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Objectivos da campanha 1.Ajudar a viver a Quaresma como um tempo oportuno para «ir ao coração da Fé», acompanhados pela vida e os escritos de São Paulo;

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2 Objectivos da campanha 1.Ajudar a viver a Quaresma como um tempo oportuno para «ir ao coração da Fé», acompanhados pela vida e os escritos de São Paulo; 2.Aprofundar o conhecimento de São Paulo; 3.Incentivar a leitura, meditação e oração a partir de textos da Bíblia, nomeadamente das cartas de São Paulo; 4.Motivar a participação no concurso nacional «Nos passos das grandes figuras bíblicas»

3 Tempos 1ª semana: As origens de Paulo de Tarso 2ª semana: Encontro com Cristo no caminho de Damasco 3ª semana: São Paulo anuncia Jesus a todos 4ª semana: Os desafios de Paulo às comunidades 5ª semana: Aprofundar a fé com as cartas de Paulo 6ª semana: Identificado com Cristo até à morte Final: Viver como Paulo, sendo discípulo de Cristo

4 Tempos O essencial da proposta passa pelo trabalho individual a realizar em casa, procurando envolver a família. Na catequese, propõe-se que se marque visivelmente com o mapa que irá sendo completando semanalmente. Os adolescentes completem progressivamente um painel onde vão descrevendo as características ou perfil do discípulo de Jesus.

5 . Tarso. Jerusalém. Damasco. Antioquia. Atenas. Roma. Leiria-Fátima

6 Infância Na sala, colocar no mapa o(s) nome(s) da(s) cidade(s) relativa(s) a essa semana e mover a imagem de São Paulo para esse local. Valorizar o trabalho e as descobertas feitas. Incentivar a continuar. Pode dar-se a dinâmica de concurso: cada criança que traz o trabalho feito de casa ganha um ponto.

7 Infância História de Paulo Explicação da tarefa/jogo Tarefa/jogo

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9 Adolescência O trabalho individual é uma proposta de leitura orante da Palavra. Na sala de catequese, colocar no mapa o(s) nome(s) da(s) cidade(s) relativa(s) a essa semana e mover a imagem de São Paulo. Rever as questões relativas ao texto proposto para cada semana. Colocar o destacável «Ser discípulo é...», que cada um traz, num painel visível na sala.

10 Introdução: História de Paulo Texto Meditação Oração Acção

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12 1. Definição Uma leitura orante da Bíblia, que ajuda a pessoa a colocar-se diante de Deus e em colóquio com Ele, deixando-o falar ao coração e à vida de cada um. É um meio para que a Palavra de Deus escrita na Bíblia seja lida, reflectida, rezada e vivida, ou, dito doutro modo, para poder conhecer, aprofundar e viver a Palavra de Deus.

13 2. Características fundamentais A Lectio Divina não é uma lição de exegese bíblica, nem uma conferência, nem uma reflexão teórica. A leitura orante da Palavra de Deus, envolvendo a mente e o coração, a inteligência e os afectos, leva-nos assim a conhecer melhor o Senhor e a encarnar na nossa vida a sua Palavra, a sua vontade.

14 3. O método da “Leitura orante” Algo simples que permite a qualquer pessoa, a partir da formação que tiver, poder aproximar-se da Palavra de Deus, tirando proveito para a sua vida e para a sua missão como cristão. No fundo é como uma ferramenta para facilitar uma aproximação proveitosa à Palavra de Deus presente na Sagrada Escritura. Como qualquer método, não pretende ser uma prisão, mas uma ajuda.

15 4. Leitura orante da Palavra em grupo Invocação do Espírito Santo Leitura da Palavra Meditação pessoal em silêncio Partilha da Palavra Oração Conclusão

16 5. Leitura orante da Bíblia adaptada à catequese Preparação e invocação do Espírito Santo Antes de iniciar, cuidar bem da preparação do espaço e preparar o grupo para o momento que se segue, dando a conhecer o que irá fazer e distribuindo as tarefas. Depois, para iniciar, cantar um cântico que seja conhecido de todos e, todos juntos, rezam uma breve oração.

17 5. Leitura orante da Bíblia adaptada à catequese Leitura da Palavra Mantendo um ambiente de silêncio, alguém lê o texto proposto em voz alta. Procurar escolher um texto cuja compreensão possa ser mais fácil para o grupo. Por norma, um texto narrativo ou uma parábola torna-se mais acessível.

18 5. Leitura orante da Bíblia adaptada à catequese Leitura da Palavra Todos os catequizandos devem ter o texto à mão, com uma tradução igual para todos. Se o grupo o permitir, deixa-se um breve tempo de silêncio (um ou dois minutos) para que cada um volte a ler o texto para si.

19 5. Leitura orante da Bíblia adaptada à catequese Leitura da Palavra Depois, o catequista dá uma breve explicação do texto, dando algumas ajudas indicativas para a leitura e compreensão do texto. Deve fazê-lo em forma de diálogo, chamando a atenção para o que diz o texto, fazendo perguntas, podendo fazer-se auxiliar de alguma imagem. Este tempo deve ajudar a responder à pergunta: o que diz o texto?

20 5. Leitura orante da Bíblia adaptada à catequese Meditação pessoal em silêncio Cada catequizando é convidado a aprofundar pessoalmente o texto. A pergunta que preside a este momento é: o que me diz o texto? Para ajudar à compreensão os catequizandos respondem individualmente a algumas questões simples e directas, ou fazem uma pequena actividade relacionada com o texto. Pode- se pôr uma música de fundo.

21 5. Leitura orante da Bíblia adaptada à catequese Partilha da Palavra O catequista anima este momento em que cada um partilha a sua meditação pessoal, salientando que a partilha de cada um pode enriquecer todo o grupo. Convida a dizer aquilo que escreveu ou outra actividade que tenha realizado, ou a repetir uma frase do texto bíblico que mais tenha gostado e porquê. Pode ser conveniente ter preparado um refrão de um cântico para cantar durante a partilha.

22 5. Leitura orante da Bíblia adaptada à catequese Oração De uma forma espontânea ou com um texto previamente preparado, o catequista ajuda a concluir o momento da partilha com um momento de oração que recorde alguns pontos essenciais do texto bíblico e apresente ao Senhor o fruto da meditação das crianças. A pergunta que preside a este momento é: o que digo a Deus a partir deste texto?

23 5. Leitura orante da Bíblia adaptada à catequese Conclusão Se for possível, tendo em conta o que foi partilhado, tenta-se formular um propósito concreto do grupo. Seja isto realizável ou não, é bom que de todos os modos, incentivar a que cada um procure responder pessoalmente à questão: o que quero fazer, na minha vida, a partir deste texto? Como conclusão canta-se um cântico.

24 Esquematicamente, um tempo de Lectio Divina na catequese pode ser apresentado do seguinte modo: LeituraA Palavra de Deus é alimento para a vida: o que diz o texto? Texto Bíblico Palavra chave e imagem MeditaçãoA Palavra de Deus ensina- nos: o que me diz o texto? Olhar com mais atenção a Palavra de Deus OraçãoA Palavra de Deus convida- nos a rezar: o que digo a Deus a partir deste texto? Oração a partir da Palavra CompromissoA Palavra de Deus ajuda-nos a viver: o que quero fazer, na minha vida, a partir deste texto? Compromisso individual Actividade de grupo

25 Celebração final celebração com a participação das crianças e adolescentes da catequese onde se valorizem os elementos da Vigília Pascal, e que conclua a caminha feita durante a Quaresma. Nesta celebração pode criar-se uma dinâmica para que as crianças entreguem as mensagens que escreveram (6ª semana) a outras pessoas da comunidade. Pode entregar-se o «prémio» ao grupo vencedor.

26 Celebração final Os adolescentes podem ser convidados a renovar os compromissos baptismais como sinal da sua adesão a Cristo, como discípulos que vivem na escuta da Palavra. Podem trazer para a celebração também as suas frases «Ser discípulo de Jesus é...» que serão convidados a partilhar com a comunidade.

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