A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cartografia II Movimento de rotação É o movimento que a terra realiza em torno de seu próprio eixo, sempre no sentido de oeste para leste. Obs.: Lembre-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cartografia II Movimento de rotação É o movimento que a terra realiza em torno de seu próprio eixo, sempre no sentido de oeste para leste. Obs.: Lembre-se."— Transcrição da apresentação:

1 Cartografia II Movimento de rotação É o movimento que a terra realiza em torno de seu próprio eixo, sempre no sentido de oeste para leste. Obs.: Lembre-se que a rotação dura 24 horas e dá origem aos dias e as noites. A translação dura 365 dias e dá origem ao ano.

2 Movimento de translação O movimento de translação, é o giro que a terra dá em torno do sol.

3 Solstícios e os equinócios Isso acontece devido a inclinação da terra, associada ao movimento de translação. Solstício de verão: ocorre no Brasil em 22 de dezembro, é o dia em que o hemisfério sul recebe mais luz direta do sol. Solstício de inverno: é quando ocorre o início da estação mais fria do ano, evidentemente é o dia que recebe menos luz direta do sol. Equinócio: ocorre nos dois hemisférios, nesses dias a terra se encontra em uma posição em que os dois hemisférios são igualmente iluminados e têm início o outono e a primavera.

4 Mapas importantes Mapa de Mercator: É considerado um mapa eurocêntrico, pois o cartógrafo holandês colocou a Europa no centro do globo e distorceu as altas latitudes dando a impressão que a Europa é muito maior do que ela realmente é.

5 Mapa de Peters Arno Peters foi um cartógrafo dinamarquês, fez uma tentativa de correção do mapa tendencioso de Mercator, o mapa de Peters também teve suas falhas.

6 Mapa de Robinson É o mapa mais utilizado atualmente, Robinson diminuiu as distorções latitudinais de seus antecessores e procurou chegar mais perto da realidade do planeta.

7 Mapas temáticos Mapas rodoviários; Mapas dos transportes; Mapas de vegetação; Mapas políticos; Mapas climáticos; Etc.

8 Projeções cartográficas Projeção cilíndrica:

9 Projeção azimutal

10 Paralelos e meridianos Paralelos são linhas imaginárias que cortam o globo terrestre no sentido leste-oeste.

11 Paralelos e meridianos Meridianos são linhas imaginárias que cortam o globo terrestre no sentido norte-sul.

12 Coordenadas geográficas Latitudes: são pontos equidistantes em relação à linha do Equador (0º). Longitudes: são pontos equidistantes em relação ao meridiano de Greenwich (0º).

13 Exemplos de coordenadas geográficas

14 Exemplos Rede de paralelos e meridianos:

15 Escalas Escala numérica: 1:500 (lê-se um por quinhentos) Escala gráfica: é mais simples que a numérica, é representada por uma linha reta dividida em partes iguais, como uma régua. Ex.: 0________________________________50Km

16 Fusos horários

17 Fuso horário mundial


Carregar ppt "Cartografia II Movimento de rotação É o movimento que a terra realiza em torno de seu próprio eixo, sempre no sentido de oeste para leste. Obs.: Lembre-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google