A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional."— Transcrição da apresentação:

1 ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional de governos locais e organizações governamentais nacionais e regionais que assumiram um compromisso com o desenvolvimento sustentável. Belo Horizonte - 30/05/12 à 02/06/12

2 Lançado como o Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais, em 1990, na sede das Nações Unidas, em Nova Yorque, o ICLEI desenvolve e gerencia diversas campanhas e programas que abordam questões de sustentabilidade local e protegem bens comuns globais (como qualidade do ar, clima e água). A rede faz a ligação entre a ação local e as metas e objetivos de acordos internacionais.

3 Mais do que isto, é responsável pela implementação de projetos visando conscientizar o cidadão que é somente a partir das pequenas ações locais que deve começar a inadiável luta em defesa do Meio Ambiente global. Um bom exemplo são as próprias oficinas e atividades desenvolvidas pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

4 Os congressos mundiais do ICLEI acontecem a cada três anos e possibilitam aos prefeitos, secretários e equipes dos governos locais, representantes de agências internacionais, governos nacionais, patrocinadores e outros parceiros, a oportunidade de trocar experiências, compartilhar conhecimentos e construir capacidades técnicas no que se refere às políticas sustentáveis. Este congresso acontece pela primeira vez no Brasil e na América Latina.

5 BELO HORIZONTE SEDE DO CONGRESSO MUNDIAL DO ICLEI 2012 Belo Horizonte concorreu com mais 35 cidades-membros do ICLEI para sediar o Congresso.

6 Belo Horizonte recebe o Congresso Mundial do ICLEI 2012. Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, mais de mil participantes, de diversos países, estarão na capital mineira debatendo a questão ambiental e a sua interatividade com os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, além de repensar a sua força transformadora para gerar a paz e o desenvolvimento sustentável.

7 As atividades do Congresso Mundial do ICLEI 2012 acontecerão em locais situados no Circuito Afonso Pena, uma das avenidas mais importantes de Belo Horizonte, o que possibilitará uma maior mobilidade durante o evento, ratificando o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com a sustentabilidade para a realização deste Congresso Mundial.

8 RIO + 20 E O CONGRESSO MUNDIAL DO ICLEI 2012 O Congresso Mundial do ICLEI em 2012, em Belo Horizonte, será uma instância preparatória da participação dos governos locais para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio + 20, que se realizará entre os dias 4 e 6 de junho de 2012, semana seguinte ao Congresso na capital Mineira. O evento em Belo Horizonte terá grande relevância na discussão da importância da contribuição dos governos locais para a promoção do desenvolvimento sustentável.

9 Será fundamental ainda para assegurar aos governos locais e ao ICLEI um assento na mesa diretora da Rio + 20. (o que ainda não está garantido)

10 A Rio + 20 deverá realizar um detalhado balanço do que foi acertado há 20 anos atrás, na Rio 92, o que foi cumprido e, principalmente, o que não foi cumprido, além de definir os novos rumos e ações para assegurar a sustentabilidade do Meio Ambiente e a própria sobrevivência do planeta Terra.

11 Ali, serão acertadas as estratégias que deverão ser implementadas no que se refere às temáticas da Rio + 20: economia verde no contexto da erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável; e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.


Carregar ppt "ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google