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Administração Estratégica Objetivos e estratégias funcionais

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Apresentação em tema: "Administração Estratégica Objetivos e estratégias funcionais"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Estratégica Objetivos e estratégias funcionais
Aula 6 Administração Estratégica Objetivos e estratégias funcionais

2 Estratégias gerais x Estratégias funcionais Aula 6
Considerações iniciais: Os objetivos e estratégias gerais servem de base para uma concepção mais detalhada e específica. Essas estratégias gerais devem estar em concordância ou amarradas às estratégias de negócios da empresa. No seu conjunto, descrevem tarefas específicas que devem ser executadas para se implementar à estratégia da empresa, ficando garantida a consistência entre as estratégias gerais e funcionais da empresa.

3 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Considerações iniciais: De acordo com Wright et al., objetivos e estratégias funcionais também deverão servir para que os encarregados e cada setor formulem ações para atingir os objetivos gerais da empresa. Dessa forma, as ações emanadas do processo de gestão de um organismo devem, sempre, primar pelo equilíbrio e pela harmonia entre as partes envolvidas no processo.

4 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Considerações iniciais: As principais estratégias funcionais, normalmente elaboradas, são aquelas que se relacionam às seguintes áreas da empresa: compras e materiais, produção/operações, finanças, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, sistemas de informações e marketing, conforme segue:

5 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6 ANÁLISE FORMULAÇÃO IMPLANTAÇÃO
OBJETIVOS GERAIS MARKETING PRODUÇÃO/ OPERAÇÕES ANÁLISE ESTRATÉGIAS GERAIS INTEGRAÇÃO RECURSOS HUMANOS MISSÃO E VISÃO FINANÇAS

6 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de compras de materiais: Todas as organizações têm um departamento de compras que varia segundo a estratégia genérica adotada por unidade de negócio. Empresas que utilizam a estratégia de liderança de custos tendem a enfatizar as compras com o menor custo possível. Entretanto, as que utilizam a estratégia de diferenciação costumam valorizar insumos de alta qualidade, mesmo que eles custem mais caro que outras fontes alternativas.

7 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de compras de materiais (conclusão): A função de compras é o primeiro passo do processo de administração de materiais, sendo seguida pelas funções de armazenamento e controle de estoque. O sistema de estoque just-in-time (JIT) – popularizado pelos japoneses, em que os fundos entregam peças no momento exato em que elas se tornam necessárias para o processo de produção da organização compradora – une essas três funções.

8 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de pesquisa e desenvolvimento: A área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) atua em duas frentes: de produtos/serviços e de processos. O primeiro, refere-se aos esforços que, em última instância, levam a melhorias ou inovações nos resultados da empresa. O segundo tem como objetivo reduzir os custos de operações e também torná-las mais eficiente. Quanto mais dinâmico for o ambiente, mais importantes se tornam os esforços de P&D dos dois tipos.

9 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de pesquisa e desenvolvimento: As ações estratégias do setor de pesquisa e desenvolvimento devem estar afinadas com a filosofia da empresa no que se refere à agressividade no mercado. A opção pela estratégia por desenvolver novos produtos deve levar em conta que essa opção é mais adequada para empresas com alta capacidade de financiamento, uma vez que envolve um grande montante de recursos para o desenvolvimento de produtos, além de ser considerado de alto risco.

10 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de pesquisa e desenvolvimento: Uma segunda estratégia desse setor é a imitação, com ou sem melhoria. Nesse caso, o setor de pesquisa e desenvolvimento da empresa usa como estratégia a cópia dos produtos lançados pelos concorrentes e, se possível desenvolve melhorias. Em alguns casos, pode, inclusive, proporcionar maiores rendimentos em relação à empresa que criou e lançou o produto. >Estratégia utilizada pelas empresas japonesas.

11 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de pesquisa e desenvolvimento (conclusão): Uma terceira estratégia desse setor é a manutenção dos produtos já existentes e comercializados, porém desenvolvendo novos processos de produção para se obter redução de custos e vantagem competitiva. Pode-se desenvolver os mesmo produtos com maior qualidade e criar um diferencial para os consumidores. Ainda, podem-se buscar formas de agregar valor ao produto, ampliando os serviços e benefícios oferecidos, diferenciando-o em relação ao mercado.

12 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de operações/produção: As decisões estratégicas das empresas, quando se trata de processo de produção, relacionam-se ao planejamento da utilização da capacidade instalada, com os processos de manufatura e produção e com as necessidades de estoques. Outro fator estratégico importante a ser considerado é a estrutura e controle dos custos industriais. Cada um desses tópicos representa a possibilidades de se obter vantagens mais competitivas no mercado.

13 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de operações/produção: A utilização da capacidade instalada é fator estratégico essencial no ganho de produtividade da organização, quando os processos produtivos são elaborados e estruturados de forma planejada e adequada às necessidades da empresa e dos clientes. A produtiva, em última instância, é fator fundamental para a diminuição dos custos industriais e, em consequência, do preços praticado.

14 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de operações/produção: As empresas que operam com a utilização plena de sua capacidade podem diminuir desperdícios e repassar aos consumidores os produtos com maior qualidade e com menores preços. Outro fator a considerar é o ganho de produtividade que pode ser obtido com a utilização de modernas técnicas de produção, principalmente aquelas baseadas em modelos japonese de manufatura, como o kanban, o kaizen e o just-in-time, essenciais para o melhor desempenho das indústrias modernas.

15 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de operações/produção: A aliança com os fornecedores de matéria-prima também passou a ser considerada fator estratégico da produção nas empresas modernas. Aquelas empresas que conseguem sensibilizar seus parceiros comerciais sobre a importância de buscar insumos de maior qualidade, e com menor preço, obtêm vantagens significativas para fabricar seus produtos com qualidade garantida, com reduzido tempo de produção e entrega e, ainda, diminuição da necessidade de estoques de segurança. > Cai a necessidade de recurso para capital de giro das operações = transformadores em custos.

16 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de operações/produção (conclusão): Tais fatores, como afirma Certo (1993), podem significar a diferença entre o fracasso e o sucesso das ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento da empresa e à continuidade de crescimento e desenvolvimento da organização em mercados altamente competitivos.

17 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias financeiras: As estratégias utilizadas, inevitavelmente impactarão a parte financeira da empresa, criando ou destruindo valor para os acionistas. A abordagem do planejamento estratégico, com base no valor para o acionista, envolve as seguintes etapas (Rappaport): estimativa de menor tempo possível para o retorno operacional gerar aumento nas vendas e para criar valor para os acionistas; a comparação das taxas mínimas aceitáveis de retorno; a estimativa de contribuição (valor) para o acionista e de estratégias alternativas tanto corporativa como para as unidades de negócio; a avaliação do plano corporativo; a auto avaliação financeiras das unidades de negócios e em nível corporativo.

18 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias financeiras: Segundo Certo (1993), os especialista financeiros são responsáveis pela previsão e planejamento das finanças, avaliação de propostas de investimento, garantia de acesso a capital externo e pelo controle dos recursos de capital. Assim, as estratégias financeiras dizem respeito, essencialmente, às decisões acerca das melhores formas de captação de recursos junto ao mercado, de como investir esses recursos para melhorar a organização, na obtenção de lucro suficiente para se desenvolvimento e garantia de retorno do capital investido.

19 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias financeiras: A função de finanças abrange não só a administração de caixa, como também a utilização do crédito e das decisões sobre os investimentos de capital. Uma empresa recorre a empréstimos de fundos quando as decisões estratégicas exigem dinheiro acima do que pode ser gerado por suas operações.

20 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias financeiras (conclusão): Em face das diferentes estratégias utilizadas pela empresa, a grande contribuição, em termos estratégicos, que o setor financeiro das organizações pode prestar é no controle do resultado obtido pelas estratégias e atividades de todos os setores da empresa. O controle dos resultados acaba por evidenciar a estrutura de gestão praticada pela empresa em geral. Nesse aspecto, o setor financeiro desenvolve um papel estratégico como gerador de informações aos demais setores da empresa e como orientador de suas ações em busca de resultados.

21 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de marketing: Quando a empresa está voltada ao mercado, ela busca vantagens competitivas para poder crescer e se perpetuar. A atenção, cada vez maior, às necessidades dos seus clientes, aponta para a importância que o departamento de marketing possui na relação empresa-cliente-mercado. Do departamento de marketing vem o fundamento das ações estratégicas de uma organização. Esse setor pode ser considerado o coração da organização e representa a linha que distingue o sucesso e o fracasso das empresas.

22 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de marketing (conclusão): É de suma importância a elaboração de um plano de marketing para a empresa e para cada uma das principais áreas de ação, implicando seis tipos de planos: planos de marketing da marca; por categoria de produto; para novos produtos; por segmento de mercado; por mercado geográfico; e por cliente. Em cada caso, são necessárias informações sobre os planos por produto e por área, antes de recomeçar as ofertas e estratégias mais adequadas para seus segmentos específicos.

23 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de recursos humano: É o de formar uma força de trabalho que possibilite à organização atingir seus objetivos. Além disso, pode facilitar o desenvolvimento e a utilização das competências organizacionais. As categorias funcionais de recursos humanos são de grande importância pela sua abrangência na empresa. Aspectos de grande importância na elaboração dessa estratégias são a capacitação de seus colaboradores, o desenvolvimento técnico e de habilidades gerenciais necessárias, e o desenvolvimento de sistemáticas de avaliação e desempenho. Particularmente, a determinação de uma política de remuneração e benefícios aos funcionários é fundamental.

24 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de recursos humano: A gestão de pessoas tem um papel essencial na geração de competências da empresa. São as pessoas, mediante seu trabalho, que enriquecem o patrimônio de conhecimentos e ferramentas da empresas; elas que enxergam novas oportunidades, desenvolvem novos processos, criam novos produtos para a companhia e entregam seus serviços. Pessoas motivadas e sintonizadas com os objetivos do negócio fazem a diferença para a execução bem-sucedida das estratégias empresariais.

25 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de recursos humano (conclusão): As organizações eficazes administram sua função de recursos humanos de modo a manter uma força de trabalho forte e competitiva. Esse objetivo exige que se dê atenção às necessidades dos funcionários e ao desenvolvimento de estratégias que fortaleçam o compromisso com a organização e com o desempenho do trabalho. Se alguma estratégia for mal realizada, é provável que o resultado seja uma falha na estratégia global. E ambas as tarefas dependem das pessoas.

26 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de sistemas de informações: Um sistema de informação bem projetado pode trazer benefícios para todas as áreas funcionais de uma unidade de negócio. Um sistema computorizado de apoio a tomadas de decisões pode permitir que cada área funcional acesse as informações de que necessita, e também que se comunique eletronicamente com outros departamentos funcionais, aumentando, assim, a coordenação interdepartamental.

27 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
Objetivos e estratégias de sistemas de informações (conclusão): Esse tipo de sistema pode, ainda, cortar custos internos, promovendo, ao mesmo tempo, a diferenciação e a qualidade por meio de uma resposta mais rápida às necessidades do mercado. Porém, em virtude das rápidas mudanças na tecnologia de informação, algumas empresas estão, cada vez mais, terceirizando esses sistemas, o que pode levar a uma redução de custos.

28 Integração estratégica Aula 6
Considerações iniciais: Uma vez que a empresa já despendeu tanta energia para analisar o ambiente, para fazer um autodiagnóstico e definir seus objetivos e estratégias, amplos e funcionais, seria uma pena que deixasse todo esse empenho morrer. Isso pode acontecer se ela não definir, junto com seus objetivos e estratégias, quais serão os mecanismos específicos para acompanhar o alcance dos objetivos. Quais padrões de desempenho/performance esperados? O que distinguirá um bom de uma mal desempenho? >

29 Integração estratégica Aula 6
Considerações iniciais: Sem um sistema de avaliação de desempenho e controle de gestão, a organização caminhará às cegas. Entretanto, se a empresa tem clareza com relação às suas estratégias, algumas questões devem ser colocadas na mesa: Que atividades devem ser desenvolvidas para atingir os objetivos propostos? Qual o cronograma dessa atividades? Como monitorar e controlar o progresso dessas atividades? Isto leva a uma INTEGRAÇÃO DA AÇÃO ESTRATÉGIA>

30 Integração estratégica Aula 6 ANÁLISE FORMULAÇÃO IMPLANTAÇÃO
Estratégias funcionais OBJETIVOS GERAIS MARKETING PRODUÇÃO/ OPERAÇÕES INTEGRAÇÃO ANÁLISE ESTRATÉGIAS GERAIS RECURSOS HUMANOS MISSÃO E VISÃO FINANÇAS

31 Objetivos e estratégias funcionais Aula 6
FIM


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