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Gestão Estratégica de Transportes

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Apresentação em tema: "Gestão Estratégica de Transportes"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica de Transportes
Principal função Logística 60% dos custos logísticos 3,5% do Faturamento ( Farmacêutico 0,8 % papel 7,1% ) 2 a 3 x o Lucro Impacto direto : Tempo de Entrega ( Ciclo de Pedido ) Confiabilidade da estrutura logística Segurança dos produtos Disponibiliza produtos onde existe a demanda (potencial) Objetivo Logístico: colocar o produto certo, na quantidade, hora e lugar combinados ,ao menor custo possível. Administrar o Transporte significa tomar decisões sobre um amplo conjunto de fatores Decisões estratégicas: Impactos de longo prazo – aspectos estruturais . - Escolha dos modais Decisões sobre propriedade da frota Seleção e negociação com transportadores - Política de consolidação de cargas Decisões operacionais :  Geralmente de curto prazo - tarefas do dia-a-dia. Planejamento de embarques Programação de veículos Roteirização Auditoria de fretes Gerenciamento de avarias Sistema logístico típico Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 1

2 Gestão Estratégica de Transportes
Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban

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4 2 Principais ferramentas de controle e redução de custos :
Sistemas de Informação Intermodalidade Integração com as demais funções logísticas . Operadores Logísticos : prestadores de serviços logísticos integrados , capazes de gerar economia de escala ao compartilhar sua capacidade e seus recursos de movimentação com vários clientes. Exploram outras atividades correlatas ao Serviço Logístico , agregando valor ao serviço final. Ex. Estocagem , Controles de Estoques , Embalagem , Assistência Técnica , entre outros. Logística Integrada é um componente operacional da Estratégia de Marketing. Busca a flexibilidade e velocidade na resposta ao Cliente Aumenta a Competitividade da empresa Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 2

5 Sintomas de Cadeias não integradas
Estoque x Transporte Não Integrada : Estoques mais baixos . Produção de lotes menores e mais freqüentes Mais cargas fracionadas . Compras mais freqüentes. Custos mais altos Perda de Competitividade Transporte x Serviço ao Cliente Não integrada : Transportes mais baratos Mais lentos Menos freqüentes Não especializados Falta de pontualidade de entrega Falta de flexibilidade Escolha de Modais 5 modais básicos – uso econômico depende de cada operação , dos custos e das características de serviços. PREÇOS RELATIVOS DOS DIFERENTES MODAIS (EM US$ POR 1000 TON -QUILÔMETRO ) EUA ( US$) Brasil ( US$ ) Brasil/EUA Aéreo 320 523 1,63 Rodoviário 56 19 0,33 Ferroviário 14 11 0,79 Dutoviário 9 1,22 Aquaviário 5 7 1,4 Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 3

6 4 Custos Comparativos entre Modais
Ferroviário = custos fixos altos e custos variáveis baixos. Rodoviário = custos fixos baixos e custo variável médio. Aquaviário = custos fixos médios e custos variáveis baixos Dutoviário = custos fixos muito altos e custo variável muito baixo Aeroviário = custo fixo alto e custo variável alto Dimensões - Características dos serviços oferecidos Velocidade: tempo gasto na rota de porta a porta considerando-se coleta e entrega . Aéreo – vantajoso em médias e grandes distâncias. Rodoviário e Ferroviário – dependem das condições de pistas e trilhos e do nível de congestionamento das mesmas. Disponibilidade: atender ao par origem-destino . Depende do número de localidades onde o modal se encontra presente. Rodoviário leva vantagem clara sobre os demais. Ferroviário – pode melhor com investimentos maciços. Consistência : entrega esperada x efetiva – capacidade de cumprir tempos previstos. Dutoviário é o mais vantajoso neste item. Garantia total. Aéreo- depende demais das condições climáticas. Capacitação : lidar com diferentes tamanhos, tipos de carga, etc Aquaviário – não tem limites sobre o tipo de produto , bem como o volume. Aéreo e Dutoviário – sérias restrições nesta dimensão Freqüência: número de vezes em que o modal pode ser utilizado em um tempo determinado. Dutoviário – melhor desempenho pois pode trabalhar 24 x 7 onde disponível. Rodoviário tem vantagens sobre os demais Hidroviário – baixa freqüência – grandes volumes exigem cargas consolidadas Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 4

7 MARKET- SHARE DOS MODAIS
Modal mais adequado ? A combinação de preço/custo com o desempenho operacional nestas 5 dimensões de serviços para um dado par origem-destino . Cuidado : características variam de região para região e de país para país. MARKET- SHARE DOS MODAIS Brasil EUA ( US$) Rodoviário 61% 26% Ferroviário 20% 38% Aquaviário 13% 16% Dutoviário 5% Aeroviário < 1% Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 5

8 Logística Empresarial
Transportes Eduardo Galban 6

9 Redução de US$ 11,50 por tonelada= 25%
Exemplo de Integração entre diversos Modais Exemplo : soja brasileira produzida em Goiás. Consideremos Um comboio de 70 carretas 2200 toneladas de soja Custo de transporte até o porto de Santos US$ 46 por tonelada Opção Intermodal Rodovia da lavoura até o Porto São Simão em Goiás. Hidrovia Tietê-Paraná até Pederneiras ( SP) Ferrovia ( Ferroban) de Pederneiras até Santos Total 1340 km. Custo US$ 34,5 por tonelada Redução de US$ 11,50 por tonelada= 25% Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 7 Eduardo Galban

10 8 Logística Empresarial Eduardo Galban Transportes
Decisão sobre terceirização da frota Segunda mais importante decisão estratégica Deve considerar : Custo Qualidade do serviço Rentabilidade das alternativas Hoje , o foco na Rentabilidade sobre os investimentos leva à terceirização. Rentabilidade sobre investimentos = lucro / investimentos Reduzir investimentos eleva a rentabilidade rapidamente. Usar os ativos de terceiros reduz investimentos dos acionistas. Nota fiscal de serviços entra como “despesas” e não investimento. Não se vê o percentual de investimento do terceiro. Mas o “custo “ da operação sobe. Outros fatores que influenciam a decisão : O tamanho da Operação Quanto maior a operação -> frota própria ( ganho de escala , menor custo) Operações mais sofisticadas -> pequenas operações não justificam tecnologia. A Capacitação interna gerencial Planejar, operar e controlar -> desempenho da operação Operação ( seja própria ou terceirizada) deve buscar eficiência A competência no setor Existe um prestador desse serviço, com custo e qualidade? A competência interna tem o nível / custo que se deseja ? Item importante : Cargas de retorno, difíceis de conseguir na auto-operação. Os modais utilizados A busca de modais flexíveis -> possibilidade de redução de custos. Petrobrás -> Modais próprios pois o volume transportado é enorme. Geral Brasil -> 83% das 500 maiores empresas não tem frota própria. -> 90% das que tem frota própria usam frotas de terceiros. -> grande número de autônomos que tem custos reduzidos. Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 8

11 9 Logística Empresarial Eduardo Galban Transportes
Seleção e Negociação com Transportadores Critérios : Confiabilidade :-> capacidade de cumprir o combinado, prazo de entrega, coleta,disponibilidade de veículos,segurança, preços e informações. Preço :-> critério classificador.Depende do valor agregado /produtos perigosos Flexibilidade Operacional e Comercial :-> facilidade para adaptar-se a novas situações locais e globais Saúde Financeira :-> relação cooperativa de longo prazo.Modernização tecnológica necessária . Qualidade do pessoal operacional:-> educação formal, capacitação técnica e habilidade comportamental dos prestadores. Informações de desempenho :-> monitoramento continuo das operações para avaliação constante do desempenho. Conceito de Qualidade Total . Identificação de problemas :-> gera ações corretivas e preventivas. Relacionamento :-> cooperativo com base na confiança e na troca intensa e aberta de informações , sempre visando o melhor resultado operacional. Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 9


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