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Desafios da Educação de Jovens e Adultos integrada a educação profissional: Identidades dos sujeitos, currículo integrado, Mundo do trabalho e ambientes/mídias.

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Apresentação em tema: "Desafios da Educação de Jovens e Adultos integrada a educação profissional: Identidades dos sujeitos, currículo integrado, Mundo do trabalho e ambientes/mídias."— Transcrição da apresentação:

1 Desafios da Educação de Jovens e Adultos integrada a educação profissional: Identidades dos sujeitos, currículo integrado, Mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais Observatorio da Educação – OBEDUC – CAPES II Simpósio Internacional CTS e Produção de Conhecimento na Universidade Lucio Teles – 24/10/2013

2 Consórcio de instituições: Universidade Federal de Goiás (instituição líder), a Universidade Federal do Espirito Santo e a Universidade de Brasília e instituições associadas No DF o subprojetoProjeto PROEJA-Transiarte: Centro de Ensino Médio 03 em Ceilândia Escola Técnica de Ceilândia – ETC CPROF CEJAT IFB INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

3 Ensinar o uso de tecnologias digitais na produção artística colaborativa de estudantes e para a inclusao digital Integrar a produção digital com a aprendizagem de temas curriculares. Eixo integrador é a arte de transição – transiarte: I) a colaboração na produção da arte digital relacionada com o currículo; II) a motivação do estudante para produzir conhecimento a partir de sua própria identidade cultural; III) a profissionalização futura em tanto itinerário formativo desenvolvido no PROEJA-Transiarte.

4  Integrar 2 escolas: O CEM-3 e o CEP  Distam entre si 800 metros  Uma oferece EJA e a outra EP  Construção de um itinerário formativo que tenha a cara dos jovens e adultos  CEILANDIA: Maior aglomerado urbano do DF  Metodologia: pesquisa-ação  Infraestrutura tecnologica

5 Características do DF

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8 População e situação dos jovens  População do DF: 2.298.531;  População de Ceilândia: 406.269, 18% da população do DF;  31% da população do DF tem entre 15 e 29 anos;  1/5 moram na Ceilândia;  47% dos jovens são do sexo masculino;  22% dos jovens estão desempregados, contra 10% da taxa total;  Na Ceilândia, 67% dos desempregados são jovens;  Na Ceilândia, 52% dos jovens não possuem o ensino médio = 66 mil  28.918 não tem o ensino fundamental;  16.517 concluíram as 8 séries;  Na Ceilândia 1 estabelecimento para cada 150 habitantes, no Plano Piloto é 1/10 e no DF é 1/52

9  Aprender o que as pessoas fazem, o que sabem, o que constroem e o que usam, em um processo de interação social. Outra dimensão é interpretar o que foi aprendido, gerar a ação, formar sentidos, e assim sucessivamente.  O processo é o de revelações. Realizar o itinerário que fica entre o CEP e o CEM significa caminhar muito mais do que os 800 metros de distância que os separam.  O que significa essa distância?

10  Desenvolver transiarte em apoio ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos.  Identificar a identidade sócio-cultural dos jovens e adultos como uma das bases fundantes na sua constituição e desenvolvimento humano, na educação fundamental, média e profissional.  Desenvolver o processo de formação, contemplando os saberes acumulados pelos jovens e adultos e as exigências colocadas pelo mundo do trabalho.

11  Despertar a identidade cultural na produção artística virtual de jovens/adultos através da criação artística coletiva e individual  Concebida como uma de arte de transição, da arte presencial à virtual. A arte virtual não é vista de maneira oposta à arte presencial, mas harmoniosa, oferecendo um novo ângulo e uma nova reconfiguração.  A arte popular, arte comunitária, pode ser resgatada, modificada e ampliada, através de suportes e ferramentas virtuais.  Criação de composições musicais, teatro e outras formas de arte que são depois virtualizadas, isto é, transformadas em arte virtual ou ciberarte, como os videoclipes no YouTube

12  Formas desta arte são: videoclipes curtos mostrando a arte popular (mamulengos, danças folclóricas, celebrações religiosas regionais) já virtualizida. O jovem/adulto com o apoio dos membros do projetos, aprende o uso de software e sua manipulação para criar sua própria versão artística da arte popular ou de outros temas que poderá escolher.  Além do sentido da palavra transição no contexto da arte, esta palavra tem também um significado especial para jovens e adultos, pois muitos estão em períodos de transição em suas próprias vidas.

13  Permite ao jovem/adulto ir além de uma atuação passiva, ou seja, agir diretamente na transformação do mundo presencial e virtual em que está inserido. É dessa maneira em que o jovem/adulto ao mesmo tempo em que adquire conhecimento estará desenvolvendo habilidades e competências no uso de software apropriado para o trabalho em projetos audiovisuais na Web.  Os benefícios educacionais resultantes deste tipo de conexão são numerosos em virtude dos diversos estímulos à aquisição de conhecimentos pela prática. Esta prática envolve o Web design enquanto ferramenta e como forma de arte, abrangendo oito fatores que orientam o seu desempenho, tais como: elemento dominante, proporção, cor, som, harmonia, textura visual, consistência e interatividade, que motivam a participação progressiva em comunidades presenciais e virtuais.

14  A Transiarte pode integrar-se com a Educação Profissional como parte da formação básica e/ou educação profissional correspondente ao GG - Técnicos de nível médio/CBO as ocupações de Técnico em Design Gráfico, Técnico em Fotografia, Técnico em Produção Audiovisual, Técnico em Produção Fonográfica, Técnico em Produção Multimídia;  O desafio é construir esse itinerário formativo, envolvendo esse perfil profissional.

15 São sugeridas três hipóteses para o projeto, sendo que as três podem ser complementares, convergentes e/ou simultâneas: 1.PROEJA-Transiarte como uma nova ocupação profissional ou um novo perfil formativo que faça parte do CBO (Cadastro Brasileiro de Ocupações). 2.PROEJA-Transiarte como um módulo inserido em outros cursos de formação profissional já existentes. 3.PROEJA-Transiarte como uma nova linguagem de comunicação incluída no currículo do CEM03.


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