A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Categorias do Espaço Fonte: Google Earth.. Ambientes naturais Fonte: Internet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Categorias do Espaço Fonte: Google Earth.. Ambientes naturais Fonte: Internet."— Transcrição da apresentação:

1 Categorias do Espaço Fonte: Google Earth.

2 Ambientes naturais Fonte: Internet.

3 Populações e culturas - trabalho Fonte: Internet. Fonte: C.Criscuolo, 2005. Fonte: A. Coutinho, s.d.Fonte: Internet.

4 Produção e (re) produção do Espaço: acúmulos de tempos desiguais Fonte: A. Coutinho, s.d.Fonte: C.Criscuolo, 2005.

5 Espaço Geográfico Formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá. Milton Santos (2004:63)

6 Categorias do Espaço : Análise do espaço segundo suas diferentes escalas Espaço Região Território Lugar Paisagem ContínuoVirtual

7 Região Conjunto de lugares que apresentam características comuns em termos paisagísticos, sociais, educacionais, administrativos, econômicos, demográficos, etc. **Regionalizar = estratégia de compartimentar o espaço e trabalhá-lo em porções menores onde as relações sócio-políticas podem ser mais facilmente constatadas. As regiões não podem ser entendidas isoladamente (regiões fechadas), principalmente em um mundo globalizado, elas devem ser articuladas. São entendidas pelo que existe de diferente e especializado que pode servir como um diferencial à economia globalizada, influenciando e sendo influenciada por ela. Adaptado de CORIOLANO, 2004

8 Lugar É o local mais próximo à existência do homem, onde o cotidiano se estabelece, onde a sociedade cria a sua história. Contrapõe-se ao global, mas é influenciada e influencia o global na medida em que a dinâmica externa força um maior dinamismo interno. (bairro, trabalho) “Cada lugar é a sua maneira o mundo” No passado analisava-se o local por sua relação entre o local- local e hoje entre o local-global Adaptado de CORIOLANO, 2004 e SANTOS, 2004.

9 Especialização das regiões e lugares Pequenas regiões ou lugares recebem incentivos de políticas públicas ou investimentos privados para buscar soluções endógenas, transformando-se em regiões de aprendizado, buscando e absorvendo tecnologias. (Ex.: clusters). As empresas e as regiões passaram a exercer maior pressão sob os lugares tornando-os competitivos. Adaptado de CORIOLANO, 2004.

10 Exemplo de não-lugar Tendência das regiões que querem tornar-se competitivas, contrárias ao conceito de regiões perdidas (Storper, 1994) Fonte: CNPM, 2005

11 As regiões não querem ser mais conhecidas pelos seus atrativos e sim pelos seus recursos ativos (construídos pela organização sócio-territorial, pelas políticas e formas próprias de gestão, atuando em contextos abrangentes e competitivos). Fonte: Coriolano, 2004

12 Paisagem É o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza e entre a natureza-natureza É a expressão materializada do espaço Fonte: SANTOS, 2004

13 Território É uma categoria geopolítica, produzido por: ações políticas, ações sociais, ações econômicas, e articulado por relações de poder, locus de “conflitos” que necessitam de controle social – gestão A posse, a identidade e as relações de poder transformam o lugar/região em território. Martins (2003:43) É assim que os lugares e as regiões são valorizadas, disputadas, especuladas, apropriadas e utilizadas. Para isso deve haver uma sociedade que o recrie e o defenda. Adaptado de CORIOLANO, 2004 e SANTOS, 2004.

14 Território do Agronegócio Quando for alvo da interferência de políticas públicas e privadas, apresentando atividades hegemonicamente voltadas ao agronegócio e suas cadeias produtivas.

15 Territorialidade A territorialidade é capaz de criar regiões de diferentes dimensões, como produto de relações de força e de poder que se estabelecem de forma contraditória e combinada. Teoria do desenvolvimento desigual e combinado: centro e periferia dominantes e subordinados como ocorrem essas relações nas atividades do agronegócio?

16 Territórios e Redes O território é a base a partir da qual as redes de cooperação e coesão se estabelecem e conseguem mantê-lo. Quanto maior o nível de articulação, mais ela tende a se desenvolver.

17 Gestão do Território Irá organizar as rugosidades e definir se e quais os/as territórios/regiões/lugares estarão interligados. O território passa a ser cada vez mais um híbrido entre o físico e o virtual (devido à divisão do trabalho) as horizontalidades podem definir o território físico, enquanto as relações estabelecidas sobre eles são comandadas pelas verticalidades. As maiores capacidades em gerar e manter os territórios iluminados serão os vencedores (as áreas brilhantes x áreas opacas). Adaptado de CORIOLANO, 2004 e SANTOS, 2004.

18 Representação gráfica dos territórios Sistema de Objetos: Por meio de mapas regionais/locais com representação contínua da superfície, de acordo com as escalas Sistema de Ações: Por meio de redes/representando os fluxos contínuos dos sistemas e seus pontos/nós de rede

19 A delimitação física do território do agronegócio É um desafio porque a delimitação física petrifica a realidade, quando tudo é movimento, relações e correlações. Geotecnologias podem ajudar?

20 Nos interessa enquanto o grau de desenvolvimento da técnica, da ciência e da informação. Tempo

21 Território e tempo... Faz-se necessário atribuir uma materialidade para o tempo, para compreender o espaço que é material. É por intermédio das técnicas que o homem, no trabalho, realiza essa união entre espaço e tempo. (Santos, 2004:54)

22 Território e tempo Mas também podemos tratar o tempo sob o aspecto de formação do território contínuo (formação da estrutura física do território) – Ratzel Ou considerando a formação de territórios naturais através do tempo geológico

23 Territórios passados Estando no presente, podemos congelar um determinado momento e tentar compreender as organizações espaciais que se estabeleceram em um território a partir do seu desenvolvimento técnico. O que distingue as épocas econômicas umas das outras, não é o que se faz, mas como se faz. A análise da velocidade pode ser utilizada como exemplo, de deslocamento das coisas, dos homens e das mensagens e que sofreu variação através do tempo.

24 Territórios presentes Unicidade dos momentos, possibilidade de conhecer instantaneamente eventos longínquos – Ex.: satélites Desterritorialização?

25 Satélites Oportunidade de acompanhar eventos inteiros que nos dão conta da evolução dos fenômenos Desse modo é obtido um conhecimento extenso e aprofundado do que é cada lugar. Fonte: DigitalGlobe, 2004

26 Territórios do futuro O uso adequado e preciso do tempo e do espaço multiplica a eficácia dos processos e o poder das firmas capazes de utilizar essas novas possibilidades. O mundo estará conectado a estes lugares e existirá uma convergência de atenções sobre eles que influenciará no estabelecimento ou não do seu território. as informações não atingem e não vão atingir todos os lugares[...] há inúmeros filtros intermediários [...] que interferem na natureza da informação as rugosidades são as definidoras dos lugares que pertencem à aldeia global e elas ocorrem em formato de redes. Adaptado de CORIOLANO, 2004 e SANTOS, 2004.

27 Referências CORIOLANO, L.N.M.T. Turismo, territórios e sujeitos nos discursos e práticas políticas. Tese de Doutorado em Geografia - UFS/NPGEO. Aracaju, 2004. 295p. HAESBAERT, R. Territórios Alternativos. Niterói: EduFF; São Paulo: Contexto, 2002. 186p. SANTOS, MILTON. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Edusp. 4ª ed., 2004.

28 Organizado por: Ms. Cristina Criscuolo


Carregar ppt "Categorias do Espaço Fonte: Google Earth.. Ambientes naturais Fonte: Internet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google