A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Vagner Alves da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Vagner Alves da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Vagner Alves da Silva e-mail: vagner.silva@sc.senai.br
Processos Produtivos Professor: Vagner Alves da Silva

2 Sumário Processos produtivos Visão geral dos Sistemas de Produção;
Visão geral dos Processos produtivos; Classificação das Industrias

3 Introdução Visão geral dos sistemas de produção
O mundo hoje… Globalização (economia aberta)… O Brasil em um novo contexto… Dólar favorável!!! ? É importante a análise dos critérios e métodos utilizados nos processos produtivos das organizações. Para isso devemos conhecer os procedimentos de funcionamento do sistema de produção da empresa.

4 Introdução Visão geral dos sistemas de produção
O que é sistema de produção? É a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços; É a maneira pela qual organiza-se a produção de bens e serviços.

5 Introdução Visão geral dos processos produtivos
Podemos analisar as entradas em função: Tipo de recursos a serem transformados; Ação principal do processo de transformação; Fluxo dentro do processo de fabricação; Decisão de produzir; Grau de contato com o consumidor.

6 Introdução Visão geral dos processos produtivos
Podemos analisar as saídas em função: Da natureza das saídas; Dos volumes das saídas; Variedade e padronização das saídas; Variação das demandas pelas saidas.

7 Introdução Visão geral dos processos produtivos
Processos de conversão => Manufatura Indústria muda o formato da MP; Muda a composição; Muda a forma dos recursos. Processos de transferência => Serviços; Serviços Transferência de conhecimentos e/ou tecnologias;

8 Introdução Classificação das Industrias
As industrias podem ser classificadas da seguinte forma: Indústria do tipo contínuo. Industrias do tipo intermitente.

9 Introdução Classificação das Industrias
Industrias do tipo contínuo: Os equipamentos executam as mesmas operações de maneira contínua e o material se move com pequenas interrupções entre elas, até chegar ao produto acabado. Pode se subdividir em: Contínuo Puro; Contínuo com montagem e desmontagem; Contínuos com diferenciação final.

10 Introdução Classificação das Industrias
Contínuo Puro Uma só linha de produção, os produtos finais são exatamente iguais e toda a MP é processada na mesma forma e na mesma seqüência. Contínuo com montagem e desmontagem Varias linhas de produção contínua que convergem nos locais de montagem ou desmontagem; Contínuo com diferenciação final Características de fluxo igual a um ou outro dos subtipos anteriores, mas o produto final pode apresentar variações

11 Introdução Classificação das Industrias
Industrias do tipo intermitente: A diversidade de produtos fabricados e tamanho reduzido do lote de fabricação determinam que os equipamentos apresentem variações frequentes no trabalho. Subdividem-se em: Fabricação por encomenda de produtos diferentes; Fabricação repetitiva dos mesmos lotes de produtos

12 Introdução Classificação das Industrias
Fabricação por encomenda de produtos diferentes Produto de acordo com as especificações do cliente e a fabricação se inicia após a venda do produto Fabricação repetitiva dos mesmos lotes de produtos Produtos padronizados pelo fabricante , repetitividade dos lotes de fabricação , pode-se ter as mesmas características de fluxo existente na fabricação sobre encomenda.

13 Introdução Classificação das Industrias
Classifique cada um dos processo abaixo em contínua ou intermitente Fundição; Forjamento; Trefilação; Extrusão; Laminação; Usinagem; Soldagem.

14 Muito Obrigado!


Carregar ppt "Professor: Vagner Alves da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google