A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

2

3 COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto na superfície terrestre. As coordenadas constituem a melhor forma de localização geográfica.

4 PARALELOS São linhas paralelas à linha do Equador que cortam o globo de leste à oeste. Vai de 0º à 90º sul e norte. Cada paralelo tem seu valor dado em graus. Os graus de cada paralelo denominam-se LATITUDE. Portanto, falamos, por exemplo, que a linha do Equador possui 0º de latitude. Veja os exemplos a seguir:

5 LATITUDE 60º Latitude Norte 30º Latitude Norte 0º Latitude 15º Latitude Sul 45º Latitude Sul

6 PARALELOS E ZONAS CLIMÁTICAS

7 MERIDIANO São linhas paralelas à linha do Meridiano de Greenwich que cortam o globo de norte à sul. Vai de 0º à 180º leste e oeste. Cada meridiano tem seu valor dado em graus. Os graus de cada meridiano denominam-se LONGITUDE. Portanto, falamos, por exemplo, que o meridiano de Greenwich possui 0º de longitude. Veja os exemplos a seguir:

8 LONGITUDE 120º Longitude Leste 45º Longitude Leste 130º Longitude Oeste 15º Longitude Oeste

9 Localizando os pontos A B C D A 40º Latitude Norte 60º Longitude Leste B 20º Latitude Sul 20º Longitude Oeste C 80º Latitude Norte 40º Longitude Oeste D 20º Latitude Sul 140º Longitude Leste Qual o continente que está localizado a 60º Latitude Norte e 40º Longitude Leste? EUROPA

10 MOVIMENTO DE ROTAÇÃO A rotação é o movimento que a Terra executa em torno de si mesma, ou seja, em torno de um eixo imaginário que a atravessa do pólo Sul ao pólo Norte. Esse movimento tem a duração de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, aproximadamente 24 horas ou um dia.

11 MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO Translação é o movimento que a Terra executa ao deslocar-se em torno do Sol. Esse movimento se completa no período de 01 ano ou mais precisamente, 365 dias e seis horas, portanto, esse movimento é responsável pelo ano e pelas estações do ano e é realizado concomitante ao movimento de rotação.

12 MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO:365d 05h 48’  AFÉLIO (152.500.000 km) E PERIÉLIO (147.500.000 km)

13 INCLINAÇÃO DO EIXO TERRESTRE

14 Solstícios e Equinócios Pelo fato de a Terra ter seu eixo de rotação inclinado em 23° em relação ao Meridiano de Greenwich, durante o ano, a incidência da luz solar sobre a Terra varia, fazendo com que o dia e a noite tenham duração de tempo diferentes em quase todos os dias do ano. Chamamos de equinócio o momento em que o período do dia e da noite possuem a mesma duração, e denominamos solstício, o momento em que o período do dia e da noite possuem a maior diferença de tempo entre si. Esses momentos ocorrem quatro vezes ao ano, como demonstrados na tabela do próximo slide.

15 Hemisfério SulData de inícioHemisfério Norte Equinócio de primavera 23 de setembroEquinócio de outono Solstício de verão22 de dezembroSolstício de inverno Equinócio de outono 21 de marçoEquinócio de primavera Solstício de inverno 22 de junhoSolstício de verão

16


Carregar ppt "ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google