Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Sofia Affonso Moreira Alterado mais de 8 anos atrás
1
Desafios da Educação de Jovens e Adultos integrada a educação profissional: Identidades dos sujeitos, currículo integrado, Mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais Observatorio da Educação – OBEDUC – CAPES II Simpósio Internacional CTS e Produção de Conhecimento na Universidade Lucio Teles – 24/10/2013
2
Consórcio de instituições: Universidade Federal de Goiás (instituição líder), a Universidade Federal do Espirito Santo e a Universidade de Brasília e instituições associadas No DF o subprojetoProjeto PROEJA-Transiarte: Centro de Ensino Médio 03 em Ceilândia Escola Técnica de Ceilândia – ETC CPROF CEJAT IFB INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES
3
Ensinar o uso de tecnologias digitais na produção artística colaborativa de estudantes e para a inclusao digital Integrar a produção digital com a aprendizagem de temas curriculares. Eixo integrador é a arte de transição – transiarte: I) a colaboração na produção da arte digital relacionada com o currículo; II) a motivação do estudante para produzir conhecimento a partir de sua própria identidade cultural; III) a profissionalização futura em tanto itinerário formativo desenvolvido no PROEJA-Transiarte.
4
Integrar 2 escolas: O CEM-3 e o CEP Distam entre si 800 metros Uma oferece EJA e a outra EP Construção de um itinerário formativo que tenha a cara dos jovens e adultos CEILANDIA: Maior aglomerado urbano do DF Metodologia: pesquisa-ação Infraestrutura tecnologica
5
Características do DF
8
População e situação dos jovens População do DF: 2.298.531; População de Ceilândia: 406.269, 18% da população do DF; 31% da população do DF tem entre 15 e 29 anos; 1/5 moram na Ceilândia; 47% dos jovens são do sexo masculino; 22% dos jovens estão desempregados, contra 10% da taxa total; Na Ceilândia, 67% dos desempregados são jovens; Na Ceilândia, 52% dos jovens não possuem o ensino médio = 66 mil 28.918 não tem o ensino fundamental; 16.517 concluíram as 8 séries; Na Ceilândia 1 estabelecimento para cada 150 habitantes, no Plano Piloto é 1/10 e no DF é 1/52
9
Aprender o que as pessoas fazem, o que sabem, o que constroem e o que usam, em um processo de interação social. Outra dimensão é interpretar o que foi aprendido, gerar a ação, formar sentidos, e assim sucessivamente. O processo é o de revelações. Realizar o itinerário que fica entre o CEP e o CEM significa caminhar muito mais do que os 800 metros de distância que os separam. O que significa essa distância?
10
Desenvolver transiarte em apoio ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos. Identificar a identidade sócio-cultural dos jovens e adultos como uma das bases fundantes na sua constituição e desenvolvimento humano, na educação fundamental, média e profissional. Desenvolver o processo de formação, contemplando os saberes acumulados pelos jovens e adultos e as exigências colocadas pelo mundo do trabalho.
11
Despertar a identidade cultural na produção artística virtual de jovens/adultos através da criação artística coletiva e individual Concebida como uma de arte de transição, da arte presencial à virtual. A arte virtual não é vista de maneira oposta à arte presencial, mas harmoniosa, oferecendo um novo ângulo e uma nova reconfiguração. A arte popular, arte comunitária, pode ser resgatada, modificada e ampliada, através de suportes e ferramentas virtuais. Criação de composições musicais, teatro e outras formas de arte que são depois virtualizadas, isto é, transformadas em arte virtual ou ciberarte, como os videoclipes no YouTube
12
Formas desta arte são: videoclipes curtos mostrando a arte popular (mamulengos, danças folclóricas, celebrações religiosas regionais) já virtualizida. O jovem/adulto com o apoio dos membros do projetos, aprende o uso de software e sua manipulação para criar sua própria versão artística da arte popular ou de outros temas que poderá escolher. Além do sentido da palavra transição no contexto da arte, esta palavra tem também um significado especial para jovens e adultos, pois muitos estão em períodos de transição em suas próprias vidas.
13
Permite ao jovem/adulto ir além de uma atuação passiva, ou seja, agir diretamente na transformação do mundo presencial e virtual em que está inserido. É dessa maneira em que o jovem/adulto ao mesmo tempo em que adquire conhecimento estará desenvolvendo habilidades e competências no uso de software apropriado para o trabalho em projetos audiovisuais na Web. Os benefícios educacionais resultantes deste tipo de conexão são numerosos em virtude dos diversos estímulos à aquisição de conhecimentos pela prática. Esta prática envolve o Web design enquanto ferramenta e como forma de arte, abrangendo oito fatores que orientam o seu desempenho, tais como: elemento dominante, proporção, cor, som, harmonia, textura visual, consistência e interatividade, que motivam a participação progressiva em comunidades presenciais e virtuais.
14
A Transiarte pode integrar-se com a Educação Profissional como parte da formação básica e/ou educação profissional correspondente ao GG - Técnicos de nível médio/CBO as ocupações de Técnico em Design Gráfico, Técnico em Fotografia, Técnico em Produção Audiovisual, Técnico em Produção Fonográfica, Técnico em Produção Multimídia; O desafio é construir esse itinerário formativo, envolvendo esse perfil profissional.
15
São sugeridas três hipóteses para o projeto, sendo que as três podem ser complementares, convergentes e/ou simultâneas: 1.PROEJA-Transiarte como uma nova ocupação profissional ou um novo perfil formativo que faça parte do CBO (Cadastro Brasileiro de Ocupações). 2.PROEJA-Transiarte como um módulo inserido em outros cursos de formação profissional já existentes. 3.PROEJA-Transiarte como uma nova linguagem de comunicação incluída no currículo do CEM03.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.