A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia em Educação Musical II Musica e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música - Vanda Lima Bellard.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia em Educação Musical II Musica e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música - Vanda Lima Bellard."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia em Educação Musical II Musica e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música - Vanda Lima Bellard Freire. – 2. Ed. Ver. E ampl. -Florianópolis: Associação Brasileira de Educação Musical, 2010.

2

3

4

5 Função de Validação das Instituições Sociais e dos Rituais Religiosos

6

7 Função de Expressão Emocional

8

9

10 Função de Comunicação

11

12

13 Função de Contribuição para a Continuidade e Estabilidade da Cultura

14

15

16 Função de Contribuição para a Integração da Sociedade

17

18

19 Função de Impor Conformidades a Normas Sociais

20

21

22 Função de Divertimento MC em uma de suas apresentações na década de 70

23

24

25 Função Estética

26

27

28 Função de Reação física

29

30

31 Função de Reação Simbólica

32 Função de Validação das Instituições Sociais e dos Rituais Religiosos - as instituições sociais são validas através de canções que enfatizam o que é conveniente e o que não é conveniente na sociedade, assim dizendo às pessoas o que se deve fazer e como se deve fazer.

33 Função de Expressão Emocional -Nas origens, a música não era senão uma atividade muscular (...) adaptadas às condições de luta pela vida” (17) e, - Menuhin (1981) quando afirma que “a música é a nossa necessidade preponderante de nos darmos aos outros”

34 Função de Comunicação - Blacking (1980) afirma diante a sua experiência com os Vedas (Tribo), “que a música não pode jamais ser uma coisa em si, e que toda música é popular, no sentido de que a música não pode ser transmitida ou ter significados sem que haja associações entre os indivíduos” - As os que consideram que a música é uma linguagem, embora comunique emoções e não conceitos; e há os que consideram que a música não é linguagem, uma vez que não transmite significados conceituais. - poderia simplesmente afirma, com faz Merriam, dizendo que a música comunica alguma coisa e nesse sentido a função de comunicação poderia ser considerada presente na primeira idade da música.

35 Função de Contribuição para a Continuidade e Estabilidade da Cultura - A música em antigos mitos e lendas, transmitidos por tradição oral, segundo Wiora, se relacionaria com a função de contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura, mesmo em relação à música utilizada nos rituais de iniciação.

36 Função de Contribuição para a Integração da Sociedade - é a satisfação de participar de algo familiar quanto à certeza de se tomar parte de um grupo que compartilha os mesmos valores, os mesmos modos de vida, um grupo que mantém as mesmas formas de arte.

37 Função de Impor Conformidades a Normas Sociais -no período Neolítico através de rituais, a música desempenharia papel essencial, parecendo permitir a identificação. Os cantos de louvores, sobre eventos em que a música estaria mesclada -por exemplo, um casamento, um banquete, um lamento fúnebre...era uma conformidade diante as normas sociais.

38 Função de Divertimento - é colocado por Schurmann (1981) em aproximação com Merriam, onde distingue divertimento puro (característica particular da sociedade ocidental) e diversão combinada com outras funções, prevalecente nas sociedades ágrafas.

39 Função Estética - é precavido deixar em aberto à questão do prazer estético na primeira idade da música, mas não excluí-la, pois o próprio conceito de estética se merece uma questão mais aprofundada.

40 Função de Reação física -Merrian cita a música como excitadora e canalizadora do comportamento de uma multidão e que seriam ainda o de encorajamento a reações físicas do guerreiro ou do caçador, ou ainda o estímulo à reação física da dança. - Merrian reconhece esta categoria, principalmente como um componente biológico. Ele considera que tal componente é superado pelo fato que a reação biológica é condicionada culturalmente.

41 Função de Reação Simbólica - Schurman (1989) caracteriza o “estado selvagem” e o de “Barbárie” como um processo ligado ao outro. -a fabricação de objetos sonoros, melhor diferenciados, capazes de expressão artística e de imitação de ruídos da natureza, pode ter um caráter mágico. - é no segundo período seguinte, o da Barbárie, que o caráter simbólico irá efetivamente se instalar, não só na música, mas na arte em geral.

42 - Para autora, conclui-se que o levantamento das funções sócias da música na Primeira Idade, segundo as classificações de Merriam e Wiora, revela que puderam ser identificadas em alguns exemplos, apesar das limitações ao conhecimento dessa fase, um intenso papel social desempenhado pela música nos primórdios de sua história.

43 The End


Carregar ppt "Metodologia em Educação Musical II Musica e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música - Vanda Lima Bellard."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google