A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Behaviorismo O estudo do comportamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Behaviorismo O estudo do comportamento."— Transcrição da apresentação:

1 Behaviorismo O estudo do comportamento

2 O BEHAVIORISMO E SUAS DEFINIÇÕES
O Behaviorismo teve sua origem em 1913, com a publicação do artigo “A psicologia como um behaviorista a vê”, de autoria de Watson. O termo inglês behavior significa “comportamento”, por isso para denominar essa tendência teórica usamos Behaviorismo - e também, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento. John B. Watson O mais importante behaviorista que sucede Watson é B. F. Skinner. A sua linha de estudo ficou conhecida como Behaviorismo radical, termo que designa uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio de uma análise experimental do comportamento. B. F. Skinner

3 BEHAVIORISMO: ESTIMULO <> RESPOSTA
“Certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meios de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos”. O behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).

4 COMPORTAMENTO REFLEXO OU RESPONDENTE
O comportamento reflexo ou respondente inclui todas as respostas dos seres humanos, e de muitos organismos, que reagem por modificações especiais de estímulos do ambiente. Sempre que a pupila dos olhos se contraem ou se dilatam em resposta à modificação na iluminação do ambiente; Sempre que a boca enche de água ao degustar um petisco; Sempre que uma sopro de ar frio arrepiar a pele; Sempre que derramarmos lágrimas ao descascar cebolas;

5 COMPORTAMENTO OPERANTE
Inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem efeitos sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta ou indiretamente. O que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante - a satisfação de alguma necessidade, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito.

6 O reforço pode ser positivo ou negativo
REFORÇO POSITIVO E NEGATIVO Chamamos de reforço a toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. O reforço pode ser positivo ou negativo REFORÇO POSITIVO É todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. REFORÇO NEGATIVO É todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que remove ou atenua.

7 EXEMPLO REFORÇO POSITIVO
A imagem a esquerda reforça positivamente a questão da cidadania, colocando Betinho como exemplo de cidadão, indagando a nossa posição em relação a questão. A imagem acima mostra alternativas positivas para redução do lixo no planeta.

8 EXEMPLO REFORÇO NEGATIVO
O outdoor mostra o risco de beber e dirigir, aumentando a probabilidade do ato de não beber quando for dirigir.

9 ESQUIVA E FUGA A esquiva e a fuga são dois processos que merecem destaque no reforçamento negativo ESQUIVA Permite que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estimulo. FUGA O comportamento reforçado é aquele que termina com um estimulo aversivo já em andamento.

10 EXEMPLO DE ESQUIVA Ao caminharmos tranquilamente na chuva usando um guarda-chuvas, estamos reduzindo as chances de nos molharmos por completo.

11 EXEMPLO DE FUGA Ao corrermos fugindo da chuva sem nenhuma agasalho, estamos tentando eliminar o evento já em andamento.

12 EXTINÇÃO E PUNIÇÃO Outros processos foram sendo formulados pela Análise Experimental do Comportamento. EXTINÇÃO uma resposta deixa inesperadamente de ser reforçada. Como conseqüência, a resposta diminuirá de freqüência e até mesmo poderá deixar de ser emitida”. PUNIÇÃO Se dá em consequência de uma resposta quando há apresentação de um estimulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente.

13 EXEMPLO DE EXTINÇÃO A propaganda de cigarro foi extinta dos meios de comunicação na tentativa de diminuir a resposta emitida por esse estimulo.

14 EXEMPLO DE PUNIÇÃO O castigo de escrever várias vezes a mesma frase, aplicado após um comportamento não pretendido.

15 GENERALIZAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO
Se o motorista para ou acelera o ônibus no cruzamento onde há semáforo que ora está verde, ora vermelho , sabemos que o comportamento de dirigir está sob o controle de estimulo DISCRIMINAÇÃO Quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro. GENERALIZAÇÃO Um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente.

16 EXEMPLO DE DISCRIMINAÇÃO
Para discriminarmos um bebê, temos o costume de caracterizá-los com as cores dominantes, sendo azul para meninos e rosa para meninas.

17 EXEMPLO DE GENERALIZAÇÃO
O termo virose designa qualquer doença causada por um vírus. Ocorrência generalizada por determinados sintomas.

18 slidecriativo.blogspot.com


Carregar ppt "Behaviorismo O estudo do comportamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google