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Compliance Concorrencial

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Apresentação em tema: "Compliance Concorrencial"— Transcrição da apresentação:

1 Compliance Concorrencial
Congresso da AIGLP Compliance Concorrencial Bogotá, Março 2016 Tulio do Egito Coelho

2 Defesa da Concorrência O que é? Por que importa?

3 Defesa da concorrência – o que é?
Com livre concorrência, empresas oferecerem serviços melhores, por preços menores Por isso, a maioria dos países da Ibero-américa tornam ilícitas ações que possam limitar a livre concorrência injustificadamente Essas normas, de forma geral, regulam três tipos básicos de condutas potencialmente anticompetitivas: Acordos, trocas de informações sensíveis e outras práticas facilitadoras de condutas uniformes entre concorrentes Abuso de poder de mercado; e Fusões, aquisições e joint ventures. As duas primeiras são as mais relevantes para associações e são reguladas de forma semelhante por quase todos os países

4 Compliance concorrencial – por quê?
Melhora a imagem de uma associação junto a clientes e ao governo Evita multas pesadas à associação: Brasil: aprox. 12,5 mil e aprox. 500 milhões de dólares. Diretores e colaboradores podem ser multados e punidos criminalmente. Chile: até aprox. 25 milhões de dólares. Projeto de lei para punir indivíduos criminalmente está em discussão. Colômbia: até aprox. 25 milhões de dólares. Indivíduos: até aprox. 500 mil dólares. Equador: até aprox. 13,6 milhões de dólares (podendo ser maiores em infrações muito sérias). Peru: até aprox. 1,5 milhões de dólares (podendo ser maiores em infrações muito sérias). Indivíduos: até aprox. 148 mil dólares. Uruguai: até aprox. 1,5 milhões de dólares.

5 Compliance concorrencial – por quê?
Alguns exemplos de multas aplicadas a associações País Associação Multa (approx) Brasil Associação Brasileira de Cimento Portland US$ 500 milhões, por cartel Chile Associação de Produtores Avícolas do Chile US$ 1,5 milhão e dissolução da associação, por cartel Peru Associação de Engenheiros Profissionais do Peru Associação Peruana de Consultoria US$ 1,3 milhão, por recomendar aumento de preços a associados Argentina Associação de Produtores de Cimento Portland e outros US$ 106 milhões ao todo, para a associação e mais 5 produtores, por cartel Colômbia Associação de Produtores de Cana de Açucar e outros US$ 100 milhões ao todo, para a associação e vários agentes da indústria, por impedirem importações

6 Compliance concorrencial – por quê?
As associações de concorrente já são alvo da atenção da autoridades de defesa da concorrência: No Brasil, a existência de programas de compliance robustos pode levar à redução de penalidade. Guia para Associações do Chile Guia para Associações do Brasil

7 Como reduzir riscos?

8 Tenha um bom programa de compliance
Um manual para auxiliar os colaboradores é o primeiro passo. Vejam os tópicos do Manual AIGLP: Cuidados para não se tornar "fórum de discussões ilícitas" entre concorrentes Condução de reuniões / encontros Tópicos proibidos e permitidos nas discussões entre concorrentes Negociações de acordos na AIGLP Cuidados para não facilitar condutas uniformes ou limitar a concorrência Elaboração de estatísticas do setor Autorregulamentação e códigos de ética Redação de documentos Tabelas e orientações para associados Requisitos de entrada na associação Comprometimento do “alto escalão”, treinos e atualizações periódicas são também muito importantes

9 Reuniões e contatos entre concorrentes no âmbito da associação
Associações organizam reuniões e encontros entre concorrentes. Apesar de legítimos, alguns cuidados devem ser tomados: Prepare, com antecedência, uma pauta clara com os temas a serem discutidos Registre as discussões em ata, de forma clara O participantes da reunião devem rever a ata Ao se deparar discussões que possam ser consideradas ilícitas, interrompa a reunião, registre em ata e contate o Compliance Officer Como saber se uma discussão pode ser considerada ilícita? Tópicos Inapropriados Tópicos OK Preços/descontos (e tópicos acessórios) Informações de produção/vendas Negociações com revenda/fornecedores Planos comerciais futuros das empresas Informações sensíveis sobre revendedores/clientes (inclusive crédito) Problemas gerais da indústria que não envolvam estratégias comerciais Dados históricos agregados Relações institucionais e auxílio a autoridades na regulamentação do setor (desde que as normas não criem barreiras irrazoáveis à competição)

10 Ações da associação que podem facilitar condutas uniformes
Elaboração de estatísticas: Dados históricos e sempre agregados Disponibilização ao público (mesmo que por pagamento) é recomendável Não deve haver “instruções comerciais” sobre como reagir aos dados Códigos de ética e autorregulamentação, padrões de qualidade e segurança não devem (i) criar barreiras irrazoáveis à competição, (ii) dispor sobre temas sensíveis do negócio de cada empresa Por exemplo, tabelas de preços, custos e outros temas sensíveis são comumente punidas por autoridades Requisitos para entrada na associação não podem ser irrazoáveis, transformando a associação em um “clube” Redação apropriada de documentos evita que atos lícitos sejam confundidos com ilícitos – consulte o Compliance Officer

11 Canais de Acesso Em caso de dúvidas sobre a legalidade de qualquer conduta ou sobre como proceder em situações de risco, contate o Compliance Officer A AIGLP está comprometida com o atendimento das normas de defesa da concorrência, dentre outras, e assegura tratamento confidencial a denúncias/suspeitas, para que não haja qualquer retaliação


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