A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGEM LINGUAGEM UTILITÁRIA E LITERÁRIA DENOTAÇÃO Linguagem informativa, comum a todos. Objetiva um conhecimento prático, científico. A palavra empregada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGEM LINGUAGEM UTILITÁRIA E LITERÁRIA DENOTAÇÃO Linguagem informativa, comum a todos. Objetiva um conhecimento prático, científico. A palavra empregada."— Transcrição da apresentação:

1

2 LINGUAGEM LINGUAGEM UTILITÁRIA E LITERÁRIA DENOTAÇÃO Linguagem informativa, comum a todos. Objetiva um conhecimento prático, científico. A palavra empregada no seu sentido real Exemplo : O funcionário feriu-se no braço. CONOTAÇÃO Linguagem afetiva, individual, subjetiva. Objetiva uma apreciação estética(bela, criativa). A palavra empregada no seu sentido figurado ou poético. Exemplo: Não faltam braços para o trabalho no campo.

3

4 VARIEDADES LINGUÍSTICAS LÍNGUA CULTA E LÍNGUA COLOQUIAL NA LÍNGUA COLOQUIAL Pronúncia simplificada de palavras e expressões : nóis, oceis, ta bão, num vô, num qué... Emprego freqüente de palavras/ expressões do tipo: aí, então, né... Uso da expressão “ a gente “, em lugar de “nós”. Exemplo: A gente sempre lutou muito. Não utilização de marcas de concordância. Exemplo: Os meninos vai bem. Mistura de pessoas gramaticais. Exemplo : Você sabe que te enganam.

5

6

7 LINGUAGEM FORMAL E COLOQUIAL Formal: Colóquio sonolento para gado bovino repousar Coloquial: História pra boi dormir Formal: Romper a face Coloquial: Quebrar a cara Formal: Inflar o volume da bolsa escrotal Coloquial: Encher o saco Formal: Derrubar com intenções mortais Coloquial: Cair matando Formal: Sequer considerar a utilização de um longo pedaço de madeira Coloquial: Nem a pau Formal: Sequer considerar a possibilidade da fêmea bovina expirar fortes contrações laringo-bucais Coloquial: Nem que a vaca tussa

8 NA LÍNGUA CULTA Maior preocupação com a pronúncia: nós, vocês, está bom, não vou, não quer... Uso menos comum desse tipo palavra. ( Não utiliza gírias...) Predominância do uso da forma “nós”. Exemplo: Nós sempre lutamos muito. Utilização das marcas de concordância. Exemplo : Os meninos vão bem. Mais uniformidade no uso das pessoas gramaticais. Você sabe que o enganam.

9 NA LÍNGUA COLOQUIAL O padrão coloquial faz referência à utilização da linguagem em contextos informais, íntimos e familiares, que permitem maior liberdade de expressão. Esse padrão mais informal também é encontrado em propagandas, programas de televisão ou de rádio, etc. NA LÍNGUA CULTA O padrão culto é a modalidade de linguagem que deve ser utilizada em situações que exigem maior formalidade, sempre tendo em conta o contexto do interlocutor. Caracteriza-se pela seleção e combinação de palavras, pela adequação à um conjunto de normas, entre elas a concordância, regência, pontuação, o emprego correto das palavras quanto ao significado, a organização das orações e dos períodos, as relações entre termos, orações, períodos e parágrafos.


Carregar ppt "LINGUAGEM LINGUAGEM UTILITÁRIA E LITERÁRIA DENOTAÇÃO Linguagem informativa, comum a todos. Objetiva um conhecimento prático, científico. A palavra empregada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google