentação:

1 Fatores que intervêm no Planejamento de RH
Absenteísmo O absenteísmo é uma expressão utilizada para designar faltas ou ausências dos empregados ao trabalho. Nem sempre as causas do absenteísmo estão no próprio empregado, mas na organização, na supervisão deficiente, no empobrecimento das tarefas, na falta de motivação, nas condições desagradáveis de trabalho, entre outros.

2 Fatores que intervêm no Planejamento de RH
Na prática, as principais causas do absenteísmo são: Doença efetivamente comprovada; Doença não comprovada; Razões diversas de caráter familiar; Atrasos involuntários por motivos de força maior; Faltas voluntárias por motivos pessoais; Dificuldade e problemas financeiros; Problemas de transporte; Baixa motivação para trabalhar; Supervisão precária da chefia; Políticas inadequadas da organização.

3 Fatores que intervêm no Planejamento de RH
Rotatividade de pessoas ou turnover A rotatividade refere-se ao fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização, ou seja, às entradas para compensar as saídas de pessoas da organização. Existem dois tipos de desligamento: o desligamento por iniciativa do funcionários e o desligamento por iniciativa da organização.

4 Fatores que intervêm no Planejamento de RH
A rotatividade não é uma causa, mas o efeito de algumas variáveis externas e internas. Dentre as variáveis externas estão a situação de oferta e procura do mercado de RH, a conjuntura econômica, as oportunidades de emprego no mercado de trabalho etc. Dentre as variáveis internas estão a política salarial e benefícios que a organização oferece, o estilo gerencial, as oportunidades de crescimento interno,as condições de trabalho etc.

5 Fatores que intervêm no Planejamento de RH
As informações obtidas a respeito dessas variáveis são obtidas através da entrevista de desligamento feita com os funcionários que se desligam da organização. A entrevista de desligamento é realizada por um especialista de RH ou pelo gerente de linha.

6 Fatores que intervêm no Planejamento de RH
A entrevista de desligamento abrange os seguintes aspectos: Motivo que determinou o desligamento. Opinião do funcionário a respeito da empresa, do gerente e dos colegas. Opinião a respeito do cargo, horário de trabalho e condições de trabalho. Opinião a respeito do salário, benefícios sociais e oportunidades e progresso. Opinião a respeito do relacionamento humano, moral e atitude das pessoas. Opinião a respeito das oportunidades existentes no mercado de trabalho.

7 Fatores que intervêm no Planejamento de RH
Mudanças nos requisitos da força de trabalho As organizações vivem em um contínuo processo de mudança que afeta profundamente as pessoas que nelas trabalham. Com essa forte mudança, muitos segmentos da força de trabalho estão se tornando deficientes nas novas habilidades e competências requeridas pelo mercado. Para corrigir essa deficiência são necessários recursos da organização no dimensionamento dos processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver e manter pessoas.

8 Planejamento Estratégico da Gestão de Pessoas
Quais são as competências essenciais que nossa organização possui? Quais são as competências essenciais que nossa organização requer? Comparando as competências atuais e as competências necessárias temos dois tipos de desdobramentos:

9 Planejamento Estratégico da Gestão de Pessoas
Podemos adquirir essas competências necessárias que nossa organização não dispõe? Então se trata de uma questão de agregar competências, isto é, buscar lá fora e agregar talentos que disponham de tais competências. Podemos desenvolver essas competências necessárias que nossa organização não dispõe? Então se trata de uma questão de desenvolver competências, isto é, buscar dentro da organização e desenvolver talentos para que adquiram tais competências.


Carregar ppt "Fatores que intervêm no Planejamento de RH"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google