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Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.

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1 Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem

2 Cognição “É o processo do qual o mundo de significados tem origem. À medida que o ser se situa no mundo, estabelece relações de significação, isto é, atribui significados à realidade em que se encontra.”

3 Aprendizagem “É o processo de organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva.”

4 Tipos de Aprendizagem Aprendizagem mecânica: é a aprendizagem de novas informações. Aprendizagem significativa: acontece quando um novo conteúdo relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela.

5 Pontos de Ancoragem São formados pela incorporação de elementos relevantes à estrutura cognitiva de elementos essenciais a aquisição de novos conhecimentos.

6 Jerome Bruner  Estrutura da matéria: natureza geral do fenômeno, idéias mais gerais, elementares e essenciais da matéria.  Abordar dos conceitos gerais para os particulares, aumentando gradativamente a complexidade das informações.

7 Método da Descoberta  Investigar, fazer perguntas, experimentar e descobrir.  Compreensão das relações entre os fatos e as idéias.  Erro deve ser instrutivo.  Mas será sempre necessário que o professor conheça a realidade da vida de seu aluno.

8 Motivação  É tanto a facilidade quanto a dificuldade em aprender.  É um processo que mobiliza o organismo para a ação

9 Variáveis da motivação  Ambiente  Forças internas do indivíduo (necessidade, desejo, vontade, interesse, impulso, instinto)  Objeto que atrai o indivíduo por ser fonte de satisfação da força que o mobiliza

10 Motivação e o Processo Ensino- Aprendizagem  É um desafio duplo: tanto criar a necessidade e apresentar um objeto adequado para a satisfação do indivíduo.

11 Como podemos criar interesse?  Propiciando a descoberta  Desenvolvendo nos alunos uma atitude de investigação  Falar ao aluno sempre numa linguagem acessível, de fácil compreensão  Os exercícios e tarefas deverão ter um grau adequado de complexidade  Compreender a utilidade do que se está aprendendo é também fundamental

12 Vigotski Buscou as origens sociais das capacidades humanas de aprendizagem Buscou as origens sociais das capacidades humanas de aprendizagem Principal conceito criado foi o da zona de desenvolvimento proximal Principal conceito criado foi o da zona de desenvolvimento proximal

13 Estudar o fenômeno psicológico em sua origem e no curso de seu desenvolvimento Estudar o fenômeno psicológico em sua origem e no curso de seu desenvolvimento A história dos fenômenos é caracterizada por mudanças qualitativas e quantitativas A história dos fenômenos é caracterizada por mudanças qualitativas e quantitativas As mudanças na “natureza do homem” são produzidas por mudanças na vida material e na sociedade As mudanças na “natureza do homem” são produzidas por mudanças na vida material e na sociedade Sistema de signos = sistema de instrumentos Sistema de signos = sistema de instrumentos

14 A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não tivermos o outro, aquele que nos fornece os significados que permitem pensar o mundo a nossa volta. (...) Este outro é que nos orienta no processo de apropriação da cultura.

15 Desenvolvimento É um processo que se dá de fora para dentro. É um processo que se dá de fora para dentro. A escola é um lugar privilegiado para este desenvolvimento – o contato com a cultura é feito de forma sistemática, intencional e planejada. A escola é um lugar privilegiado para este desenvolvimento – o contato com a cultura é feito de forma sistemática, intencional e planejada.

16 Zona de desenvolvimento proximal As potencialidades da criança podem ser desenvolvidas através de um ensino sistemático. As potencialidades da criança podem ser desenvolvidas através de um ensino sistemático. O bom ensino é aquele que se volta para as funções psicológicas emergentes, potenciais e pode ser facilmente estimulado pelo contato com os colegas que já aprenderam determinado conteúdo. O bom ensino é aquele que se volta para as funções psicológicas emergentes, potenciais e pode ser facilmente estimulado pelo contato com os colegas que já aprenderam determinado conteúdo.

17 A aprendizagem é, portanto, um processo essencialmente social, que ocorre na interação com os adultos e os colegas. O desenvolvimento é resultado desse processo, e a escola, o lugar privilegiado para essa estimulação. A Educação passa, então, a ser vista como processo social sistemático de construção da humanidade.

18 Conclusões de Vygotsky As relações entre aprendizagem e desenvolvimento são indissociáveis As relações entre aprendizagem e desenvolvimento são indissociáveis Aprender é estar com o outro que é mediador da cultura. Aprender é estar com o outro que é mediador da cultura.

19 Assim, o homem, ao buscar respostas para as necessidades de seu tempo histórico, cria, junto com outros homens, instrumentos que consolidam o desenvolvimento psicológico e fisiológico obtido até então. Os homens de outra geração, ao manusearem estes instrumentos, apropriam-se do desenvolvimento ali consolidado.

20 Jean Piaget Teoria construtivista: procurou explicar o aparecimento de inovações, mudanças e transformações no percurso do desenvolvimento intelectual, assim como dos mecanismos responsáveis por estas transformações.

21 Modelo Biológico A formação das operações cognitivas no homem está subordinada a um processo geral de equilibração para o qual tende o desenvolvimento como um todo. O homem é guiado pela busca do equilíbrio entre as necessidades biológicas fundamentais de sobrevivência e as agressões ou restrições colocadas pelo meio para a satisfação destas necessidades

22 Organização É a capacidade do sujeito para condutas seletivas, que permite ao homem ter condutas eficientes para atender às suas necessidades A organização própria do sujeito da experiência sensível submete aos estímulos do meio à atividade interna do sujeito

23 “O homem dotado de estruturas biológicas, herda uma forma de funcionamento intelectual, ou seja, uma maneira de interagir com o ambiente que o leva à construção de um conjunto de significados.” (pág. 127)

24 Adaptação Envolve a assimilação e a acomodação numa relação indissociável A inteligência é uma adaptação O desenvolvimento intelectual resulta da construção de um equilíbrio progressivo entre assimilação e acomodação, o que propicia o aparecimento de novas estruturas mentais. É um processo em evolução

25 Emília Ferreiro Tem uma preocupação em integrar objetivos científicos a um compromisso com a realidade social e cultural da América Latina

26 Sujeito que conhece e que, para conhecer, emprega mecanismos de aprendizagem O que a criança aprende não corresponde ao que lhe é ensinado, pois existe um espaço aberto de elaboração do sujeito

27 Aspecto conceitual da escrita Para que as crianças possam descobrir o caráter simbólico da escrita, é preciso oferecer-lhes situações em que a escrita se torne objeto de seu pensamento. Permitir também experiências geradoras de espaço para a descoberta dos usos sociais da linguagem que se escreve. Exemplo: bilhete, escrever seu nome.

28 Emília Ferreiro revolucionou a forma de se conceber e trabalhar na alfabetização das crianças. “Despatologizou” seus erros comuns Valorizou a participação delas no processo ensino-aprendizagem Apropriou-se das atividades infantis como formas de ensino

29 Alunos Aline Fonseca Marinho Geralda C. de F. Ramalheiro Luana Hartteman Marcela de Oliveira Marina D. P. Cullen Monique F. G. de Barros Vinícius Barbi Thais Barros


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