A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ONDE COMEÇA A INTERAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ONDE COMEÇA A INTERAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ONDE COMEÇA A INTERAÇÃO
Rolim de Moura / RO CONTATO SOCIAL ONDE COMEÇA A INTERAÇÃO Sociologia – 9 Ano Profa. Elaine Porto Chiullo

2 CONVÍVIO SOCIAL E ISOLAMENTO
O CONVÍVIO SOCIAL FOI E CONTINUA A SER DECISIVO PARA O DESENVOLVIEMENTO DA HUMANIDADE. NO CONVÍVIO SOCIAL, O COMPARTILHAMENTO ENTRE INDÍVIDUOS SE DÁ PELOS CONTATOS SOCIAIS.

3 CONHECENDO ALGUNS CONCEITOS...
Sociabilidade: Capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade. Socialização: É o processo social global pelo qual o indivíduo se integra ao grupo em que nasceu. Assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos dos grupos. Contato Social: É a base da vida social, é a fase da associação humana onde ocorrem as interações sociais.

4 Contatos Sociais Os contatos sociais estão na origem da vida em sociedade. É o primeiro passo para que ocorra qualquer associação humana. Por meio dele, as pessoas estabelecem relações sociais, criando laços de identidade, formas de atuação e comportamento que são a base da constituição dos grupos sociais e da sociedade.

5 Contatos sociais primários: Contatos sociais secundários:

6 TIPOS DE CONTATO SOCIAL
Contato Social Primário; São contatos pessoais diretos e que têm uma forte base emocional. Ex. Familiares, vizinhança...

7 A expressão ‘grupo primário’ foi criada por Charles Cooley para definir um grupo constituído por um número limitado de pessoas que interagem imediatamente e de modo direto e pessoal (contacto face-a-face). Enquanto um grupo primário é constituído por um número reduzido de indivíduos, que mediante uma relação interpessoal de tipo de tipo afetivo desenvolvem um forte sentimento de identificação coletiva, o grupo secundário é habitualmente composto por um maior número de membros, cujas relações interpessoais são quase sempre afetivamente neutras; além disso, neste tipo de grupo as relações entre o indivíduo e os outros membros do grupo são de tipo instrumental, isto é, funcionais e com um único objetivo.

8 Contato social Secundário; São os contatos impessoais, calculados, formais. Trata-se mais de um meio para atingir determinado fim. Ex. o cliente com o caixa do banco...

9 CONTATO PRIMÁRIO Ex: Família, grupo de brinquedo, pequena vila Ex: Cobrador, vendedor, empresa a)Onde há: simpatia, afeição, amor, lealdade, consideração b) onde as relações são: espontâneas, informais, sentimentais, íntimas, pessoais, intensas, completas, relativamente permanentes, um fim em si mesmas c) onde os indivíduos: tentam assumir os papéis dos outros; identificar-se continuamente uns aos outros; compartilhar quase a totalidade de suas respectivas experiências, alegrias, tristezas, esperanças, sucessos e fracassos  d) onde o controle social é intenso, efetivo, poderoso devido às “expectativas de comportamento” e “direitos morais” que os outros vêm a exercer sobre cada indivíduo

10 CONTATO SECUNDÁRIO a)Onde há atitudes de indiferentismo, falta de intimidade, de interesse pessoal b) onde as relações sociais são: premeditadas, formais, racionais distantes, impessoais, frouxas, fragmentadas, transitórias, antes meios para fins do que um fim em si mesmas c) onde os indivíduos não tentam: assumir os papéis dos outros; identificar-se uns aos outros; compartilhar de suas respectivas experiências d) onde o controle social é fraquíssimo, devido ao fato de cada indivíduo não sentir-se na necessidade de corresponder às “expectativas de comportamento”

11 Algumas atitudes podem levar o indivíduo a um Isolamento Social, dificultando o convívio deste com os grupos sociais. O isolamento social é a ausência total de contatos sociais. De ordem social. Atitudes que envolvem vários tipos de preconceitos: antissemitismo (doutrina ou movimento contra os judeus), apartheid (sistema de segregação racial que era praticado na África do Sul privilegiando a maioria branca) e preconceitos diversos tais como: cor, religião, sexo etc. . De ordem individual Atitudes como a timidez, o preconceito e a desconfiança podem levar o individuo ao isolamento parcial, se agregando a um grupo com as suas mesmas características. Portanto as relações de convívio social, nesta nova sociedade globalizada, podem favorecer o convívio social ou o isolamento

12 apartheid antissemitismo Preconceito Físico e mental Preconceito religioso

13 Homofobia Preconceito social Sexismo

14 A história demonstra que “o convívio social foi e continua sendo decisivo para o desenvolvimento da humanidade” (OLIVEIRA, 2005, p ). Com advento da globalização e de novas tecnologias aprofundam-se as transformações da sociedade. Novas formas de sociabilidade surgem nos grandes centros urbanos. O “tribalismo”, em um sentido amplo, que ultrapassa o sentido comum ligado à ideia de tribos indígenas, se torna uma das formas de expressão desses novos tipos de sociabilidade, como os punks, os surfistas, os skinheds, os roqueiros, os sertanejos, os funkeiros, as torcidas organizadas de futebol e as gangues da periferia urbana. Eles se reúnem em torno de afinidades ou interesses. Novas “tribos” também estão surgindo a partir do desenvolvimento de novas tecnologias da informação e da internet com as comunidades virtuais. Nestas e em outras formas de convívio social (socialização), o compartilhamento entre os indivíduos se dá pelos contatos sociais, seja ele do tipo primário ou secundário.

15 Leia o texto atentamente:
Amala e Kamala eram duas meninas que foram descobertas em 1921, numa caverna da Índia, vivendo com lobos. Essas crianças, que na época tinham aproximadamente idade de 4 e 8 anos, foram levadas para um asilo e passaram a ser observadas por estudiosos. Amala, a mais jovem, não resistiu à nova vida. A outra, porém, viveu mais uns oito anos. Ambas apresentavam hábitos alimentares bastante diferentes dos nossos. Como fazem normalmente os animais, elas cheiravam a comida antes de tocá-la, dilacerando os alimentos com os dentes e poucas vezes fazendo o uso das mãos como instrumento para beber e comer. Possuíam aguda sensibilidade auditiva e desenvolvimento do olfato para a carne. Para se locomover apoiavam-se sobre as mãos e os pés, adotando uma marcha quadrúpede, como faziam os antigos companheiros, os lobos. Kamala, por exemplo, levou seis anos para utilizar a marcha ereta. Notou-se também que Kamala não se sentia à vontade na companhia de outras pessoas, preferindo a dos animais, que se entendiam maravilhosamente com ela, jamais se espantando quando de sua aproximação. (A. Xavier Teles, Estudos Sociais, p ) Texto adaptado de OLIVEIRA, Pérsio. Introdução à sociologia. 2005, p )

16 As Meninas Lobo - Filme

17 QUESTÕES A partir dos conceitos estudados, responda em seu caderno
QUESTÕES A partir dos conceitos estudados, responda em seu caderno. (vale 1,0): 1) Explique o que é isolamento social e quais os mecanismos que reforçam este tipo de comportamento? 2) Defina o conceito de “tribalismo” na sociedade atual. 3) Porque um indivíduo criado fora da convivência humana não se torna humano? 4) Kamala se sentia mais à vontade com animais do que com humanos, explique por quê? 5) Você concorda com a afirmação “O homem é por natureza um animal social”? Justifique.


Carregar ppt "ONDE COMEÇA A INTERAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google